Como Montar um Pet Shop? + 37 Ideias de Decoração!

Já pensou em atuar no ramo de produtos e serviços voltados a animais domésticos? Essa  área que está em constante crescimento pode ser uma ótima oportunidade de negócio e a proposta de aprender como montar um Pet Shop pode ser a solução para um negócio lucrativo.

A crescente demanda por serviços e produtos para pets faz com que a oportunidade de atuar nesse ramo seja bastante interessante, e se você já gosta do mundo animal e vem buscando uma oportunidade de negócio, no post reunimos dicas de como montar um Pet Shop, além de inspirações para que o espaço seja especial e atraia clientes.

como montar pet shop

Como montar um Pet Shop? #dicas

Planejamento

Para começar o processo de como montar um Pet Shop, é importante fazer a etapa de planejamento, definindo se o estabelecimento será uma franquia de Pet Shop ou negócio iniciado do zero e com marca própria.

Para auxiliar no planejamento, uma boa dica é desenvolver um plano de negócios, que analisa a viabilidade do empreendimento, auxilia na identificação do público-alvo, ajuda na identificação de objetivos e maneiras de atingi-los. De forma geral, o plano de negócios é uma ótima ferramenta para aumentar as chances de sucesso do empreendimento!

Serviços

A etapa de planejamento para abertura de um Pet Shop deve incluir a definição de serviços e produtos que serão ofertados no empreendimento, levando em consideração o público-alvo e poder aquisitivo desse público.

A definição dos produtos e serviços ofertados ajuda a montar uma loja especifica para o seu tipo de público, garantindo maior sucesso do negócio.

Para os negócios especializados apenas na venda de produtos como rações, brinquedos, roupinhas e itens para pets, é possível que o espaço seja menor. Já o negócio com venda de itens, atendimento veterinário e prestação de serviço, como hospedagem, banho e tosa, internação, e creche necessitam de um espaço maior.

Local

A escolha do local é muito importante no processo de como montar um Pet Shop de sucesso.

O local escolhido deve levar em conta o público-alvo, garantindo que o estabelecimento fique próximo desse público e seja de fácil acesso.

A escolha de um ponto comercial também deve levar em conta o estilo de negócio, considerando os serviços oferecidos, o que pode determinar o tamanho do espaço necessário para montar o empreendimento.

Para garantir um negócio de sucesso, é importante escolher um local que seja de fácil acesso aos clientes e que não fique próximo de concorrentes.

Investimento

Uma das etapas que envolve bastante planejamento para a abertura de um Pet Shop é a etapa de investimento.

O valor do investimento total para montar um Pet Shop pode variar bastante de acordo com o tipo de negócio e localização.

Em geral, alguns dos investimentos estão relacionados à preparação do espaço para transformá-lo em um Pet Shop, aquisição de equipamentos de acordo com os serviços oferecidos e também aquisição de produtos e expositores para os itens que serão vendidos no espaço.

Legalização

Uma das etapas prévias a abertura do negócio é a legalização do estabelecimento, formalizando o negócio com a emissão de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e também licenças e alvarás de funcionamento para o espaço.

Para se certificar dos documentos necessários para a legalização do negócio, é recomendado buscar alguns órgãos como:

  • prefeitura local para saber das licenças municipais;
  • corpo de bombeiros para verificar quais são os requisitos para ter alvará de funcionamento;
  • vigilância sanitária para entender sobre as condições adequadas para o negócio e emissão da licença para abertura do negócio.

Colaboradores

Uma das últimas etapas para a abertura de um Pet Shop é a contratação de colaboradores, que deve ser feita de acordo com a necessidade e tamanho do negócio.

Em geral, um Pet Shop necessita de pessoal para trabalhar na área de atendimento e venda de produtos, e colaboradores para atuar na prestação de serviços como banho e tosa. Para os negócios com atendimento médico a pets, há a necessidade de contratação de médico veterinário para atendimento especializado aos animais.

Para se diferenciar no mercado, é essencial oferecer atendimento e serviços de qualidade, assim, os treinamentos e cursos devem fazer parte da rotina dos colaboradores, que também devem mostrar afinidade com pets para atuarem nesse mercado.

Dicas de decoração de Pet Shop

Pet shop pequeno

Para quem pensa em montar um Pet Shop pequeno, é importante que o espaço seja funcional, garantindo que a área de atendimento r exposição de produtos seja adequada para esse tipo de negócio e que tenha espaço suficiente para circulação dos clientes.

O espaço pequeno pode ser planejado de maneira mais eficiente com móveis que aproveitem a área vertical, como estantes e prateleiras para exposição dos itens.

A cartela de cores para espaços pequenos também deve ser pensada com cautela, evitando cores muito escuras e fechadas, que podem parecer com que o ambiente seja menor.

1. Loja pequena com estantes e parede colorida ao fundo

decoracao de pet shop pequeno com parede colorida

2. Pet shop pequeno com estantes para exposição dos produtos

pet shop pequeno com estantes

3. Loja pequena com móveis planejados para exposição dos itens a venda

pet shop pequeno e moderno

4. Pet shop pequeno com paredes pintadas e decoradas em azul

pet shop decorado com parede azul

5. Decoração moderno de pet shop pequeno com móveis planejados

pet shop pequeno com decoracao moderna

6. Ideias de decoração de pet shop pequeno

decoracao de pet shop pequeno

Pet shop simples

A decoração simples de um Pet Shop também pode ter detalhes especiais, como uma parede com cor diferenciada, dando um pouco de destaque e sendo uma maneira simples de transformar o ambiente.

O espaço simples deve ser agradável para os clientes, e é importante que a decoração seja aconchegante e que o espaço tenha área adequada para a prestação dos serviços e exposição dos itens a venda.

7. Decoração simples de pet shop com parede laranja de destaque

estilo simples para pet shop pequeno

8. Loja simples com venda de produtos para pets

pet shop simples com produtos para vender

9. Pet shop simples com estantes para exposição dos produtos

pet shop pequeno com decoracao simples

10. Pet shop simples com parede azul

decoracao de pet shop simples com veterinario

11. Decoração de pet shop simples com detalhes coloridos

pet shop decorado com estilo simples

12. Inspirações para decoração simples de pet shop

decoracao de pet shop simples

Pet shop grande

Para quem tem um espaço amplo para montar um Pet Shop, é importante saber criar um espaço agradável e que não pareça vazio por conta da área maior.

O tamanho grande do espaço também exige cuidado com o excesso de produtos e itens para não deixar o espaço muito carregado.

Os espaços grandes podem ser decorados com cartela de cores bastante variada, incluindo tons escuros.

Nesse tipo de espaço, as gôndolas e expositores podem criar caminhos para o cliente circular, visualizando os produtos a venda e criando um espaço agradável para incentivar o cliente a fazer mais compras.

13. Loja com espaço grande e gôndolas de produtos para vender

pet shop grande com gondolas

14. Pet shop decorado com cores mais intensas, como verde neon e laranja

pet shop decorado e organizado

15. Pet shop grande com paredes coloridas

pet shop colorido

16. Decoração de loja grande com produtos para vender

organizacao de pet shop grande

17. Loja ampla com detalhes coloridos na decoração

pet shop grande com decoracao colorida

18. Ideias de decoração para pet shop grande

decoracao de pet shop grande

Pet shop moderno

O espaço de Pet Shop moderno pode trazer diferentes elementos que valorizem a ideia moderna, como iluminação especial com LED, detalhes em cimento queimado, paredes coloridas, entre outros.

A decoração moderna não pode deixar de ser aconchegante, deixando o cliente confortável no espaço e sendo adequada para receber pets, afinal muitos desses espaços são destinados à prestação de serviços a animais.

Dessa maneira, ao criar uma decoração moderna para pet shop, tenha certeza de que os elementos como piso, iluminação, entre outros itens não deixam os animaizinhos desconfortáveis.

19. Decoração moderna com elementos coloridos e alegres

decoracao moderna e colorida para pet shop

20. Pet shop com decoração moderna e elementos do estilo industrial

 pet shop grande e de luxo

21. Loja moderna com detalhes coloridos

pet shop moderno e de luxo

22. Loja com decoração moderna e paredes pretas

pet shop decorado com estilo industrial

23. Decoração de pet shop colorido e aconchegante

decoracao colorida e moderna para pet shop

24. Inspirações de decoração moderna para pet shop

decoracao de pet shop moderno

 

Agora que você já viu as dicas para montar um espaço destinado a prestar serviços e vender produtos destinados a animais domésticos, é hora de planejar o seu negócio e fazer com que o empreendimento tenha sucesso e seja lucrativo!

Você pode gostar...