Pergolado de Ferro – 47 Ideias Incríveis para Usar na Decoração!

O pergolado de ferro é uma das opções de estruturas que podem estar presentes em jardins, garagens e como elemento decorativo de ambientes externos.

A pérgola / pergolado é um tipo de estrutura que pode ser coberta ou não, e no caso do modelo em ferro a estrutura é uma opção mais duradoura e com menos manutenção que os modelos tradicionais em madeira ou bambu.

E além de trazer a vantagem da resistência e durabilidade, o pergolado de ferro ainda traz a versatilidade de estilo, que pode se enquadrar a diferentes estilos arquitetônicos. E para ilustrar a versatilidade dessa estrutura de ferro, no post de hoje reunimos projetos e dicas para usar pergolado de ferro no projeto.

modelos

Quanto Custa? #preço

O preço do pergolado metálico pode variar de acordo com o estilo da estrutura e dimensões.

Para modelos pequenos e em estilo arco, a estrutura custa em torno de R$ 400, já os modelos grandes não custam menos de R$ 1000, e esse preço pode se elevar mais de acordo com o aumento das dimensões e da composição da estrutura, que pode vir acompanha de vidro na cobertura, o que deixa o pergolado um pouco mais caro.

 

Fotos e Modelos de Pergolado de Ferro

Para Jardim

pérgola no jardim

Para planejar um jardim com pergolado de ferro, a estrutura pode ser uma boa pedida para criar um cantinho moderno e aconchegante, como esse espaço com mesa e cadeiras.

Na proposta, a estrutura metálica tem estilo moderno e além de criar um espaço em meio ao jardim, ainda funciona como base e suporte para pendurar os lustres sobre a mesa de madeira.

modelo de ferro fundido

A estrutura para o jardim também pode ser em ferro fundido, e trazer um ar mais vintage ao projeto de jardinagem, como mostra essa proposta.

No jardim, a pérgola de ferro fundido traz um ar antiguinho, e para integrar o ferro ao espaço externo, a ideia foi de incluir a pérgola em meio a árvores, integrando o ferro em meio a jardinagem e deixando o espaço bastante harmonioso.

pérgola moderna jardim

E para quem busca ideias mais modernas para o jardim, a proposta aqui traz uma mistura de pérgola de ferro com madeira.

A base estrutural é toda em ferro, enquanto a pilares de madeira preenchem a estrutura de ferro, criando esse mix de materiais.

Além dessa união entre ferro e madeira, o projeto ainda traz detalhes e recortes metálicos na cobertura da pérgola, o que valoriza a ideia moderna da estrutura no jardim.

 

jardim rústico

O modelo cria uma cobertura com plantas em um espaço aconchegante

espaço externo decorado

pérgola de ferro e madeira

O modelo tem estrutura de ferro com madeira

jardim pequeno

O modelo de ferro fundido é estilo gazebo

jardim moderno

O modelo traz detalhes vazados na estrutura metálica

pérgola para jardim

O modelo criar um espaço coberto no jardim

modelos para jardim

Para Garagem

garagem com telhado de vidro

Para criar uma área coberta para a garagem, o pergolado de ferro é uma ótima pedida, pois traz uma cobertura que pode complementar a fachada da casa.

E para exemplificar como a estrutura metálica pode ser um complemento da fachada, a ideia aqui traz o pergolado de ferro na fachada com cobertura de vidro, o que cria uma garagem coberta.

Neste caso, a estrutura com vidro cria um toque moderno para a fachada, mas não interfere no estilo arquitetônico do projeto.

 

pérgola com vidro para garagem

As casas no condomínio seguem o mesmo padrão para a garagem

Outra possibilidade para acrescentar a pérgola como opção de garagem em frente de casa, a ideia aqui traz a estrutura branca em frente a casa e com cobertura de vidro.

Além de ser bastante funcional como garagem coberta, a pérgola metálica com vidro ainda deixa a porta de entrada com cobertura, mas sem interferir na entrada de luz para o interior da casa.

garagem de pérgola

E para quem não planejou a garagem no projeto da casa, o pergolado de ferro é uma opção que pode complementar o projeto e criar uma garagem posteriormente, como mostra esse projeto.

Na inspiração, a estrutura metálica foi adicionada posteriormente na frente da casa como uma opção de garagem, e a ideia é de cobrir a pérgola com plantas, deixando uma cobertura natural e deixando o carro sob a sombra.

 

pérgola branca com vidro

A pérgola com vidro é uma extensão da garagem

garagem de vidro

A estrutura tem cobertura em vidro

garagem moderna

A pérgola tem design moderno

pérgola para carro

As plantas cobrem a superfície da pérgola

Com Vidro

Se a ideia é criar uma estrutura de pergolado com cobertura, uma boa pedida é fazer a estrutura e colocar cobertura em vidro. O pergolado com vidro tem a vantagem de manter a estrutura em destaque e não esconder o céu, que pode ser visto através do vidro.

pergolado área gourmet

E como ideia para esse tipo de estrutura, a proposta aqui traz o pergolado metálico para a área da piscina, criando uma parte coberta para a área da churrasqueira e mesa.

No projeto, o pergolado de ferro tem um toque do estilo industrial e dá um toque moderno para o ambiente, deixando a área de lazer moderna e com um estilo arquitetônico lindo!

pergolado branco

Outra ideia para usar dessa estrutura metálica, é esta ideia do pergolado de ferro branco.

A base estrutural pintada de branco dá um ar mais clean ao projeto e é perfeita para minimizar a ideia industrial que essa estrutura pode trazer ao projeto.

E neste caso, a ideia foi de usar o pergolado com vidro para criar uma varanda coberta no espaço externo e próximo da piscina, protegendo os móveis da chuva, mas sem perder a claridade do ambiente, por conta do vidro translúcido.

pergolado passarela

Entre as tantas variações de modelos para o pergolado de ferro, uma das ideias é este projeto, que traz a estrutura em um estilo passarela, onde a estrutura com cobertura de vidro forma um caminho coberto na parte externa da casa.

Esse tipo de estrutura é perfeito para criar um caminho coberto, mas sem perder a luminosidade, e além disso ainda traz um efeito incrível para a arquitetura local.

 

pérgola com vidro

O modelo tem estrutura pintada em verde

pérgola branca com vidro

O modelo foi pintado de branco

pergolado moderno

O modelo forma uma passarela coberta

fachada moderna

A estrutural de metal com vidro cobre a entrada da casa

modelos com vidro

Com Plantas

deck suspenso com pérgola

Se a ideia é ter uma estrutura metálica que sirva de apoio para plantas do tipo trepadeira, o pergolado de ferro é uma ótima escolha, pois traz a estrutura estilo industrial em um mix com plantas verdes.

E como ideia para essa estrutura metálica, este projeto traz um deck suspenso com pergolado de ferro.

O pergolado metálico com plantas trepadeiras na superfície forma um cantinho aconchegante no quintal e uma sombra fresquinha, dando um estilo lindo para esse cantinho do lar!

 

Outra inspiração para fazer o pergolado em metal, é esta estrutura ao estilo arco que se estende como um varanda na frente da casa.

Na proposta, o pergolado metálico é levemente arqueado e a plantas trepadeiras sobem pela base estrutural do arco, dando início a forragem da superfície da pérgola.

O projeto traz a pérgola de ferro como opção para formar um espaço externo com mesa para refeições e cadeiras estilo espreguiçadeiras sob a superfície.

gazebo externo

Plantas verdes forram a superfície da pérgola

Entre as ideias para usar pergolado metálico como base para plantas, essa inspiração traz um estilo lindo ao projeto de jardinagem.

No projeto, a estrutura metálica forma uma espécie de gazebo com um cantinho decorado com móveis para ambientes externos, criando assim um espaço aconchegante em meio ao jardim.

A ideia da cobertura com plantas é perfeita para integrar a estrutura metálica ao ambiente externo, além de garantir sombra para o espaço com sofás.

 

jardim com fonte de água

O modelo traz um arco pequeno

modelos com plantas

pérgola fachada

O modelo traz as plantas subindo pelos pilares de sustentação

modelo com plantas

pérgola com plantas

O modelo arqueado traz um toque industrial ao ambiente externo

inspirações com plantas

 

Depois de ver tantas ideias incríveis para incluir esse tipo de estrutura ao projeto arquitetônico, é hora de decidir o seu modelo favorito.

Você pode gostar...