Prototipagem – O que é? + Vantagens e Tudo Sobre!【2024】

Você já ouviu falar em prototipagem? O termo está cada vez mais frequente para quem trabalha com desenvolvimento de produtos e tecnologias e pode tornar o seu negócio um sucesso.

E para que você tenha sucesso no negócio, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre prototipagem e dicas para aderir a essa tendência do mundo dos negócios.

prototipagem

O que é e como funciona? 

A prototipagem é uma maneira de transferir ideias do âmbito conceitual para o âmbito realista, sendo um passo essencial no processo de desenvolvimento de produtos e tecnologias.

Desse modo, a prototipagem é uma das etapas da metodologia de Design Thinking, composta pelas fases de imersão, análise, ideação, prototipagem e validação.

Essa metodologia tem como proposta incentivar a mentalidade mão na massa e realizar ciclos de testes frequentes, sendo a fase de prototipagem a validação das ideias geradas nas fases anteriores.

O trabalho desenvolvido durante a fase de prototipagem consiste em produzir uma versão inicial e reduzida de um produto ou tecnologia, chamado de protótipo, e tem como vantagem ser uma opção com custo menor e com o objetivo de revelar problemas de design, adequação ou usabilidade.

como e feita prototipagem

O protótipo permite avaliar o produto antes do lançamento

O protótipo desenvolvido nessa etapa é uma representação mais simples do produto ou tecnologia, mas uma maneira de avaliar o desenvolvimento antes de um alto investimento para lançamento de um produto.

o que e prototipagem

Tipos de prototipagem

Papel

O protótipo em papel é um dos tipos mais clássicos e conhecidos, e traz o clássico papel e caneta como materiais essenciais para o desenvolvimento do protótipo.

A versão feita em papel é um dos modelos mais simples e que costuma trazer menor finalidade ao produto final, sendo apenas uma estruturação da ideia.

Esse modelo de protótipo costuma ser utilizado para software houses e durante discussões para novas funcionalidades, design e interfaces para o produto.

Volume

Esse tipo de prototipagem cria um produto para ser apresentada e compartilhado, apresentando detalhes de texturas mais próximos da realidade, mas ainda não funcionais.

Os modelos costumam ser digitais e normalmente possuem alta fidelidade de design.

Esse tipo de prototipagem serve para replicar a identidade visual do produto, mas não oferece nenhuma funcionalidade real.

Encenação

Um dos tipos de prototipagem é a encenação, formato que aprimora as qualidades do modelo de volume.

Desse modo, é criada uma sequência de cenas que levam o usuário à experiência na utilização do produto final, garantindo uma encenação e interação por parte do usuário.

Importância e principais vantagens da prototipagem  

Para quem está seguindo metodologias que trazem a prototipagem como uma das fases, essa etapa é repleta de vantagens e benefícios como:

  • auxílio na redução de dúvidas e incertezas que permeiam o design do produto;
  • solução rápida para reconhecer alternativas que não serão bem recebidas pelo público alvo, evitando o investimento massivo na produção de algo que não será aceito;
importancia da prototipagem

A etapa permite correção de erros

  • testagem da funcionalidade, respondendo a questões que permeia, o produto, como funcionalidade, necessidade de ajustes, entre outros;
  • testagem da usabilidade, garantindo interação com o produto para ver os pontos que funcionam e as necessidades que precisam ser aprimoradas;
beneficio da prototipagem

A etapa traz vantagens para analisar o produto antes do lançamento

  • respostas e feedback, permitindo que os usuários que testaram o protótipo deem feedback mas concretos sobre o produto;
  • redução de riscos, diminuindo as chances de lançar um produto com falhas ou de baixa demanda no mercado;
  • redução de investimentos, investindo em protótipos e investigando falhas antes do lançamento de um produto.

vantagens da prototipagem

Dicas de ferramentas para prototipagem

A fase de prototipagem pode ser desenvolvida com auxílio de diversas ferramentas, e algumas das opções que costumam ser bastante utilizadas são:

  • Justinmind: ferramenta para desenvolvimento de protótipos de sites, aplicativos de software e aplicativos móveis, que podem rodar em Windows, Mac, iOS ou Android.
  • Origami: a ferramenta de propriedade do Facebook é usada no desenvolvimento de mock-ups para aplicações como Instagram, Messenger e Paper. A ferramenta oferece recursos bastante interessantes e úteis para a criação de protótipos interativos.

tipos e ferramentas para prototipagem

  • Proto.io: a ferramenta é bastante utilizada para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos, e tem mecanismo que permite criar animações para aplicativos móveis através de uma linha do tempo que define o tempo de duração da animação.
  • Pixate: A ferramenta desenvolvida pelo Google é uma ótima plataforma para desenvolvimento de protótipos para testes de designs, animações e wireframes móveis e interativos para dispositivos que rodam Android ou iOS.
ferramentas para prototipagem

As ferramentas podem ajudar no desenvolvimento de protótipos

 

Você já é adepto desse procedimento para o desenvolvimento de produtos e tecnologias? Se você já pratica o desenvolvimento de protótipos, conte nos sua experiência sobre o assunto.

Você pode gostar...