Prototipagem – O que é? + Vantagens e Tudo Sobre!【2024】
Você já ouviu falar em prototipagem? O termo está cada vez mais frequente para quem trabalha com desenvolvimento de produtos e tecnologias e pode tornar o seu negócio um sucesso.
E para que você tenha sucesso no negócio, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre prototipagem e dicas para aderir a essa tendência do mundo dos negócios.
O que é e como funciona?
A prototipagem é uma maneira de transferir ideias do âmbito conceitual para o âmbito realista, sendo um passo essencial no processo de desenvolvimento de produtos e tecnologias.
Desse modo, a prototipagem é uma das etapas da metodologia de Design Thinking, composta pelas fases de imersão, análise, ideação, prototipagem e validação.
Essa metodologia tem como proposta incentivar a mentalidade mão na massa e realizar ciclos de testes frequentes, sendo a fase de prototipagem a validação das ideias geradas nas fases anteriores.
O trabalho desenvolvido durante a fase de prototipagem consiste em produzir uma versão inicial e reduzida de um produto ou tecnologia, chamado de protótipo, e tem como vantagem ser uma opção com custo menor e com o objetivo de revelar problemas de design, adequação ou usabilidade.
O protótipo desenvolvido nessa etapa é uma representação mais simples do produto ou tecnologia, mas uma maneira de avaliar o desenvolvimento antes de um alto investimento para lançamento de um produto.
Tipos de prototipagem
Papel
O protótipo em papel é um dos tipos mais clássicos e conhecidos, e traz o clássico papel e caneta como materiais essenciais para o desenvolvimento do protótipo.
A versão feita em papel é um dos modelos mais simples e que costuma trazer menor finalidade ao produto final, sendo apenas uma estruturação da ideia.
Esse modelo de protótipo costuma ser utilizado para software houses e durante discussões para novas funcionalidades, design e interfaces para o produto.
Volume
Esse tipo de prototipagem cria um produto para ser apresentada e compartilhado, apresentando detalhes de texturas mais próximos da realidade, mas ainda não funcionais.
Os modelos costumam ser digitais e normalmente possuem alta fidelidade de design.
Esse tipo de prototipagem serve para replicar a identidade visual do produto, mas não oferece nenhuma funcionalidade real.
Encenação
Um dos tipos de prototipagem é a encenação, formato que aprimora as qualidades do modelo de volume.
Desse modo, é criada uma sequência de cenas que levam o usuário à experiência na utilização do produto final, garantindo uma encenação e interação por parte do usuário.
Importância e principais vantagens da prototipagem
Para quem está seguindo metodologias que trazem a prototipagem como uma das fases, essa etapa é repleta de vantagens e benefícios como:
- auxílio na redução de dúvidas e incertezas que permeiam o design do produto;
- solução rápida para reconhecer alternativas que não serão bem recebidas pelo público alvo, evitando o investimento massivo na produção de algo que não será aceito;
- testagem da funcionalidade, respondendo a questões que permeia, o produto, como funcionalidade, necessidade de ajustes, entre outros;
- testagem da usabilidade, garantindo interação com o produto para ver os pontos que funcionam e as necessidades que precisam ser aprimoradas;
- respostas e feedback, permitindo que os usuários que testaram o protótipo deem feedback mas concretos sobre o produto;
- redução de riscos, diminuindo as chances de lançar um produto com falhas ou de baixa demanda no mercado;
- redução de investimentos, investindo em protótipos e investigando falhas antes do lançamento de um produto.
Dicas de ferramentas para prototipagem
A fase de prototipagem pode ser desenvolvida com auxílio de diversas ferramentas, e algumas das opções que costumam ser bastante utilizadas são:
- Justinmind: ferramenta para desenvolvimento de protótipos de sites, aplicativos de software e aplicativos móveis, que podem rodar em Windows, Mac, iOS ou Android.
- Origami: a ferramenta de propriedade do Facebook é usada no desenvolvimento de mock-ups para aplicações como Instagram, Messenger e Paper. A ferramenta oferece recursos bastante interessantes e úteis para a criação de protótipos interativos.
- Proto.io: a ferramenta é bastante utilizada para o desenvolvimento de protótipos de aplicativos, e tem mecanismo que permite criar animações para aplicativos móveis através de uma linha do tempo que define o tempo de duração da animação.
- Pixate: A ferramenta desenvolvida pelo Google é uma ótima plataforma para desenvolvimento de protótipos para testes de designs, animações e wireframes móveis e interativos para dispositivos que rodam Android ou iOS.
Você já é adepto desse procedimento para o desenvolvimento de produtos e tecnologias? Se você já pratica o desenvolvimento de protótipos, conte nos sua experiência sobre o assunto.