Manta asfáltica – O que é? + Principais tipos e como aplicar!

A manta asfáltica é um dos processos de impermeabilização mais utilizados atualmente. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas a respeito de suas vantagens, tipos, aplicação, entre outros pontos.

Sendo assim, vale acompanhar este guia com tudo sobre manta asfáltica para definir se é a melhor opção para a sua obra. Informe-se e surpreenda-se com ótimas dicas.

Manta Asfáltica aplicação

Tudo sobre manta asfáltica em um guia completo!

A impermeabilização de superfícies é primordial para evitar problemas futuros, sobretudo em locais no qual há alta ocorrência de chuvas. Além disso, esse método previne a umidade e garante que paredes fiquem sempre secas, o que garante segurança aos moradores de uma residência.

Atualmente, há uma série de produtos utilizados para esse fim, cada qual com uma variedade e tipo de aplicação. Tudo depende do material e como se adapta a determinada superfície, como telhados ou lajes, por exemplo. Entre as melhores alternativas, a manta asfáltica é destaque.

O que é manta asfáltica?

De acordo com especialistas, manta asfáltica é considerada um sistema de impermeabilização formado por asfalto, elastômeros, além de uma manta que pode ser confeccionada com poliéster, fibra de vidro, borracha, entre outras variações.

Embora haja essa diversidade no aspecto da manta, o objetivo vale para todos os tipos: impermeabilizar superfícies como lajes, telhados, paredes, etc. Algumas são mais fortes e duráveis, outras resistem melhor aos raios ultravioleta, por isso é possível conhecer para definir a melhor opção para o seu projeto.

Entre as vantagens, citamos justamente a capacidade de impermeabilizar completamente diversos locais, facilidade na instalação, versatilidade de modelos, além do custo.

o que é Manta Asfáltica

De modo geral, a manta asfáltica é vendida em rolos ou placas com diversas espessuras. A largura, porém, segue basicamente um padrão de 1m e o comprimento, cerca de 10m.

Quanto à validade, especialistas revelam que a média de duração é de até dez anos. Depois disso, é recomendada a troca do sistema. Vale destacar que as fabricantes são obrigadas a darem cinco anos de garantia após a instalação.

Usos e aplicação

Conforme salientamos, a manta asfáltica é indicada para diversos usos e aplicações. Dependendo do local em que será instalada, o fabricante confeccionará de acordo com as necessidades. Em telhados, por exemplo, é indicada a versão com acabamento de alumínio, que reflete melhor os raios solares e evita que a área externa esquente.

VEJA  Drywall: o que é, vantagens e desvantagens e projetos!

Sendo assim, para cada projeto, é indicada a consultoria de um especialista e da fabricante responsável pelo material. Em todo caso, as empresas especializadas já possuem mão de obra para realizar a aplicação da manta asfáltica. Todavia, é sempre bom fazer uma boa pesquisa e diversos orçamentos.

Embora pareça simples, o processo de aplicação da manta asfáltica deve ser praticamente perfeito, para evitar qualquer falha. Locais como ralos e juntas de dilatação, por exemplo, são considerados pontos críticos no qual é necessário se atentar para que não haja defeitos. Do contrário, todo o trabalho pode ser perdido.

De modo geral, a manta asfáltica pode ser aplicada em diversas superfícies:

Manta asfáltica para telhado

O telhado é um dos principais locais para realizar a impermeabilização com manta asfáltica. A aplicação pode ser feita com rolos de diversos materiais, de acordo com as características de cada projeto.

Assim, é possível evitar problemas como vazamentos ou umidade. Quando se trata dos modelos, a versão de alumínio se destaca por evitar o aquecimento da área interna da casa, fator muito importante para deixar o ambiente agradável.

Manta Asfáltica em telhado

Manta asfáltica para laje

Em lajes, a manta asfáltica é fácil de ser instalada, principalmente por meio da técnica aderida. Nesse caso, o processo acontece por meio da ligação à superfície com asfalto ou maçarico.

Além disso, muitas pessoas escolhem os modelos aluminizados ou ardosiados, ideais para lajes não transitáveis e áreas de cobertura em geral.

Manta Asfáltica em laje

Manta asfáltica para piscina

O processo de impermeabilização da piscina deve ser realizado logo na construção, sobretudo em grandes estruturas. Entretanto, fatores como inclinação do solo e tamanho são cruciais para definir o melhor tipo de manta asfáltica para aplicar.

O material é importante para evitar vazamentos, infiltrações no subsolo, umidade e desgastes em geral. Em todo caso, é ideal contar com um especialista e com mão de obra especializada para um bom resultado.

Manta Asfáltica em piscina

Manta asfáltica para parede

Muita gente aposta na manta asfáltica para a impermeabilização de paredes, por meio da aplicação dos rolos com poliéster ou fibra de vidro, com boa aderência em várias superfícies.

De modo geral, é um processo ideal para locais propensos à umidade ou com contato frequente com água, como muros e fachadas, além de áreas internas.

Manta Asfáltica em parede

Manta asfáltica automotiva

Esse caso é bem peculiar e para outro objetivo. A manta asfáltica automotiva é utilizada para isolamento acústico e térmico de veículos, sobretudo para pessoas que utilizam o carro com frequência.

VEJA  Telha Sanduíche / Termoacústica – Preços, Modelos & Suas Vantagens!

A instalação da manta (de borracha, principalmente) é realizada na lataria do automóvel e tem a função de bloquear vibrações sonoras e ondas de calor. O processo de aplicação é simples e prático, porém deve ser feito apenas por especialistas.

Manta Asfáltica automotiva

Principais tipos de manta asfáltica

Há alguns tipos de manta asfáltica que variam conforme o material, acabamento, entre outras características. Por isso, uma versão pode ser indicada especificamente para determinada superfície. Conheça as principais:

Manta asfáltica aluminizada

Essa manta possui acabamento em alumínio, que possui boa resistência aos raios solares, por isso é uma boa opção para lajes e telhados. Do mesmo modo, pode ser usada em beirais, calhas e marquises.

De acordo com especialistas, é considerada autoprotegida, ou seja, não necessita de cobertura ou algo similar, sobretudo porque a instalação será geralmente em áreas sem movimentação.

Manta asfáltica de poliéster

A manta de poliéster é uma das mais populares do mercado. Utilizada em larga escala em lajes transitáveis planas, em paredes, piscinas, tanques, áreas frias (cozinhas, lavanderias), bem como em sacadas e estacionamentos. Justamente por essa versatilidade, necessita de proteção mecânica, geralmente um contrapiso.

Manta asfáltica ardosiada

Como o próprio nome revela, é uma versão que possui camada de autoproteção formada por ardósia, um tipo de mineral resistente. Justamente por essa característica, dispensa a proteção mecânica e é utilizada sobretudo em acabamentos de locais não transitáveis, como lajes e paredes.

Além das versões citadas, você encontra manta asfáltica aderida, flutuante ou pré-moldada, que mudam apenas conforme o método de aplicação. 

Manta Asfáltica

Qual o seu tempo de vida útil?

Embora muitos fabricantes e especialistas garantam que a impermeabilização com manta asfáltica dure até 10 anos, é preciso avaliar alguns fatores que fazem a diferença em sua vida útil:

  1. a superfície de instalação – áreas com grande movimentação de veículos e pessoas precisarão de atenção especial, pois o intenso trânsito interfere na durabilidade do material;
  2. a escolha do melhor material e acabamento é essencial de acordo com a superfície, por isso é importante avaliar a área e contar com a consultoria de um especialista;
  3. o sistema de escoamento de água deve ser considerado para evitar falhas na impermeabilização, sobretudo quando se trata de lajes;
  4. a mão de obra deve ser especializada na aplicação da manta asfáltica para garantir que o trabalho fique perfeito e para evitar problemas futuros;
  5. a manutenção também é essencial, sobretudo no excesso de peso, perfurações, entre outros hábitos que acabam prejudicando a impermeabilização.

A análise dessas variáveis delimitam a vida útil da manta asfáltica. Em todo caso, as leis da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) obriga as fabricantes a dar garantia de cinco anos para o material. Com os cuidados necessários, a durabilidade chega ao dobro disso, então depois de dez anos você deve se preocupar em trocar o sistema.

VEJA  Diferentes TIPOS DE LAJES: tudo sobre! Vantagens e Desvantagens

instalação de Manta Asfáltica

Preço médio da impermeabilização

Quanto custa a impermeabilização com manta asfáltica?

De acordo com nossas pesquisas, depende basicamente da quantidade de rolos para a aplicação, bem como os custos com mão de obra qualificada e proteção mecânica caso necessário.

Em lojas de materiais de construção, como a Leroy Merlin, um rolo de manta asfáltica de poliéster de 3mm e 10 metros quadrados custa 258 reais.

Já na C&C, uma versão de alumínio com medidas semelhantes custa 370 reais. Para quem prefere a manta de fibra de vidro, o preço médio é de 140 reais na Obramax (considerando as medidas 3mm x 10m²).

A quantidade depende da superfície em que a manta será instalada. A mão de obra varia conforme o tempo e a dificuldade de aplicação, por isso o valor muda conforme a região.

Dicas de aplicação

Como é a aplicação da manta asfáltica?

Além das placas/rolos, é necessário contar com um maçarico de alta pressão, luvas e espátula para proteção do corpo. O processo é prático:

  1. Primeiramente, a área deve ser limpa, seca e estar totalmente regular;
  2. Recomenda-se a aplicação de uma tinta de ligação entre a superfície e a manta, conhecida como primer;
  3. Assim que a tinta estiver seca, a manta pode ser aplicada;
  4. O maçarico serve para colar a manta asfáltica na base. A chama ajuda a derretê-la e garante a aderência ao local;
  5. O arremate deve ser feito com a espátula para um assentamento perfeito da manta;
  6. As emendas são feitas por meio de sobreposição de um rolo em outro;
  7. Após 3 dias, o teste de estanqueidade precisa ser realizado para verificar se a impermeabilização é realmente eficiente.

Manta Asfáltica instalação passo a passo

Dicas essenciais para a aplicação da manta asfáltica:

  • Usar sempre maçarico de alta pressão e com gatilho que forme labaredas de fogo. Assim, a manta será derretida da forma correta;
  • A sobreposição padrão é de 10 centímetros de uma manta para outra, nem mais e nem menos;
  • Se acontecer alguma falha na impermeabilização, produtos a base de silicone ou poliéster ajudam a reparar defeitos em precisar quebrar ou remover o piso;
  • Independente da superfície, seja grande ou pequena, é essencial o apoio de especialistas, sobretudo no processo de aplicação;
  • Com a manutenção necessária, a impermeabilização terá uma ótima durabilidade.

Enfim, este foi nosso guia completo sobre manta asfáltica. Gostou de saber tudo sobre esse material e como é realizado o processo de impermeabilização? Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *