MEZANINO: 50 Dicas, Modelos, Fotos, Projetos!

A possibilidade de ter um mezanino se torna cada vez mais frequente nos projetos residenciais, e isso acontece tendo em vista a necessidade de aproveitar ao máxima as dimensões do terreno. Então, se você tem um espaço pequeno para construir, uma possibilidade é fazer uma casa com mezanino; recurso que além de otimizar o espaço ainda cria um projeto moderno e integra diferentes pavimentos.

O que é mezanino residencial?

O mezanino residencial nada mais é que um pavimento acima do térreo, porém não chega a ser um andar (o que tornaria a casa um sobrado), pois a parte do mezanino não é toda fechada de modo a formar um novo andar, o que o torna um andar intermediário.

Para ficar mais fácil de entender, o mezanino é uma espécie de sacada dentro de casa; onde há uma escada de acesso dentro do lar para o mezanino, e do ambiente que está em um nível superior é possível ver alguns cômodos da parte térrea da casa, já que o recurso se integra a outros cômodos em diferentes níveis.
mezanino-1

Altura mínima

A dúvida de quem pretende construir um mezanino está em relação a altura mínima que o lar deve ter para que o projeto fique adequado. Nesse caso, o indicado é que cada pavimento tenho no mínimo 2,10m.

A altura de 2,10m é mínima, e por isso pode deixar o ambiente com menor ventilação.

mezanino-2

Se a dúvida for alterada para “qual a altura ideal para um mezanino”, a resposta muda. O ideal para um mezanino é que você tenha um pé direito duplo com altura total de aproximadamente 5,40m; desse modo cada pavimento ficaria com 2,70m, e a diferença tanto na estética como na eficácia do projeto é notável.

Uma casa com pé direito duplo já é o primeiro passo para a instalação de um mezanino, por isso mesmo que a ideia de ter um andar intermediário seja futura, o ideal é já construir o lar com pé direito estendido.

Área máxima ocupada por um mezanino

Como já disse logo acima, o mezanino não deve ocupar o pavimento todo; de tal forma o indicado é que a área ocupada pelo piso intermediário fique entre 1/3 (um terço) e ½ (metade) em relação ao térreo.

Tipos

Um lar com mezanino pode ser a solução para aproveitar melhor o espaço, mas também pode deixar o projeto atual e valorizar o valor de mercado. Por isso, no momento de construir o andar intermediário é preciso optar por qual tipo de material vai utilizar na execução da obra.

De concreto

O projeto que inclui mezanino de concreto precisa ser acompanhado por um profissional qualificado (engenheiro civil/arquiteto) que faça a inclusão do recurso no momento do planejamento.

Esse tipo de estrutura é feita do mesmo modo que segue a construção de uma casa, e por isso o processo pode ser um pouco mais lento e complexo, já que é preciso fazer estrutura de escoramento e esperar pela secagem da laje.

  • Uma das vantagens de utilizar mezanino de concreto, é que o piso intermediário é feito do mesmo material do restante da casa e por isso dá sensação de continuidade do projeto, tornado o piso superior como parte integrante.
  • Contudo, o uso de concreto pode deixar o processo mais lento e fazer muita bagunça durante a execução da obra.

mezanino-3

De madeira

  • O piso intermediário também pode ser confeccionado em madeira, e para isso é preciso contratar uma empresa especializada para a confecção desse espaço.
  • Utilizar esse tipo de estrutura pode garantir em uma obra mais rápida e com menos sujeira, no entanto, a escolha da madeira pode resultar em custo elevado.
  • O uso de madeira nesse tipo de espaço cria um mix de materiais e pode resultar em projeto sofisticado, rústico ou vintage, a depender da escolha da madeira.

mezanino-4

Metálico residencial / de aço

A utilização de aço ou material metálico na construção do mezanino tem melhor custo-benefício entre todas as opções (concreto, madeira e aço).

Além do preço ser mais camarada, a instalação do projeto ainda é rápida e fácil, já que há empresas especializadas que oferecem a confecção do piso intermediário de acordo com as preferências do cliente. E o melhor é que dispensa toda a bagunça e sujeira das obras.

O uso de material metálico na construção do mezanino pode deixar o lar com referências industriais, e isso pode ser o ponto de partida para a decoração do lar, que pode receber um estilo mais urbano com itens decorativos que remetem aos grandes galpões.

mezanino-5

Vantagens de ter um mezanino em casa

  • Amplitude: o piso intermediário é uma opção que fica entre casa térrea e sobrado, e que torna-se vantajoso por dar sensação de amplitude ao lar.
  • Integração: ao contrário de sobrados, casas com mezanino não separam totalmente um piso do outro e por isso o espaço entre o andar térreo e o pavimento superior fiquem interligados, o que garante melhor aproveitamento do espaço e modernidade no projeto.
    mezanino-6
  • Área útil: a construção de um piso intermediário aumenta a área útil da casa sem a necessidade de ter um terreno maior.
  • Contemporâneo: o projeto de casa que engloba um novo pavimento integrado a outros andares é atual e isso faz com que a casa tenha um toque moderno, seja pelo piso intermediário ou pela integração dos cômodos que também é tendência.
  • Valorização do imóvel: o recurso é uma ótima aposta para projetos atuais e que tenham como foco uma casa conveniente para o uso e com artifícios estruturais que sejam contemporâneos e atemporais. Por reunir pontos assertivos, o mezanino ajuda na valorização do lar.

Qual cômodo fazer no mezanino?

A solução de aumentar o espaço útil do lar com a construção de um mezanino pode ser uma ótima opção, já que o espaço pode receber diferentes ambientes do lar, como home office, biblioteca pessoal, sala de televisão e até quarto, mas para essa última ideia é preciso considerar a privacidade; por isso a utilização desse espaço como dormitório fica indicada para lofts e pessoas que moram sozinhas.

mezanino-7

Fotos de casas com mezanino

Antes de dar início ao projeto ou as obras, você precisa decidir qual estilo de piso intermediário mais te satisfaz, por isso selecionamos diversas fotos para que você possa se inspirar e encontrar um mezanino para chamar de “seu”; afinal nada melhor que encontrar algo do jeitinho que você sempre sonhou.

mezanino-8

mezanino-9

mezanino-10

mezanino-11

mezanino-12
mezanino-14

mezanino-15

mezanino-16

mezanino-17

mezanino-18

mezanino-19

mezanino-20

mezanino-21

mezanino-22

mezanino-23

mezanino-24

mezanino-25

O que você acha de mezanino residencial? Acho a ideia incrível, pois é uma maneira de ampliar o lar sem ter muitas divisões entre os espaços, o que cria um ambiente integrado e moderno.


Você pode gostar...