Lavabo Retrô / Vintage: Fotos e Dicas de Como Montar o Seu
O retrô anda ganhando cada vez mais espaço na decoração. Pode ser em um projeto como um todo ou em pequenos espaços como um lavabo retrô para incrementar o banheiro. É simples de montar e com boas dicas pode ser um espaço funcional com uma beleza única. Dicas de como fazer damos a seguir.
Fotos e Ideias de Lavabo Retrô
Dos itens a serem decorados em um banheiro o lavado pode ser considerado o mais importante. Todos o observam, chama a atenção e os detalhes são importantes.
Uma das opções para montar o projeto é um lavabo retrô. O estilo antigo está atraindo cada vez mais fãs que querem sair do padrão. Por que esquecer o que já foi moda e criar um espaço diferente para admirar? O banheiro é uma das áreas de uso comum mais visitas da casa e vale a pena investir um pouco mais em criar um ambiente perfeito. Com algumas dicas a seguir será possível.
Com papel de parede
Você deve recordar da era “floral” ou “estampas minimalistas” nas paredes de cozinha e banheiro. Estamos falando de meados dos anos 80 e começo da década de 90 quando muita estampa era sinal de luxo e glamour. Quase duas décadas depois caiu no gosto popular um lavabo retrô com papel de parede imitando essas estampas.
Com tanta informação no ambiente é preciso ter cautela. A louça deve ser em tom pastel ou neutra como o branco. Louça branca, aliás, é aquele trunfo quando não se sabe qual cor cai melhor.
A estampas minimalistas em revestimento cerâmico de parede são pura moda anos 90. Apenas atenção para não exceder em informações e o visual ficar “lotado” demais.
Misturar tons é algo que o estilo vintage permite de forma bem amplas. Cores fortes, estampas como poás e florais vão juntos sem medo de ser feliz.
A madeira é o material mais utilizado para este tipo de estampa. Ele é neutro e combina com todo tipo parede, em especial em tons neutros. Dica: prateleiras e móveis com madeira de demolição são mais baratos e ajudam na reciclagem e ao meio ambiente.
Industrial
Por aqui ainda é novidade mas nos Estados Unidos a decoração com estilo industrial é uma das mais queridas. Provém de armazéns dos anos 30 e 40 abandonados que deram lugar a moradias muito bacanas. O tijolo aparente é a melhor forma de caracterizar o estilo e nem precisa ser de tom forte.
Com o uso de tijolo aparente mesmo sendo um lavabo retrô pense em rejunte da mesma cor para minimizar os detalhes. Menos móveis é o mais indicado para este tipo de decoração.
Meia parede é uma sugestão para quem acha marcante demais o estilo industrial. Na parte de cima pode decorar com mais itens vintages como quadros, espelhos e acessórios decorativos de todos os tipos.
Clean
Menos em uma decoração sempre é mais. Alguns achados históricos como espelho bem trabalhado do século passado, uma mesinha de madeira abandonada na casa da vovó e uma chapeleira deixam o seu lavabo retrô lindo sem extravagância.
Visitando um banheiro moderno você vai notar a ausência de cores fortes. Branco e cores são as mais usadas em projetos clean mas não era nos anos 80 e 90. O azul, vermelho e verde eram a boa pedida e podem ser adaptadas para um lavabo retrô com toque de modernidade.
Uma opção bem anos 90 são as prateleiras abertas. Também faz o estilo boticário de dois séculos atrás para organizar produtos de higiene pessoal. Uma prateleira para toalhinhas e algo do tipo é bem legal também.
Criativo e diferente
Não é apenas em revistas e programas de arquitetura que grandes projetos de decoração podem ser feitos sem gastar muito. Reaproveitando pequenos itens ou usando soluções criativas é possível criar um lindo retro toilet sem gastar muito e totalmente diferente da casa dos amigos.
Uma das propostas para ter um lavabo diferente é inserir materiais diferenciados. O revestimento cerâmico é o mais comum, assim como pequenos armários abaixo da pia. Isso pode ser trocado por madeira, concreto limpo e outros materiais resistentes à água para garantir a durabilidade.
Já pensou em qual uso vai dar à bicicleta dos seus pais? Um modelo antigo pode ser restaurado e relocado para um lavabo retrô.
Para usar objetos de ferro ou metalizados que reagem à ferrugem é preciso como primeiro passo remover qualquer foco de ferrugem. Em seguida deve-se proteger com tinta específica para evitar focos novos e poder usar em um ambiente úmido como o banheiro.
Relocar objetos para criar um ambiente diferente pode ser muito divertido. Permite criar um espaço único! Uma dica criativa é a sua velha mesa de máquina de costura com pedal abandonada na sua mãe.
Em brechós há muita coisa bacana para garimpar e pensar em seu projeto.
Existe algo mais retrô que espelho com a moldura amarela de plástico? Muitos dos nossos leitores vão reconhecer o modelo vendido em supermercados a menos de R$ 5. Sozinho um mini espelho não possui muita serventia mas ao lado de coleguinhas o design muda completamente. Esta é apenas uma proposta do que você pode encontrar por ai e fazer um uso diferenciado.
Muitas ideias podem fervilhar para criar um lavabo retrô. Analise fotos e garimpe nas lojas buscando os melhores objetos. As vezes os ambientes ganham forma apenas observando os produtos disponíveis para compra ou abandonados em casa.