Wood Frame【2024】– O que é | Vantagens | Como funciona

Já ouviu falar em wood frame? O nome parece complicado, mas é uma técnica comum no exterior que está cada vez mais popular no Brasil.

Se você ama projetos que usam a madeira como base, este conteúdo é para você. Para entender como funciona, quais são as vantagens e desvantagens, acompanhe o guia completo.

casa em wood frame

O que é sistema wood frame na construção? | Pinterest

O que é wood frame?

Literalmente, wood frame significa quadro de madeira. Mas podemos entender também como sistema de madeira ou base de madeira.

O nome já diz tudo: segundo especialistas, é um sistema construtivo que utiliza madeira como base principal. São montantes, travessas e chapas desse material, dispensando qualquer outra opção, como ferro, por exemplo.

Wood frame é uma técnica que surgiu no século XIX nos Estados Unidos. Desde então, se popularizou no país e também no Canadá e em vários países europeus.

casa em madeira

Pinterest

Aqui no Brasil, começou a ganhar relevância recentemente. A grande edificação construída com o sistema de wood frame está localizada na cidade de Araucária, no Paraná. Trata-se de um prédio de três andares com doze apartamentos de 50m².

Além de uma proposta sustentável, também é vista como prática, moderna, ágil e econômica. Trata-se de um método pautado pelo Sistema CES (Construção Energitérmica Sustentável), que utiliza madeira de reflorestamento, grande parte de eucalipto e pinus.

casa feita em madeira

Pinterest

Quais os seus componentes?

O sistema wood frame é formado por uma série de componentes. Segundo a Escola Engenharia, os principais são:

Componentes estruturais da obra:

Montantes – são pilares horizontais de madeira, feitos com a mesma altura do pé direito de uma edificação. Substituem estruturas metálicas, comumente usadas na maioria das obras.

Travessas – são peças horizontais de madeira, servem como estrutura e suporte a janelas e também como apoio aos montantes.

Barroteamentos – estruturas que dão suporte aos pavimentos acima do térreo.

casa feita em wood frame

A parte interna de uma casa em wood frame | Pinterest

Para vedação da construção: 

Chapas para barroteamento – são chapas de OSB com espessura superior às da vedação. Oferecem efeito positivo de contenção lateral nas travessas e barrotes, diminuindo efeitos de torção.

Chapas de revestimento – são chapas de OSB com espessura de 11,1 mm. Para evitar a ação da água, recebem uma membrana hidrófuga, para permitir a saída interna de vapor e evitar a penetração de umidade externa.

casa grande em wood frame

Pinterest

Para acabamento e finalização da obra:

Mão francesa – utilizada para contraventar os montantes de extremidades da edificação.

Fita impermeável de borracha – faz a interface entre fundações e peças de madeira com contato as mesmas.

Placas de cimento – são estruturas afixadas e unidas em cômodos onde há a possibilidade de molhar, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas. Podem ser assentados azulejos (comuns ou porcelanatos) sobre essas placas.

Instalações elétricas e hidrossanitárias – segundo especialistas, podem ser as mesmas utilizadas em outros sistemas construtivos, atravessando apenas as travessas quando necessário. Em caso de ser necessário atravessar montantes, o procedimento só deve ser realizado se previsto em projeto estrutural. Aqui podem ser considerados os tubos PEX, que suportam água quente e fria.

casa madeira

Pinterest

Como é feito o processo de wood frame?

O processo de wood frame é realizado em três etapas. A parte estrutural conta com os montantes e travessas, compostos por madeira maciça.

Essa madeira é geralmente de reflorestamento, justamente para garantir a proposta sustentável do sistema. Quando surgiu, o grande objetivo era construir rápido com um material de fácil acesso.

Por isso, o wood frame se popularizou na costa oeste dos Estados Unidos, e hoje em dia pode ser utilizado na construção de casas, de edifícios residenciais e comerciais de até cinco pavimentos.

casa wood frame

Pinterest

Além dos montantes e travessas, as chapas de revestimento são OSB (Oriented Strand Board). Literalmente, são tiras de madeira orientadas em formato quadrado, como se fosse um painel.

Segundo especialistas, é um material “composto por pequenas lascas de madeira orientadas em camadas cruzadas seguindo uma determinada direção, que lhe conferem alta resistência e rigidez”.

Todo OSB tem um apelo ambiental pois é fabricado a partir de madeira reutilizada, mas nada que comprometa sua função e suas qualidades. Por isso, é o mais utilizado em projetos construtivos, justamente por seu baixo custo e facilidade de aplicação.

como fazer uma casa em sistema wood frame

Pinterest

Para se ter ideia, o sistema wood frame chegou ao Brasil em 2009 e está crescendo rapidamente, indo além de projetos experimentais. Já no exterior, é amplamente utilizado.

De acordo com o site Engenharia 360, esse modelo é aplicado em em 90% das casas canadenses, 75% das casas estadunidenses e 35% das casas alemãs.

linda casa de madeira

Pinterest

Vantagens e desvantagens

Quais são as vantagens do wood frame? Por que você precisa investir?

  • Método de aplicação altamente seguro, tendência em vários países desenvolvidos;
  • Utiliza madeira de reflorestamento, por isso é considerado sustentável;
  • Gera menor impacto ambiental, pois visa o reaproveitamento de materiais, dispensando cimento, ferro e uma série de estruturas usadas em obras convencionais;
  • A construção é leve, seca e prática, utilizando madeira basicamente;
  • É considerado um sistema moderno, ágil e econômico;
  • Método inovador e perfeito para reduzir a crise no setor imobiliário (por isso é altamente indicado para o Brasil);
madeira na construcao

Pinterest

  • Além de sustentável, ainda é econômica, ainda mais em comparação com uma obra tradicional;
  • Também é considerada uma construção rápida, sobretudo se você contratar empresas especializadas neste sistema. Além disso, as peças são pré-fabricadas e leves;
  • De modo geral, a madeira confere ótimo conforto térmico e acústico. Por isso, é indicada para regiões quentes e frias;
  • Reduz o número de resíduos na obra, emissão de gases e gasta menos água;
  • As peças de madeira passam por tratamentos especiais contra o ataque de fungos, de cupins e outros agentes. Por isso, a construção é segura e dura mais de 50 anos;
  • O custo benefício é a principal vantagem. Você gasta menos do que um projeto convencional de alvenaria e conta com um espaço confortável, do jeito que sempre sonhou.
projeto em madeira wood frame

Pinterest

Como nada é perfeito, o sistema wood frame possui algumas desvantagens:

  • Ainda não é popular no Brasil. Os projetos chegam aos poucos, por isso você terá dificuldades para encontrar empresas e mão de obra especializada dependendo da região;
  • Demanda mão de obra profissional e não há muitos por aqui. Grande parte vem do exterior, fato que pode encarecer a obra;
  • O sistema é recomendado apenas para edificações de até cinco pavimentos;
  • A base e grande parte da construção é feita em madeira. Entretanto, o uso de concreto pode ser indicado para itens da laje, contrapiso, sapatas, etc.;
  • Se a madeira não for bem tratada, demanda manutenção frequente e mais rápida em relação aos projetos de alvenaria.

Veja mais ideias de projetos com sistema wood frame!

sistema wood frame passo a passo

Passo a passo de um sistema canadense para a construção de uma casa | Pinterest

projeto em wood frame

As casas triangulares são comuns nesse sistema | Pinterest

projeto wood frame

Veja como fica a base da edificação | Pinterest

sistema casa wood frame

A madeira é a protagonista | Pinterest

sistema wood frame

Com um belo acabamento, a casa fica linda | Pinterest

wood frame

Uma ótima ideia para casas de campo e chalés | Pinterest

wood frame o que e

Um espaço bem aconchegante | Pinterest

wood frame na obra

Construção popular em países desenvolvidos | Pinterest

wood frame como fazer

De fato, você vai precisar de mão de obra especializada | Pinterest


Enfim, o sistema wood frame é uma tendência que tem tudo para se popularizar no Brasil. Gostou de saber mais sobre essa proposta?

Conte pra gente e aproveite para compartilhar essa ideia! Boa sorte e até mais!

Você pode gostar...