Rack de madeira: Dicas + 38 modelos incríveis para sua sala


Móveis feitos de madeira ainda são os prediletos na hora de decorar. Eles ficam bons em diversos estilos de decoração, do típico rústico ao moderno e minimalista. Neste artigo vamos falar sobre rack de madeira, como escolher um e mostrar algumas inspirações para deixar sua sala incrível.

O rack é um móvel funcional, pois ajuda muito na organização do ambiente. Ele comporta a TV, aparelhos eletrônicos como DVD, Home Theater, video game, aparelho de som, além de objetos de decoração e porta retratos. Por isso a escolha dele é crucial para deixar tudo no lugar e ainda conferir elegância.

Confira o post e tire sua conclusões sobre o rack de madeira!

rack de madeira modelo

Madeiras para Rack de TV

Antes de mais nada é preciso saber qual é o tipo de madeira mais usado para os racks, levando em conta a segurança e, claro, o estilo de decoração adotado por você.

Já sabemos que optar por móveis de madeira maciça é apostar em algo durável e de qualidade. Além disso, como falamos, esse material é sempre atemporal, pois é muito versátil e nunca sai de moda.

rack de madeira trabalhado simples

Existem diversos modelos, com variados desenhos e tamanhos. Selecionamos 4 tipos para você conhecer melhor e ver qual se encaixa com o perfil de seu ambiente.

Pinus

A madeira de pinus é bastante utilizada na construção civil como ripas e outras estruturas. No mobiliário esse tipo de madeira é requisitado para os móveis planejados e na parte interna deles. Podemos chamar de pinheiro ou pinheiro americano também.

rack de madeira pinus

Por ser fácil de ser trabalhada, pode ser transformada em racks irreverentes!

rack de madeira - pinus

rack de madeira tipo de madeira pinus

rack de madeira tipo pinus

Imbuia

Também conhecida como embuia ou canela, esse tipo de madeira é milenar – para você ter ideia, há um  registro de uma árvore Imbuia com quase 3 mil anos em Santa Catarina, Estado onde essa espécie se tornou símbolo.

rack de madeira tipo imbuia

A madeira desta árvore é considerada resistente, sendo dura e pesada. Assim como a Pinus ela é fácil de ser trabalhada, podendo ser serrada e usada em máquinas sem maiores problemas. Além disso, a finalização de um móvel feito com ela é simples, pois recebe bem o verniz e pintura.

A imbuia é muito procurada para a fabricação de móveis e revestimentos de luxo. Por isso, será difícil você encontrar opções baratas de um rack de madeira de Imbuia. Entretanto, seu preço alto também é justificado pela ameaça de extinção desta espécie em função do desmatamento.

rack de madeira com imbuia

rack de madeira de imbuia

rack de madeira feito de imbuia

Peroba rosa

A peroba rosa ou peroba comum é muito utilizada na fabricação de móveis pesados e é a mais comercializada quando se trata de madeira de demolição. Cultivada no Brasil e na Venezuela, ela foi usada em massa na época da ascensão do café, para a construção das casas de fazendeiros e dos depósitos da iguaria.

rack de madeira peroba rosa como é

Com a demolição dessas casas para substituição pelas de alvenaria encontramos muito material assim para o reaproveitamento no mobiliário e revestimentos de luxo. É uma forma de construir com o apelo sustentável, além de trazer um belo custo x benefício, por sua alta durabilidade.

rack de madeira em peroba rosa

rack de madeira feito de peroba rosa

rack de madeira peroba rosa

Pallet

Os pallets também são peças de reaproveitamento, pois são utilizados de diversas maneiras no transporte e depósito de cargas. Eles se tornaram uma febre no ramo da decoração sustentável, trazendo inúmeras vantagens, pois são feitos de madeira Pinus e são muito versáteis!

Usando a criatividade, eles podem ser transformados em qualquer tipo de móvel e utilitário, incluindo o rack de madeira. Já falamos sobre diversas possibilidades aqui no Doce Obra, veja alguns posts:

Outra boa notícia é que você pode aproveitá-lo em madeira crua ou customizá-lo da forma que desejar!

rack de madeira de pallet pintado

rack de madeira de pallet

rack de madeira feito de pallet e caixotes

rack de madeira feito de pallet

Modelos de Rack de Madeira

Para escolher o melhor modelo de rack de madeira pense em qual madeira trará maior vantagem quanto à instalação e ao design. Afinal, não adianta ser um modelo lindo se não traz benefícios funcionais para o ambiente; o ideal é adequar esses dois quesitos: estética + utilidade.

De qualquer forma, adotar um rack de madeira vai dar credibilidade e personalidade ao cômodo. A madeira de demolição transforma qualquer ambiente, deixando-o exclusivo, pois o material tem bastante mistura de tonalidade e dá um ar bem natural. É ótima para salas rústicas, vintage e provençais.

rack de madeira com painel grande

Se você optar por um rack de madeira planejado, com outros tipos de madeira, deve se atentar ao espaço que tem para inseri-lo. É também uma boa alternativa, sem dúvidas, pois esse móvel irá se adequar à área que você tem disponível, além te dar a chance de escolher o desenho perfeito para suas necessidades – você é quem definirá se ele terá gavetas, nichos, portas, painel, entre outras características.

Veja alguns modelos lindos de rack de madeira!

Moderno

Quer investir em uma sala moderna? Escolha um rack de madeira com design contemporâneo, com linhas geométricas bem acentuadas, fugindo do estilo convencional.

Os móveis modernos costumam ter um acabamento mais refinado e típicos do mercado atual. Além disso, é comum um rack moderno não vir somente acompanhado da bancada, mas com prateleiras, armários e até luzes embutidas.

Você tem a opção também de personalizar o seu rack para deixá-lo com um visual mais sofisticado e aconchegante. Uma dica é apostar em revestimentos diferentes e uma iluminação chique.

rack de madeira tipo estiloso e moderno

rack de madeira tipo moderno e elegante

rack de madeira tipo moderno

Veja que, mesmo com uma madeira mais crua, o móvel segue linhas modernizadas, brincando com o design de forma, digamos, futurista.

rack de madeira tipo modernos

Trabalhado / Entalhado

Móveis em madeira trabalhada fazem a gente relembrar a casa de nossos avós ou aquelas novelas de época. Eles são lindos, e não é de estranhar que nunca saem de moda e são um dos mais procurados para compor a decoração de uma sala.

Vale lembrar que o valor desse estilo de rack de madeira é maior, por conta da mão de obra, claro. Mas pode ser um ótimo investimento, já que costumam ser feitos de madeira maciça de alta qualidade.

Veja alguns modelos lindos para você se inspirar:

rack de madeira entalhada

rack de madeira entalhado

rack de madeira trabalhado

Rústico / Demolição

A madeira de demolição chegou para agregar à decoração e à funcionalidade da casa. São muitas peças que podem ser feitas com esse tipo de material e, de quebra, ajudamos o meio ambiente, pois tudo isso seria jogado em aterros sanitários.

rack de madeira moderno

Um rack de madeira de demolição traz a vantagem de ser fabrica com madeiras de altíssima qualidade e durabilidade. Além disso, elas podem receber qualquer tipo de acabamento. Porém, se você deseja criar um estilo rústico em sua sala, prefira os modelos em madeira crua.

Ah! Outra novidade é que você escolhe como ficará o seu móvel: com painel ou sem, com estante ou sem, com portas, nichos, se será grande ou pequeno, etc. Há inúmeras possibilidades criativas, veja:

rack de madeira rústico decor

rack de madeira rústico pequeno

rack de madeira rústico

Com painel

Comportar a TV em um painel se tornou moda recentemente. A escolha tem um resultado mais estético do que funcional, mas podemos partir do princípio de que, se estiver no alto, a TV desocupa um espaço no rack 🙂

Vale lembrar também que o painel pode funcionar como um tipo de revestimento para a parede, sem necessidade de colocar a TV nele. Você pode utilizá-lo ainda para dividir a sala de outro ambiente.

Veja alguns modelos com painel que selecionamos para você:

rack de madeira com painel moderno

rack de madeira com painel na parede

rack de madeira com painel

Gostou de conhecer alguns modelos de rack de madeira? Aproveite as dicas e inspirações para escolher um móvel que se adeque ao estilo da casa e ao seu gosto, claro. Boa sorte!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *