SILESTONE/ QUARTZO STONE: Tudo sobre, 70 Inspirações!
Você já ouviu falar em Silestone ou Quartzo Stone? Mesmo que nunca tenha ouvido esses termos, talvez já tenha visto a aplicação em projetos, afinal a pedra é nova queridinha, e no post você vai descobrir tudinho sobre seu uso e características.
O que é?
A pedra é uma opção industrializada, que é composta por mais de 90% de quartzo e o restante de resina. Essa composição garante uma dureza enorme ao material, e além disso, o fato de ser industrializada ainda resulta na ampla gama de tons.
Diferença entre Silestone e Quartzo Stone
Ao contrário do que se imagina, os dois não tem diferenças. A verdade é que Silestone é uma marca registrada, e por isso outros fabricantes não podem usar o mesmo termo, então a definição para a composição de quartzo e resina é chamada de quartzo stone.
Características e Usos
- Resistência
Como já disse, a pedra tem sua composição predominantemente de quartzo, material muito duro, e isso caracteriza a grande resistência do silestone. Sendo uma pedra indicada para bancadas por conta da sua altíssima durabilidade, que resiste até mesmo aos usos da cozinha ou do banheiro.
- Não absorção
Uma característica importantíssima desse material é sua baixíssima capacidade de absorção, visto que algumas pedras como o mármore podem manchar ao longo do tempo por conta da absorção da água. E claro que na bancada, tanto da cozinha, como do banheiro é possível que tenha água, então, não daria para arriscar uma bancada absorvente.
- Não mancha
Outra característica importante dessa mistura de quarto e resina é a baixa capacidade de manchar; uma vez que a pedra não absorve e isso também a caracteriza como uma opção para quem não quer ter problemas com manchas que não saem.
- Cuidado com peças de 2ª linha
Sabe aquele ditado “comprar gato por lebre”?
É nisso que você deve manter a atenção. Alguns locais vendem uma peça bem similar ao quartzo stone, mas com qualidade inferior. E o resultado é que a pedra não é tão resistente e pode implicar em manchas.
Para não cair nesse erro, procure por uma loja confiável e que emita certificado de garantia, assim você garante que está comprando lebre silestone.
Tipos e Cores de Silestone
Stellar
O modelo stellar é caracterizado por pequenos cristais que fazem parte de sua composição e ficam em evidência no projeto, já que é possível ver na bancada alguns pontinhos brilhando.
A gama de cores é imensa e chega em torno de 70 tonalidades, que variam desde os tons mais intensos, até as nuances suaves como cinza e branco. Essa variedade é graças ao processo industrializado, que permite chegar a cores impossíveis de encontrar em pedras naturais.
Liso
A opção lisa não tem na sua composição os pequenos cristais, e por conta disso a peça é mais uniforme e homogênea, de modo a valorizar ainda mais o colorido.
Neste tipo de acabamento também há uma ampla gama de tons, que variam do básico ao colorido.
Preço do m² do Silestone
Como você já deve imaginar, preço é uma coisa que varia de acordo com a região, loja e outros fatores. Mas um preço médio para a pedra artificial é em torno de R$ 1200 m². Há ainda a variação de preço entre o modelo stellar e a versão lisa, e isso varia em torno de R$ 100 a mais por metro quadrado, sendo que o liso é mais caro.
Infelizmente, o preço ainda é bem elevado, mas se a pedra faz parte do seu projeto dos sonhos, considere fazer uma economia para investir no item, afinal é algo duradouro e que vai fazer parte do seu lar.
Diferença nanoglass, marmoglass e silestone
Impossível quem não tenha dúvidas em relação a essas três pedras. As características comuns entre as opções são: resistência e processo de produção industrializados, ou seja, são pedras artificiais.
Depois disso, as características se diferenciam um pouco. O marmoglass é uma pedra que possui algumas bolinhas de ar e de dificilmente acabamento, o que pode resultar em acúmulo de sujeira nos vãos da superfície que não é muito lisa e em problemas com o acabamento por conta de sua dureza.
Ao contrário do marmoglass, o nanoglass é uma opção com melhor acabamento e mais lisa, mas a diferença é bem sútil, e mais facilmente observada com a pedra lado a lado. Para a pedra branca é fácil de notar que o nanoglass é superior, por conta de a sua pedra ser mais “limpa”.
Já o silestone mostra-se uma opção ampla e com várias características positivas, além disso, ainda tem acabamento melhor, já que na hora de fazer os cortes a pedra é melhor.
Fotos de bancadas de Quartzo
E claro que não poderia faltar fotos de projetos com a aplicação da pedra, quem sabe assim você não se inspirar em alguma das ideias para aplicar no seu projeto?!
Se a intenção é ter uma cozinha moderna, já pode colocar este projeto entre as suas propostas. Aqui a bancada alaranjada dá vivacidade ao ambiente e transmite um toque de cor e alegria ao ambiente.
Para o banheiro, a proposta foi de usar silestone liso cinza; o que valorizou a bancada e deu um toque lindo ao acabamento. A cor ainda foi combinada com o móvel espelhado do gabinete, que manteve a sensação de banheiro sofisticado.
Neste projeto, o uso da pedra de quartzo não ficou restrita apenas para a bancada do banheiro, mas se estendeu também como revestimento para a área da banheira. O resultado foi um projeto com continuidade dos materiais e elegante por conta da combinação da pedra marrom com madeira.
E se o projeto é de uma cozinha branca, vale a pena incluir um toque de cor para deixar o ambiente mais vibrante e alegre. Neste caso, a opção foi usar a tonalidade magenta para a bancada, dando um contraste lindo ao espaço todo branco e assim, valorizando ainda mais o espaço.
É comum que a casa toda seja decorada e o lavabo seja basiquinho e sem graça, mas se você não quer deixar o ambiente esquecido, uma proposta é se inspirar neste lavabo modernohttps://casaeconstrucao.org/projetos/lavabos-modernos/ onde a pia alaranjada com o revestimento da parede dão destaque ao ambiente e valorizam o pequeno banheiro para visitas.
E por que não um banheiro rosa? Aqui a pedra foi usada em grande parte dos revestimentos e detalhes, já que se estende pela bancada, chão a até nicho embutido na parede. O resultado não poderia ser mais moderno.
Outra proposta para o lavabo é este projeto, onde os tons de bege prevalecem, mas para não ficar apenas com a nuance suave, a aposta foi por adotar uma bancada azul para a pia, elemento esse que dá destaque e agrega valor ao projeto.
Mais fotos
E aí, o que achou do uso de silestone/ quartzo stone para bancadas? Conta aqui nos comentários qual sua cor preferida da pedra!