Estantes para Livros: 74 modelos e como fazer!

            Apesar de toda a tecnologia existente, o livro de papel ainda tem seu lugar e é difícil de encontrar quem não tem alguns livros em casa. E para manter os livros conservados e de fácil acesso é ideal ter um móvel para deixa-los. E pensando nisso, o post de hoje é dedicado a quem está em busca de modelos e inspirações de estantes para livros.

ModelosModeloModeloss

Modelos de Estantes para Livros conforme o Material

MDF

Os modelos de MDF são as mais tradicionais e costumam ter um ótimo preço. Além de serem mais leves e mais baratas que as versões de madeira, esse tipo de material ainda tem a vantagem da escolha das cores de MDF, podendo combinar o móvel para livros com a decoração do ambiente.

Outra vantagem desse tipo de material, é que a estante pode ser encontrada pronta ou feita sob medida, aproveitando cada espacinho do ambiente.

Sala de TV

O MDF cinza é moderno

Estante mdf

A estante vazada decora os ambientes integrados

Home office planejado

No home office a bancada foi planejada para aproveitar duas paredes

Madeira

            As estantes de madeira tendem a ser mais resistentes que as versões em MDF. E além da resistência, esse tipo de material ainda tem um visual estético lindo.

Entre os modelos de estantes para livros feitas de madeira, há a possibilidade de comprar o móvel já pronto ou escolher por um projeto de móvel planejado. E por ser um material nobre, a madeira tende a ser mais cara. No entanto, é um custo-benefício que vale a pena, já que a madeira é atemporal e de grande durabilidade.

Móvel planejado madeira

Quadros coloridos decoram a parede branca

Sala de leitura

Decoração sala

Na mesa de centro, vaso decorativo com planta

 

Caixote / Pallets

Os móveis de paletes são a opção perfeita para reaproveitar materiais e ainda economizar.

Além de usar os pallets para as estantes de livros, outra ideia é usar caixotes de feita. Esses materiais permitem ideias incríveis, e podem ser usados na cor natural da madeira, o que dá um toque rústico ao ambiente, ou pintadas para combinar com a decoração.

Estante de caixotes de feira

Os caixotes foram pintados de branco

Estante de pallet

Modelos de pallets e caixotes

Gesso

Para quem está em fase de obra e planejamento, a ideia é fazer estantes de livros de gesso ou drywall. O material clean permite que a estante fique em harmonia com os acabamentos do ambiente.

O uso do gesso para as estantes, ainda permite escolher por projetos em que o móvel é embutido na parede, o que aproveita melhor o espaço.

Decoração quarto

A parede do quarto foi decorada com quadrinhos

Decoração moderna

Estante drywall/ gesso

O tapete branco deixa o espaço clean e aconchegante

 

Vidro

As estantes de livros de vidro podem ser de dois modelos:

  • Prateleiras: nesse tipo de estante, as prateleiras são feitas de vidro e isso deixa o visual clean e moderno, dando impressão de ocupar menos espaço.
  • Porta: nessa versão, as prateleiras podem ou não ser de vidro, e o material acaba sendo usado também para uma porta na estante, deixando os livros a mostra, mas evitando o acúmulo de poeira.
Prateleiras de vidro

O computador branco mantém o visual clean do ambiente

Estante com porta de vidro

A mesa e as cadeiras da sala de jantar seguem o estilo retrô

Banheiro infantil decorado

Aço

O aço já foi muito usado nas estantes, mas aos poucos outros materiais foram ganhando mais destaque para o móvel. No entanto, isso não significa que as estantes para livros de aço não são mais usuais.

Pelo contrário, se a ideia é trazer um toque da decoração industrial, esse elemento é ideal para compor o ambiente.

Estante de aço colorido

O aço foi pintado de amarelo e deu destaque para a decoração

Estante de ferro

Parede preta decoração

A parede preta é uma tendência moderna da decoração

Modelos de Estantes para Livros conforme o Formato e Estilo

Branca

Decoração sala de jantar

Para completar a decoração da sala de jantar, a ideia foi usar uma estante com divisões estilo nicho para guardar os livros. O móvel branco é clean e mantém a composição da sala de jantar, que é um mix de branco e detalhes em madeira, combinando com o piso. O resultado fica super harmônico e mantém o visual do cômodo agradável.

 

Mais fotos 

Estante suspensa

No chão, piso de madeira

Sala de estar moderna

A parede tem acabamento de cimento queimado

Modelos de estantes brancas

Preta

Móvel planejado

Quadrinhos em preto e branco decoram a parede

Nesta proposta, a estante foi instalada na sala de jantar e a opção por um móvel planejado foi ideal para aproveitar melhor o espaço livre. O móvel se estende por toda a parede e para acessar as prateleiras mais altas, há a escada que faz parte do projeto e que deixa a tarefa mais fácil. A escolha pelo móvel de cor preta foi uma aposta certeira, assim a estante em fica em harmonia com outros detalhes do ambiente, como as cadeiras da mesa de jantar.

 

Mais fotos 

Estante com nichos

A iluminação do ambiente foi feita através de trilhos

Estante preta

O mezanino funciona como uma biblioteca pessoal

Colorida

Estante colorida

Se a intenção é ter uma decoração colorida, os detalhes podem fazer a diferença, e é exatamente isso que mostra essa estante. Aqui a ideia foi de trazer o colorido para os nichos que dividem o móvel. Cada espacinho é de uma cor e isso cria um efeito bacana para o móvel que traz um colorido discreto, já que os livros mostram pouco das cores.

 

Mais fotos

Estante cinza

O móvel cinza é um colorido moderno e neutro

Móvel amarelo decoração

O móvel amarelo é o ponto auge da decoração

Decoração azul

Na sala de jantar, o móvel azul bic rouba a cena

Em forma de árvore

Formato árvore

Para variar um pouco dos modelos tradicionais de estantes para livros, a inspiração aqui é um móvel em formato de árvore, onde os galhos servem de prateleiras. O resultado é super charmoso e o formato fica bem em diversas decorações, que podem ir desde o quarto de criança, até uma sala moderna.

 

Mais fotos 

Árvore de madeira

O tapete felpudo e branco é aconchegante

Modelo árvore

O passarinho pintado na parede decora o móvel

Modelo moderno

O rodapé branco foi usado no ambiente

Colmeia

Estilo colmeia

            Inspirada nas colmeias de abelhas, a estante forma desenhos hexagonais que se parecem com nichos. O formato diferenciado é o charme desse modelo de estante, e a ideia é encaixar os livros em posições diferentes, mantendo o visual moderno do móvel e evidenciando esse formato diferente de estante.

 

Mais fotos 

Estante hexagonal

Vários detalhes hexagonais decoram o ambiente

Modelo abelha

De canto

Decoração sala de leitura

O sofá chaise compõe a sala de leitura

Para este projeto a ideia foi de fazer estantes para livros planejadas, de modo a aproveitar todo o ambiente. Com a quantidade de livros, cada cantinho era precioso, por isso o móvel se estendeu até mesmo pelas paredes perpendiculares, formando o modelo L, e aproveitando o canto da parede.

 

Mais fotos

Estante amarela moderna

A parede de cimento queimado destaca o móvel amarelo

Modelos de canto

Giratória

Giratória moderna

As poltronas de couro colorido adicionam um toque de cor ao ambiente

A versão giratória aqui é um modelo mais atual para o móvel planejado. No projeto, a ideia foi de fazer quatro estantes independentes e que funcionam para guardar e manter os livros organizados. Ao serem giradas, as estantes se transformam em um painel de madeira. Além disso, as estantes também podem ser usadas semi-abertas, deixando os ambientes integrados.

 

Mais fotos

Giratória redonda

Decoração home office

A mesa cavalete tem tampo de vidro

Horizontal

Estante colorida horizontal

A luminária de madeira decora o móvel

Ao invés dos tradicionais modelos que seguem a orientação vertical, esta proposta é de um móvel mais comprido, o que o caracteriza como horizontal. O móvel é separado por nichos, criando espaços para guardar e organizar os livros. Além das divisórias, ainda tem o detalhe da cor magenta que destaca a estante.

 

Mais fotos 

Cantinho leitura

O cantinho da leitura foi montado para as crianças

Decoração cantinho da leitura

Vertical

Estante de livros quarto de casal

O tapete no chão, deixa a decoração mais aconchegante

As estantes verticais são mais conhecidas, e são caracterizadas por serem mais altas, e mesmo sendo mais tradicionais ainda podem ser diferenciadas, como é o caso deste modelo. Aqui o móvel foi usado no quarto, e as prateleiras menos extensas criam um móvel mais estreito e mais alto. Esse tipo de estante é ideal para pequenos espaços e para dar um toque mais moderno ao ambiente.

 

Mais fotos

 

Modelo vertical pequeno

A cor verde menta dá um toque de cor na decoração

 

Estante losango

O estilo losango é moderno

Retrô / Vintage

Decoração vintage

Se a ideia é fazer uma decoração vintage/ retrô, a escolha dos móveis é algo importante, e neste projeto a ideia de usar estantes antigas foi a aposta para realçar a proposta vintage da decor. Mesmo usando cores e estilos diferentes para os móveis o resultado ficou harmonioso, pois todos seguem a tendência vintage.

 

Mais fotos

Decoração retrô

Os pendentes criam pontos de iluminação no ambiente

Estante retrô

O estilo da peça é uma releitura de móveis antigos

Retrô e colorido

A decoração colorida deixa o espaço alegre

Reciclada

Móvel reaproveitamento

A proposta aqui foi pela decoração com reaproveitamento/ reciclagem e por isso a estante foi feita através de canos e tubulações que servem de apoio para os livros. A ideia pode ser reproduzida com cano PVC e basta pintá-lo para dar o visual de canos de metal.

 

Mais fotos

Modelo giratório reciclagem

O carretel de fio foi dividido em espaços menores e ganhou rodinhas

Estante de escada

O cordão de luzes decora o móvel

Criativas e Diferentes

            Se você quer um visual inovador para as estantes de livros, há diversos modelos e estilos que garantem esse visual. E para ficar de inspiração, separamos alguns modelinhos bem criativos na hora de guardar os livros.

Decoração moderna

O tapete delimita o espaço da sala de TV

Estante criativa Modelo inovador

Modelos divertidos

Gostou das ideias e dicas de estantes para livros? Conta aqui nos comentários qual o seu modelo preferido.

Você pode gostar...

11 Resultados

  1. Wanderlene disse:

    Nao encontrei o passo a passo da estante losango onde encontro esse site demora horas pra baixar ele ta com problema nao tenho o dia todo mas as ideias sao fantasticas

  2. Sara disse:

    Caros, boa tarde!

    Como faço para fazer a estante vertical cor verde menta?

    Desde já agradeço.

  3. Waldir Alves disse:

    Acredito que a melhor maneira seria você passar as suas ideias para um arquiteto e juntos encontrem a solução que lhe atenda .Uma coisa é certa, tome a frente , pois as principais ideias devem ser as suas e cabe ao profissional ajuda-la em função do que deseja. Digo isso pois muitas vezes o profissional toma a frente criando aquilo que ele arquiteto quer e não o que você quer e depois vem a decepção. Olha, perdoem-me os profissionais pois nem todos agem assim . Não sou arquiteto e admiro-os mas em casos de projetos acredito que deve ser assim , fica melhor.
    Vá em frente.
    Waldir
    a

  4. Waldir alves disse:

    Ah, me esqueci, confira bem as “cotas”, dimensões, pois dependendo da forma as dimensões tornam-se muito importantes e (5mm) por exemplo podem ser vitais. De (n) projetos que conheci, digamos (n-1) apresentavam diferenças de cotas que não “fechavam”, “não batiam”, melhor ainda, apresentavam diferenças o que não representa demérito para ninguém.
    Boa sorte

    Waldir

  5. DAIANE DIAS CURVELLO disse:

    Ótima dicas ameiii…

  6. Jozeania Fajardo disse:

    Muito bom, criativo e inovadoras as idéias.

  7. Daiane dias Curvello disse:

    Bem criativo perfeitas estantes….

  8. Rosi disse:

    O setor livreiro diz que esta em crise” mas nada destes moveis me parecem rentaveis para aliviar esta crise!

  9. Rosi disse:

    Antigamente comprava-se livros para servir de biblos” agora compram-se biblos para servir de livros!

  10. MARIA Luiza de Souza disse:

    Bom dia que Deus abençoe sempresposta vocês, que trabanhos lindos, amei todas. Gostaria de comprar uma bem forte para colocar livros muito pesado são livros antigos. Muito obrigado por tudo.

  11. Daiane Dias Curvello disse:

    Ótimas dicas ameiii……

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *