Estantes para Livros: 74 modelos e como fazer!

            Apesar de toda a tecnologia existente, o livro de papel ainda tem seu lugar e é difícil de encontrar quem não tem alguns livros em casa. E para manter os livros conservados e de fácil acesso é ideal ter um móvel para deixa-los. E pensando nisso, o post de hoje é dedicado a quem está em busca de modelos e inspirações de estantes para livros.

ModelosModeloModeloss

Modelos de Estantes para Livros conforme o Material

MDF

Os modelos de MDF são as mais tradicionais e costumam ter um ótimo preço. Além de serem mais leves e mais baratas que as versões de madeira, esse tipo de material ainda tem a vantagem da escolha das cores de MDF, podendo combinar o móvel para livros com a decoração do ambiente.

Outra vantagem desse tipo de material, é que a estante pode ser encontrada pronta ou feita sob medida, aproveitando cada espacinho do ambiente.

Sala de TV

O MDF cinza é moderno

Estante mdf

A estante vazada decora os ambientes integrados

Home office planejado

No home office a bancada foi planejada para aproveitar duas paredes

Madeira

            As estantes de madeira tendem a ser mais resistentes que as versões em MDF. E além da resistência, esse tipo de material ainda tem um visual estético lindo.

Entre os modelos de estantes para livros feitas de madeira, há a possibilidade de comprar o móvel já pronto ou escolher por um projeto de móvel planejado. E por ser um material nobre, a madeira tende a ser mais cara. No entanto, é um custo-benefício que vale a pena, já que a madeira é atemporal e de grande durabilidade.

Móvel planejado madeira

Quadros coloridos decoram a parede branca

Sala de leitura

Decoração sala

Na mesa de centro, vaso decorativo com planta

 

Caixote / Pallets

Os móveis de paletes são a opção perfeita para reaproveitar materiais e ainda economizar.

Além de usar os pallets para as estantes de livros, outra ideia é usar caixotes de feita. Esses materiais permitem ideias incríveis, e podem ser usados na cor natural da madeira, o que dá um toque rústico ao ambiente, ou pintadas para combinar com a decoração.

Estante de caixotes de feira

Os caixotes foram pintados de branco

Estante de pallet

Modelos de pallets e caixotes

Gesso

Para quem está em fase de obra e planejamento, a ideia é fazer estantes de livros de gesso ou drywall. O material clean permite que a estante fique em harmonia com os acabamentos do ambiente.

O uso do gesso para as estantes, ainda permite escolher por projetos em que o móvel é embutido na parede, o que aproveita melhor o espaço.

Decoração quarto

A parede do quarto foi decorada com quadrinhos

Decoração moderna

Estante drywall/ gesso

O tapete branco deixa o espaço clean e aconchegante

 

Vidro

As estantes de livros de vidro podem ser de dois modelos:

  • Prateleiras: nesse tipo de estante, as prateleiras são feitas de vidro e isso deixa o visual clean e moderno, dando impressão de ocupar menos espaço.
  • Porta: nessa versão, as prateleiras podem ou não ser de vidro, e o material acaba sendo usado também para uma porta na estante, deixando os livros a mostra, mas evitando o acúmulo de poeira.
Prateleiras de vidro

O computador branco mantém o visual clean do ambiente

Estante com porta de vidro

A mesa e as cadeiras da sala de jantar seguem o estilo retrô

Banheiro infantil decorado

Aço

O aço já foi muito usado nas estantes, mas aos poucos outros materiais foram ganhando mais destaque para o móvel. No entanto, isso não significa que as estantes para livros de aço não são mais usuais.

Pelo contrário, se a ideia é trazer um toque da decoração industrial, esse elemento é ideal para compor o ambiente.

Estante de aço colorido

O aço foi pintado de amarelo e deu destaque para a decoração

Estante de ferro

Parede preta decoração

A parede preta é uma tendência moderna da decoração

Modelos de Estantes para Livros conforme o Formato e Estilo

Branca

Decoração sala de jantar

Para completar a decoração da sala de jantar, a ideia foi usar uma estante com divisões estilo nicho para guardar os livros. O móvel branco é clean e mantém a composição da sala de jantar, que é um mix de branco e detalhes em madeira, combinando com o piso. O resultado fica super harmônico e mantém o visual do cômodo agradável.

 

Mais fotos 

Estante suspensa

No chão, piso de madeira

Sala de estar moderna

A parede tem acabamento de cimento queimado

Modelos de estantes brancas

Preta

Móvel planejado

Quadrinhos em preto e branco decoram a parede

Nesta proposta, a estante foi instalada na sala de jantar e a opção por um móvel planejado foi ideal para aproveitar melhor o espaço livre. O móvel se estende por toda a parede e para acessar as prateleiras mais altas, há a escada que faz parte do projeto e que deixa a tarefa mais fácil. A escolha pelo móvel de cor preta foi uma aposta certeira, assim a estante em fica em harmonia com outros detalhes do ambiente, como as cadeiras da mesa de jantar.

 

Mais fotos 

Estante com nichos

A iluminação do ambiente foi feita através de trilhos

Estante preta

O mezanino funciona como uma biblioteca pessoal

Colorida

Estante colorida

Se a intenção é ter uma decoração colorida, os detalhes podem fazer a diferença, e é exatamente isso que mostra essa estante. Aqui a ideia foi de trazer o colorido para os nichos que dividem o móvel. Cada espacinho é de uma cor e isso cria um efeito bacana para o móvel que traz um colorido discreto, já que os livros mostram pouco das cores.

 

Mais fotos

Estante cinza

O móvel cinza é um colorido moderno e neutro

Móvel amarelo decoração

O móvel amarelo é o ponto auge da decoração

Decoração azul

Na sala de jantar, o móvel azul bic rouba a cena

Em forma de árvore

Formato árvore

Para variar um pouco dos modelos tradicionais de estantes para livros, a inspiração aqui é um móvel em formato de árvore, onde os galhos servem de prateleiras. O resultado é super charmoso e o formato fica bem em diversas decorações, que podem ir desde o quarto de criança, até uma sala moderna.

 

Mais fotos 

Árvore de madeira

O tapete felpudo e branco é aconchegante

Modelo árvore

O passarinho pintado na parede decora o móvel

Modelo moderno

O rodapé branco foi usado no ambiente

Colmeia

Estilo colmeia

            Inspirada nas colmeias de abelhas, a estante forma desenhos hexagonais que se parecem com nichos. O formato diferenciado é o charme desse modelo de estante, e a ideia é encaixar os livros em posições diferentes, mantendo o visual moderno do móvel e evidenciando esse formato diferente de estante.

 

Mais fotos 

Estante hexagonal

Vários detalhes hexagonais decoram o ambiente

Modelo abelha

De canto

Decoração sala de leitura

O sofá chaise compõe a sala de leitura

Para este projeto a ideia foi de fazer estantes para livros planejadas, de modo a aproveitar todo o ambiente. Com a quantidade de livros, cada cantinho era precioso, por isso o móvel se estendeu até mesmo pelas paredes perpendiculares, formando o modelo L, e aproveitando o canto da parede.

 

Mais fotos

Estante amarela moderna

A parede de cimento queimado destaca o móvel amarelo

Modelos de canto

Giratória

Giratória moderna

As poltronas de couro colorido adicionam um toque de cor ao ambiente

A versão giratória aqui é um modelo mais atual para o móvel planejado. No projeto, a ideia foi de fazer quatro estantes independentes e que funcionam para guardar e manter os livros organizados. Ao serem giradas, as estantes se transformam em um painel de madeira. Além disso, as estantes também podem ser usadas semi-abertas, deixando os ambientes integrados.

 

Mais fotos

Giratória redonda

Decoração home office

A mesa cavalete tem tampo de vidro

Horizontal

Estante colorida horizontal

A luminária de madeira decora o móvel

Ao invés dos tradicionais modelos que seguem a orientação vertical, esta proposta é de um móvel mais comprido, o que o caracteriza como horizontal. O móvel é separado por nichos, criando espaços para guardar e organizar os livros. Além das divisórias, ainda tem o detalhe da cor magenta que destaca a estante.

 

Mais fotos 

Cantinho leitura

O cantinho da leitura foi montado para as crianças

Decoração cantinho da leitura

Vertical

Estante de livros quarto de casal

O tapete no chão, deixa a decoração mais aconchegante

As estantes verticais são mais conhecidas, e são caracterizadas por serem mais altas, e mesmo sendo mais tradicionais ainda podem ser diferenciadas, como é o caso deste modelo. Aqui o móvel foi usado no quarto, e as prateleiras menos extensas criam um móvel mais estreito e mais alto. Esse tipo de estante é ideal para pequenos espaços e para dar um toque mais moderno ao ambiente.

 

Mais fotos

 

Modelo vertical pequeno

A cor verde menta dá um toque de cor na decoração

 

Estante losango

O estilo losango é moderno

Retrô / Vintage

Decoração vintage

Se a ideia é fazer uma decoração vintage/ retrô, a escolha dos móveis é algo importante, e neste projeto a ideia de usar estantes antigas foi a aposta para realçar a proposta vintage da decor. Mesmo usando cores e estilos diferentes para os móveis o resultado ficou harmonioso, pois todos seguem a tendência vintage.

 

Mais fotos

Decoração retrô

Os pendentes criam pontos de iluminação no ambiente

Estante retrô

O estilo da peça é uma releitura de móveis antigos

Retrô e colorido

A decoração colorida deixa o espaço alegre

Reciclada

Móvel reaproveitamento

A proposta aqui foi pela decoração com reaproveitamento/ reciclagem e por isso a estante foi feita através de canos e tubulações que servem de apoio para os livros. A ideia pode ser reproduzida com cano PVC e basta pintá-lo para dar o visual de canos de metal.

 

Mais fotos

Modelo giratório reciclagem

O carretel de fio foi dividido em espaços menores e ganhou rodinhas

Estante de escada

O cordão de luzes decora o móvel

Criativas e Diferentes

            Se você quer um visual inovador para as estantes de livros, há diversos modelos e estilos que garantem esse visual. E para ficar de inspiração, separamos alguns modelinhos bem criativos na hora de guardar os livros.

Decoração moderna

O tapete delimita o espaço da sala de TV

Estante criativa Modelo inovador

Modelos divertidos

Gostou das ideias e dicas de estantes para livros? Conta aqui nos comentários qual o seu modelo preferido.

Você pode gostar...