Palmeira fênix【2024】ᐅ Como cuidar + 62 fotos incríveis!
Quando o assunto é sobre jardinagem e palmeiras, é provável que você se lembre de algumas espécies mais conhecidas desse tipo de planta, e uma opção que costuma vir a cabeça é a espécie palmeira Fênix, uma versão bastante popular no mundo da jardinagem.
A palmeira Fênix é uma opção bastante versátil e que pode ser cultivada em ambientes externos ou internos, como a opção de palmeira Fênix em vaso.
E se você quer conhecer melhor sobre esse tipo de palmeira, no post reunimos dicas sobre a espécie e inspirações de como apostar nessa planta como parte da decoração, seja de ambientes internos ou externos.
Características da palmeira fênix
A palmeira Fênix tem o nome científico de Phoenix roebelenii, e também é conhecida popularmente como Fênix, palmeira anã, tamareira anã, e tamareira de jardim.
A planta de origem tropical é um dos tipos de palmeiras de jardim, mas que também pode ser cultivada em vaso e que tem como característica ser uma espécie de palmeira ereta, com tronco simples, fino e elegante às vezes pode apresentar característica de estreitamento na base.
Essa espécie tem crescimento lento e pode atingir de 2 a 4 m de altura, tendo o diâmetro do tronco em torno de 15 a 20 cm.
Em comparação a outros tipos de palmeiras, a espécie Phoenix costuma ficar mais baixa, por isso, também é conhecida popularmente como palmeira anã, uma vez que é menor que muitas outras espécies de palmeiras.
As folhas desse tipo de planta são em tom de verde escuro brilhante e podem atingir de 1 m a 1,5 m e meio de comprimento, com pequenos espinhos na base das folhas.
O fato de ter pequenos espinhos na base das folhas pede cuidado no cultivo em locais com crianças e animais de estimação, evitando acidentes.
Quanto custa em média? #preço
O preço para esse tipo de palmeira pode variar de acordo com o estágio de desenvolvimento da planta, sendo que as versões mais desenvolvidas custam mais caro, enquanto as mudas de palmeira Fênix podem custar a partir de R$ 40.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Local
A escolha do local para esse tipo da planta é primordial para o desenvolvimento da espécie, e nesse caso esse tipo de palmeira prefere locais com sol pleno, mas é bastante adaptável para locais de meia sombra, recebendo sol em parte do dia.
A espécie pode ser cultivada em ambientes internos, como é o caso do cultivo da palmeira Fênix em vaso, algo bastante comum e que pede que a planta fique próximo de janelas ou em local que receba boa luminosidade.
A planta também pode ser cultivada em ambientes externos e diretamente no solo, e a indicação de manter a espécie com incidência de sol é ideal para que a planta cresça forte e resistente.
Solo
Esse tipo de palmeira gosta de umidade, mas sem que o solo fique encharcado, o que indica que o solo deve ter boa drenagem, seja no plantio em solo direto ou em vasos.
Para garantir o pleno desenvolvimento da planta, faça uma mistura de areia, terra e matéria orgânica para plantar a palmeira, garantindo que o solo tenha os nutrientes necessários para a planta.
Rega
A espécie gosta de solo úmido, por isso, é indicado que as regas sejam frequentes e em média 2 vezes por semana, garantindo a umidade necessária para planta, mas sem que o solo fique encharcado, o que pode ser prejudicial para o desenvolvimento da espécie.
Manutenção / Poda
Essa espécie de palmeira é de fácil manutenção, e para manter a planta saudável e bonita, é indicado que seja feita uma limpeza no tronco para retirada dos restos de folhas, que ficam secas e amareladas, sendo uma poda simples e que valoriza a planta.
Fotos de palmeira fênix na decoração
Palmeira fênix em jardim
Se a proposta é adotar o uso da palmeira no projeto de jardinagem, esta inspiração traz uma proposta para o jardim na fachada da casa.
No projeto paisagístico, a ideia foi de compor o espaço em frente a casa com um jardim gramado e desenho como pedras em meio ao gramado, criando destaque para essa área do projeto.
As pedras que formam um desenho no centro do jardim também servem de cobertura do solo para o cultivo de 2 palmeiras Fênix, trazendo palmeiras como parte do projeto paisagístico.
Nesse caso, as palmeiras de tamanho pequeno ficam bastante harmoniosas no projeto, que ainda traz outras plantas, criando uma proposta interessante para uma área verde em casa.
Outra possibilidade para incluir o uso de palmeiras no projeto paisagístico externo é essa inspiração que traz uma espécie de jardim tropical no corredor da casa.
Para o projeto, a ideia foi de usar o corredor como uma pequena área verde, aproveitando assim o espaço para cultivar diversas espécies de plantas tropicais, inclusive a palmeira Fênix.
Esse mix de espécies de porte pequeno e médio cria um visual interessante para o jardim, enquanto a palmeira um pouco mais alta que o restante das outras plantas se destaca e reforça a ideia tropical da proposta.
Palmeira fênix na decoração interna
Se a proposta é incluir palmeiras na decoração de interiores, uma boa pedida é apostar na espécie Phoenix, uma vez que a planta tem crescimento lento e é uma das versões de palmeira que fica com menor altura, sendo uma boa pedida para ambientes internos e cultivo em vaso, como mostra este projeto decorativo da sala de estar.
Para o projeto decorativo, a ideia foi de usar a planta em vaso na decoração da sala com pé direito duplo, o que é ótimo para que a planta tenha espaço suficiente para o seu crescimento vertical.
A sala com decoração em cores neutras traz o vaso grande em um dos cantos do ambiente, adicionando a paisagem tropical através da palmeira que se destaca no projeto decorativo.
Outra inspiração para usar essa espécie de palmeira na decoração de interiores é esta proposta que traz a planta em vaso decorando a área do barzinho.
Para o projeto, a aposta foi de escolher um vaso mais alto para o cultivo da palmeira, que foi mantida próxima da janela de vidro, o que é ideal para que a planta possa pegar luminosidade e ficar saudável e bonita!
A adição do vaso com o palmeira no projeto quebra um pouco dos tons mais escuros da área do barzinho, adicionando um pouco de verde, o que deixa a proposta mais aconchegante, além do toque tropical que a planta é capaz de adicionar ao projeto decorativo.
Você já conhecia essa espécie? Conte-nos o que acha da proposta de utilizar essa palmeira em ambientes internos e externos, e qual sua proposta decorativa preferida.