Como Montar um E-Commerce? – 7 Dicas para Começar!

As compras online estão em constante crescimento, e atuar no meio digital pode ser uma alternativa para atender um público maior e lucrar com as vendas, assim, aprender como montar um e-commerce é essencial para ter um bom site de vendas.

E para quem vem pensando em atuar no meio digital e aprender como montar um e-commerce, no post trouxe passo a passo e dicas para iniciar no meio digital com um site que chame atenção.

como montar um e commerce

Como montar um e-commerce? #dicas

Planejamento do negócio

Para quem pensa em montar um e-commerce, é essencial o planejamento para abertura de um comércio eletrônico, e o plano de negócios é um documento que pode auxiliar nesse processo.

Dessa maneira, o plano de negócios pode definir produtos para vender,identificar público-alvo, e até mesmo analisar a parte financeira, considerando investimentos na criação do site e fluxo de caixa para manter o domínio ativo.

dicas e planejamento para montar e commerce

Escolha de plataforma

Uma etapa importantíssima para montar o e-commerce é a escolha de uma plataforma, permitindo a geração de um domínio, ou seja, um endereço virtual para o seu site.

plataforma para e commerce

A plataforma deve ter boas funcionalidades

A escolha de uma plataforma para o e-commerce deve levar em conta as funcionalidades disponíveis, garantindo uma plataforma que tenha suporte e boa navegação para os usuários.

A escolha da plataforma também deve levar em conta aspectos como a navegabilidade em diferentes dispositivos, oferecendo praticidade ao navegar via desktop ou dispositivos móveis, como tablets e celulares.

A plataforma para o e-commerce também pode oferecer integração com sistemas ERP, auxiliando no gerenciamento do site e criando um ambiente seguro e criptografado para evitar fraudes.

como montar loja virtual

Opções de pagamento

O termo e-commerce é uma referência a comércio eletrônico, e a ideia de comercializar algo envolve também o pagamento. Sendo assim, ao montar um site de vendas é necessário pensar em aspectos relacionados ao pagamento.

O pagamento via e-commerce pode ser dividido em 3 opções:

  • Intermediador de pagamento: uma das possibilidades é a utilização de um intermediador de pagamento, que costuma cobrar uma taxa fixa a cada transação. Assim, ao receber um novo pagamento, o valor é transferido para a conta cadastrada descontando as taxas de uso de serviço.
  • Gateway de pagamento: essa opção conecta a loja com agentes financeiros, integrando o sistema de pagamento da loja com bandeiras de cartões. Assim, ao realizar uma compra, o próprio sistema já consegue informações da rede de cartão para liberar ou não o pagamento.
  • Integração direta: nessa opção, a responsabilidade pelo meio de pagamento é do próprio administrador do site, ou seja, você. Assim, a gestão de risco de pagamentos fica por sua conta.

dicas para montar site de vendas

Atualmente, os meios mais utilizados para pagamentos via e-commerce são através da contratação de processadores de pagamento, terceirizando o serviço para redes como PayPal ou PagSeguro, que oferecem ferramentas seguras para pagamentos online.

Segurança da loja online

No processo de como montar um e-commerce, é essencial passar a sensação de segurança aos usuários, evitando que o site possa sofrer invasões e ter as informações dos clientes roubadas.

Assim, é essencial usar ferramentas antifraudes e apostar em maior segurança para informações pessoais e dados sobre cartões de crédito, garantindo total segurança aos usuários.

seguranca em e commerce

O site deve ser seguro para os usuários

dicas de seguranca para loja online

As ferramentas antifraudes ajudam a deixar o site mais seguro

Organização da loja

Uma etapa importantíssima para quem está aprendendo como montar um e-commerce é a organização geral da loja incluindo etapas como:

  • definição de tema e estilo para o site;
  • inserção da logomarca;
  • descrição sobre a loja e formas de contato;
  • organização e descrição dos produtos.
passo a passo para montar e commerce

A organização do site é uma etapa importante do processo

Para esse momento de organização do site, é necessário dedicação, montando um site que siga o estilo do público-alvo trazendo layout com texturas, cores, fontes e formatos que facilitem a navegação.

como montar loja online

O estilo do site deve corresponder com o público-alvo

A atenção na organização também deve levar em conta uma boa descrição na hora de cadastrar os produtos, garantindo boas fotos do item à venda e em diferentes ângulos para que o cliente possa ter maior referência do produto ao visualizar as fotos.

A descrição do produto também deve vir com todas as informações necessárias, garantindo que o cliente entenda exatamente como é o produto ao ler a descrição e visualizar as fotos.

passo a passo e dicas para montar loja virtual

Checkout

De acordo com pesquisas realizadas no Brasil, a taxa média de abandono de carrinhos de compra em lojas virtuais é de 82%, e ao planejar um e-commerce é necessário levar em conta esses dados.

Dessa maneira, é indispensável planejar o e-commerce de modo que o checkout e a finalização da compra sejam fáceis, evitando que o cliente possa desistir da compra pela dificuldade de finalizar o pedido.

Assim, peça apenas as informações básicas para o checkout e facilite os meios de pagamento, oferecendo fretes que não sejam altos e possam fazer o cliente desistir.

dicas para montar loja online

A finalização da compra deve ser fácil e simples para evitar desistências

Suporte

Uma etapa importante para quem pretende atuar no mundo da internet é o suporte dado aos clientes, definindo meios para criar uma relação com os clientes e passar segurança.

Além de canais de atendimento pelo próprio e-commerce, como chat ou telefone de contato, também é importante estar atento às redes sociais e até mesmo a sites como Reclame Aqui, garantindo a solução de problemas apresentados pelos clientes.

A atenção além do site é importante para garantir resposta ao cliente em diferentes meios e criar uma boa imagem para futuros clientes.

dicas para montar e commerce de sucesso

O suporte ao cliente passa segurança

Agora que você já viu as dicas para iniciar as atividades no mundo digital, é hora de se planejar e garantir um site atrativo e fácil de navegar.

Você pode gostar...