Ambientes Integrados: Mais de 20 ideias para a sua casa!

Uma das opções mais usadas para garantir mais espaço para as casas e apartamentos é investir em ambientes integrados. Mas não basta apenas abandonar as paredes. Também é importante dar atenção à decoração e a outros itens que podem separar os ambientes sem que o lar perca o aconchego.

Projetos e Fotos de Ambientes Integrados

Ultimamente, os empreendimentos (principalmente os apartamentos), estão cada vez menores. Por isso, na hora de planejar sua casa,  vale a pena levar em consideração os ambientes integrados. Derrubar as paredes cria uma sensação maior de espaço e facilita o dia a dia dos moradores. Mas também requer alguns cuidados! Por exemplo, se a cozinha está integrada com a sala, é importante manter sempre a ordem do local. Por esse motivo, alguns especialistas afirmam que

Se a cozinha tiver uma movimentação constante, com café, almoço e jantar, o ambiente integrado pode não ser a melhor opção!

Foto de uma casa com cozinha e sala integradas.

Mas não é só a cozinha que pode ser integrada. Você também pode juntar:

  • Sala de estar + Cozinha
  • Sala de estar + Varanda
  • Sala de estar + Sala de jantar
  • Sala de estar + Quarto
  • Sala de estar + Home Office
  • Sala de estar + Quarto + Cozinha (no caso das quitinetes)

Ou seja, você pode integrar todo e qualquer ambiente, basta saber alguns truques para separar os espaços e manter o conforto do lar!

Pisos Diferentes

Uma das formas mais sutis e elegantes de separar os ambientes integrados é fazer uso de pisos diferentes. Você pode juntar azulejos de cerâmica com tábuas de madeira, azulejos lisos com peças ásperas e é claro, diversificar as cores! O importante aqui é saber combinar os itens. Por isso, uma boa dica é colocar uma ao lado da outra antes da compra, para ter certeza de que os tons combinam.

Na foto abaixo, por exemplo foram usados dois tipos de piso: o carpete para a sala de estar e a madeira para o corredor, sendo que a madeira está com sua tonalidade natural e o carpete num tom de beje, garantindo a combinação perfeita!

Neste outro exemplo, também foi usado um piso de madeira para a sala de estar, mas dessa vez com tacos. O ambiente que foi integrado é a sala de jantar. Por esse motivo, os proprietários optaram por um piso de cerâmica, que pode ser facilmente limpo.

Apartamento com pisos diferentes (madeira e azulejo).

Cozinha e sala de jantar integradas.

Aqui o pé direito também é usado para separar a cozinha do restante do ambiente.

Cozinha e sala de jantar com pisos diferentes.

Ambientes integrados com pisos diferentes.

Cozinha integrada com balcão separando o ambiente.

A bancada também é uma ótima forma de separar ambientes integrados.

Tapetes

Uma maneira bastante simples de separar o ambiente é utilizar tapetes. Eles são uma opção incrível, principalmente para as salas de estar. O ideal é buscar peças grandes, que ocupem todo o ambiente que você deseja separar. Além disso, se atente à forma de colocar seu tapete. A montagem abaixo vai te ajudar com relação à disposição dos móveis.

Montagem ensinando como colocar o tapete na sala de estar, com relação a disposição dos móveis.

Sala de estar com tapete.

Tapete separando a sala de estar do ambiente.

Tapete separando a sala de estar do restante do ambiente.

Sala com tapete azul e restante do piso de cerâmica.

 

Mas se você quer usar o tapete na sala de jantar, por exemplo, é bom se atentar ao material do mesmo. Afinal, a peça deve ser fácil de lavar, para prevenir possíveis acidentes com as comidas.

Tapete separando a mesa de jantar do restante do ambiente.

Biombos e Cortinas

Agora você finalmente vai poder usar na sua casa aquelas peças que nós vemos em novelas e filmes. Os biombos são aqueles objetos usados para proteger, separar ou esconder um espaço. Ele pode ser deslocável ou não. Os estilos de biombo são diversos: lisos, com desenhos e com vários formatos. Mas no geral são produzidos com bambu ou madeira.

Biombo com tábuas de madeira.

Biombo branco.

Biombo branco separando ambientes integrados.

Hall da casa separado por biombo de tábuas de madeira.

Biombo de madeira desenhado.

Essa é uma boa opção para aqueles dias em que a casa está um pouquinho bagunçada. É só colocar o biombo que o problema é resolvido! Além disso, você também pode fazer uso de cortinas para esse tipo de situação. Pode ser um estilo liso ou cortinas de bambu, por exemplo. Assim sua casa fica com um ar natural e incrível!

Biombo separando a sala de jantar.

Cortina separando sala de estar e sala de jantar.

 

Paredes e Decoração

Outro item que você deve dar uma atenção especial para diferenciar os ambientes é a parede. Você pode pintá-la de um cor diferente ou colocar decorações que combinem com o espaço em questão. Tudo é válido nesse quesito. E se o seu intuito ao ter ambientes integrados é ampliar o espaço, você também pode apostar em paredes de espelho. Elas ficam lindas em quartos, salas e até mesmo na cozinha!

Parede de tijolos separando ambientes integrados.

Na foto acima, uma dica incrível de como separar ambientes mudando a cor e decoração da parede e móveis, já que os armários da cozinha acompanham a mesma cor da parede do espaço! Já na foto abaixo, foi utilizada uma outra técnica interessante. As cores da sala de estar e jantar são praticamente as mesmas, mas separadas pelas colunas brancas do corredor.

Sala de jantar com tons mais escuros para diferenciar o ambiente.

Aqui, a parede e piso ganham os mesmos azulejos. Além disso, os demais itens decorativos acompanham a tonalidade preto e branco.

Parede e piso da cozinha em azulejos preto e branco.

No exemplo abaixo, os pisos diferentes são usados para separar os ambientes integrados. Mas também há um toque especial: a parede de tijolos para o escritório.

Parede de tijolos na sala de estar.

Se tem uma foto que resume bem praticamente tudo que falamos nesse post é a imagem abaixo! Nesse apartamento, a cozinha e sala de estar são integrados. Mas para separar os ambientes os proprietários tem paredes de cores diferentes, tapete e até mesmo o teto entrou na brincadeira. E como o local é pequenininho, ainda fizeram uso da parede de espelho para ampliar o espaço!

Paredes da sala de estar e jantar em cores diferentes.

Agora você já tem várias referências lindas para deixar a sua casa ainda mais incrível! Gostou das dicas? Então conta para a gente nos comentários!

Você pode gostar...