Cardápio de Restaurante – Como Fazer? + 22 Ideias Incríveis!

O cardápio de restaurante é um item essencial do planejamento do negócio, uma vez que esse pode ser o primeiro contato do cliente com o estabelecimento. Assim, um cardápio bem elaborado pode facilitar a compreensão e convencer o cliente a fazer o pedido.

Para desenvolver um bom cardápio de restaurante, é necessário fazer o planejamento do cardápio, e para ver as dicas de como planejar o menu e fazer um cardápio passo a passo, é só seguir a leitura e conferir modelos e dicas para criar cardápios que funcionem para o seu negócio e ajudem a aumentar as vendas.

cardapio de restaurante

O que colocar no cardápio? #dicas

Seleção de produtos

Para montar o cardápio de restaurante, a dica é identificar o público-alvo do negócio, direcionando para a seleção de pratos de acordo com o público-alvo do restaurante.

Para um bom cardápio, é importante que os pratos do cardápio estejam em harmonia com o público e estilo do restaurante, garantindo que todo negócio esteja alinhado e evitando que os pratos não tenham saída por conta de escolhas erradas e que não estejam em harmonia com o gosto e poder aquisitivo do seu público-alvo.

A seleção de pratos para o cardápio deve evitar pratos com ingredientes que ficam indisponíveis com frequência, evitando que ao fazer o pedido o cliente possa se decepcionar com um prato que fica constantemente ausente no cardápio.

O planejamento e a seleção do que colocar no cardápio deve levar em conta a escolha das melhores opções, evitando um cardápio muito extenso e que possa ser cansativo para o cliente.

1.Cardápio com seleção de pratos

o que colocar em cardapio de restaurante

2. Modelo de cardápio enxuto e com seleção dos melhores pratos

o que colocar e dicas para cardapio de restaurante

Organização

A organização do cardápio é um item essencial para desenvolver um bom menu, facilitando a leitura e compreensão por parte do cliente.

Para organizar o cardápio, os pratos podem ser divididos de acordo com tópicos, como entrada, prato principal, sobremesa, kids, entre outros.

Além de criar tópicos e facilitar a leitura para o cliente, um bom cardápio também deve ter o nome e a descrição do prato, garantindo que ao ler o cardápio o cliente possa ter uma prévia do que se trata o prato.

Outro ponto essencial para um bom cardápio é a precificação de cada item, trazendo o preço dos pratos de maneira clara.

3. Cardápio organizado com descrição dos pratos

como organizar cardapio de restaurante

4. Modelo de cardápio dividido em tópicos e com descrição dos itens

como montar cardapio de restaurante

Layout

Para elaborar um cardápio de restaurante, é importante pensar em layout para o menu, garantindo que o cardápio fique em harmonia com o estilo e proposta do restaurante.

Dessa maneira, a escolha de cores, fontes, fotos e outros elementos de personalização do cardápio devem seguir o estilo do restaurante, garantindo que os detalhes sigam a mesma proposta do negócio.

O uso de fotos no cardápio pode ser uma boa proposta para despertar o interesse do cliente ao ver um prato suculento. No entanto, dê preferência por fotos próprias, evitando a frustração do cliente com um prato completamente diferente da foto utilizada no cardápio.

Para os cardápios impressos, também é importante a escolha do material para impressão, garantindo que o menu fique em harmonia com o restaurante e público-alvo.

5. Menu com cor intensa e de destaque

modelo de cardapio para restaurante

6. Cardápio personalizado de acordo com o estilo do restaurante

modelo de cardapio de restaurante completo

Fotos e modelos de cardápio de restaurante

Para desenvolver um bom cardápio, as inspirações podem auxiliar no processo com ideias para criar o seu próprio cardápio de maneira personalizada. Assim, reunimos modelos e inspirações de cardápios funcionais para restaurantes, trazendo ideias que funcionam para esse tipo de negócio.

7. Modelo de cardápio completo e dividido em tópicos

cardapio de restaurante com precos

8. Estilo de cardápio para restaurante

modelo de cardapio para restaurante

9. Cardápio elaborado com seleção de pratos com filé

modelo de cardapio de restaurante com foto

10. Modelo de cardápio simples com sugestões da chef

cardapio simples de restaurante

11. Cardápio simples com fotos dos pratos

cardapio de restaurante com fotos e precos

12. Cardápio organizado e com foto de prato

design de cardapio de restaurante

13. Modelo de cardápio com descrição dos pratos e fotos

cardapio de restaurante de frutos do mar

14. Cardápio com destaque para fotos de pratos

inspiracao de cardapio de restaurante

15. Cardápio com tópico de pratos a base de peixe

cardapio de restaurantes de peixes e frutos do mar

16. Modelo de cardápio simples com descrição dos pratos

modelo simples de cardapio

17. Cardápio simples com fotos

cardapio de restaurante com fotos dos pratos

18. Modelo de cardápio com pratos e descrições

cardapio de restaurante com pratos e precos

Cardápio de restaurante para editar grátis

Para quem quer fazer um cardápio personalizado para o estabelecimento e busca modelos que sejam fáceis de editar, desenvolvemos algumas opções de templates para utilizar gratuitamente. Para isso, é só escolher um dos nossos templates e editar com as referências do seu restaurante, deixando o item personalizado e de maneira fácil.

19. Modelo de cardápio para editar grátis

cardapio de restaurante gratis

20. Template de cardápio de restaurante para editar

cardapio de restaurante para editar e imprimir

21. Modelo simples de cardápio de saladas e massas para editar

modelo de cardapio de restaurante

22. Cardápio para editar e personalizar grátis

cardapio de restaurante para editar gratis

Como criar o seu próprio cardápio no Canva? – Passo a passo

Para quem precisa de uma mãozinha para aprender como montar cardápio de restaurante, trouxemos um passo a passo para fazer o cardápio usando o Canva, um site que permite fazer edições e utilizar templates temáticos e especiais.

 

  • Abra o Canva e escolha um template, podendo utilizar a busca para filtrar por cardápios e facilitar o processo de edição;

passo a passo para fazer cardapio de restaurante

  • Depois de escolher o template, vá para a personalização, definindo fontes, fotos, cores, descrição e outros elementos que devem fazer parte do cardápio;
  • Faça toda a personalização do cardápio e adicione as referências do seu restaurante;
  • Para finalizar, baixe o cardápio personalizado e já finalizado no formato desejado para fazer a impressão ou utilizá-lo como cardápio online.

como fazer cardapio de restaurante no Canva

 

Com as dicas e inspirações de modelos, vai ficar mais de planejar p menu e garantir que o item seja de fácil compreensão para o cliente e atrativo.

Você pode gostar...