Como Plantar Tomate?【2024】– Solo | Vasos | Garrafa PET
Você sabe como plantar tomate? O alimento bastante presente em receitas e pratos do dia a dia, pode ser cultivado de diferentes formas e garantir frutos deliciosos e suculentos!
E se a ideia de cultivar tomate despertou interesse e você quer aprender a técnica de como plantar tomate, trouxemos dicas e passo a passo para o cultivo, garantindo frutos deliciosos para fazer pratos e receitas especiais!
Benefícios do tomate
O tomate é uma fruta bastante consumida e usada na culinária, e além do sabor delicioso e da versatilidade, ainda traz benefícios à saúde.
- Previne o câncer de próstata: a fruta é rica em licopeno, que exerce importante função antioxidante no organismo, protegendo as células dos efeitos de radicais livres e agindo nas células da próstata, podendo prevenir o câncer nessa região.
- Combate a problemas cardiovasculares: o consumo frequente de tomate ajuda a manter os vasos sanguíneos saudáveis e o fato do fruto possuir muitas fibras, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim, reduzindo também o risco de infartos.
- Cuida da visão, cabelo e pele: o fruto rico em carotenoides, faz a transformação desse nutriente em vitamina A, auxiliando na manutenção da visão, fortalecimento do cabelo e melhoria da pele.
- Regula a pressão arterial: o alimento é rico em potássio, mineral que auxilia a regular a pressão arterial. Além disso, o tomate ainda é rico em água e pode levar a um efeito diurético, mantendo a pressão arterial regulada.
- Fortalecimento do sistema imunológico: o fruto rico em vitamina C é uma ótima escolha de alimento para ajudar a fortalecer as defesas naturais do organismo, melhorando o sistema imunológico.
Dicas e cuidados para cultivar tomate
Para quem quer aprender como plantar tomate, reunimos dicas que são essenciais para o cultivo da planta., garantindo a colheita de frutos suculentos!
Espaço
O tomateiro se adapta bem ao plantio em vasos ou canteiros, e é uma espécie que pode ser cultivada de diferentes formas, não necessitando de muito espaço.
Para o cultivo de vários tomateiros, é importante manter uma certa distância entre as plantas, garantindo que todas as plantas recebam sol adequadamente.
Clima
O tomate é uma planta de origem em regiões quentes e que não suporta temperaturas muito baixas.
A temperatura ideal para cultivo de tomates é entre 20 a 26 °C. No entanto, a espécie pode se desenvolver a partir dos 15 °C, e pode sofrer com temperaturas muito altas e superiores a 35 °C.
Em regiões que não atendem aos requisitos térmicos da planta, o cultivo pode ser feito em estufas ou no interior de residências.
Solo
Para o cultivo de tomate, é importante um solo adequado e nesse caso, o ideal é que o solo tenha pH entre 5,5 a 7.
O solo ainda deve ter boa drenagem e não ficar encharcado com facilidade, o que pode causar a proliferação de doenças e pragas no tomateiro.
Luminosidade
O tomate é uma planta que necessita de bastante exposição ao sol para o seu desenvolvimento saudável.
Dessa maneira, o cultivo da planta deve ser feito em local que receba luz solar direta por pelo menos 6 horas por dia.
Rega
O tomateiro é uma planta que gosta de ser bem irrigado, mantendo o solo úmido, mas com cuidado para que não fique encharcado.
Como essa planta costuma se desenvolver bem em sol, é comum que a evaporação do solo e a transpiração sejam altas, exigindo regas constantes.
Como plantar tomate? – Passo a passo
Plantando no solo
Para quem pretende plantar o tomate diretamente no solo, o plantio pode ser feito através de sementes ou mudas.
Como as sementes são pouco tolerantes ao frio, é importante fazer a germinação prévia, mantendo a temperatura intermediária para a germinação; e o plantio pode ser feito quando a planta já estiver com aproximadamente 10 cm.
Já o plantio através de mudas é mais simples e rápido, uma vez que as mudas podem ser compradas já formadas e não é preciso esperar o processo de germinação das sementes.
Para fazer o cultivo do tomate no solo, é importante que a planta não seja cultivada em locais que já tenham sido plantadas outras espécies como batata, pimenta e berinjela, uma vez que o solo pode não estar apropriado para o desenvolvimento do tomate.
- Para plantar tomate no solo, é ideal escolher um local que receba bastante luz solar e que a terra tenha boa drenagem, não sofrendo com inundações em dias de chuva;
- cave um buraco no solo de 20 a 25 cm de profundida, e misture a terra com fertilizante;
- misture bem, e feche a o buraco mantendo a terra fofa;
- cave um novo buraco que caiba a muda e interre a planta cobrindo 2/3 do caule;
- apoie o tomateiro com uma estaca;
- mantenha os cuidados, como rega e fertilização do solo para garantir a colheita.
Plantando em vasos
O plantio de tomate em vaso pode ser feito através de sementes ou mudas.
Para o cultivo através de sementes, é ideal fazer a germinação em um espaço menor, como uma sementeira, e fazer o plantio quando a sementes germinarem, passando as sementinhas da sementeira para o vaso.
O plantio através de mudas deve ser feito com a escolha de uma muda saudável, dando preferência pelas mudas com folhas bem verdes e sem flores.
- Para fazer o plantio, escolha um vaso com furos no fundo e forre o fundo com argila expandida para auxiliar na drenagem da água;
- misture terra com adubo orgânico para preparar um solo fértil;
- preencha o vaso com a mistura de terra com adubo e cave um buraco;
- coloque a semente já germinada ou a muda e cubra o restante do buraco com terra;
- faça regas regulares para manter a terra úmida;
- assim que aparecerem as primeiras flores, corte a parte superior do caule;
- coloque uma estaca junto à planta para dar suporte ao caule;
- mantenha os cuidados com a planta para ter uma boa colheita!
Plantando em garrafa PET
Se a falta de espaço pode ser um problema para o cultivo de tomates em casa, uma alternativa para ter os frutos fresquinhos é plantar tomate em garrafas plásticas, uma alternativa simples e barata!
- pegue uma garrafa pet, remova o rótulo e lave o interior;
- corte o fundo da garrafa, reservando a parte que foi cortada;
- coloque a parte do fundo no interior da garrafa em posição invertida;
- com o fundo encaixado na garrafa, faça um furinho de cada lado e na mesma posição;
- retire o fundo de dentro da garrafa e faça furinhos na base;
- escolha uma muda de tomate para o plantio que ainda não esteja muito grande;
- pegue um pedaço de tecido de algodão e envolva a base da muda de modo a cobrir a terra;
- coloque a muda por dentro da garrafa passando-a pela boca da garrafa, faça esse processo delicadamente para não danificar a muda de tomate;
- mantenha a garrafa virada com a boca para baixo e preencha o espaço da garrafa com uma mistura de terra e um pouco de adubo, mantendo espaço suficiente para encaixar o fundo da garrafa de modo invertido;
- coloque o fundo invertido dentro da garrafa e alinhe os pontos furados com os pontos da garrafa;
- passe um pauzinho entre os furos para pendurar a planta;
- amarre um pedaço de arame no pauzinho garantindo que ele fica fixo na garrafa e tenha uma alça para pendurar;
- para regar o tomate, que vai se desenvolvendo através do bico da garrafa, basta colocar água no fundo invertido que tem furinhos e que vai regando a terra.
Como plantar tomate cereja?
Para quem pretende aprender como plantar tomate cereja, é bastante comum o cultivo desses tomatinhos em vasos, uma ótima alternativa para quem tem pouco espaço em casa.
Para plantar tomate cereja, o processo pode ser feito através de sementes germinadas ou mudas.
- A primeira etapa do processo é a escolha de um vaso grande e que tenha furos no fundo para escoar a água;
- Em seguida, forre o fundo do vaso com argila expandida para auxiliar na drenagem;
- Prepare o solo misturando terra e adubo e misture bem para que fique fofa;
- Preencha o vaso;
- Faça um buraco na terra para colocar a mudinha ou as sementes de tomate;
- Cubra o restante do buraco com terra;
- Coloque cascas de ovo trituradas sobre a terra para dar mais força ao crescimento da planta;
- Faça regas regulares evitando molhar as folhas;
- Com o crescimento da planta, coloque uma estaca para auxiliar na sustentação e mantenha os cuidados para garantir a colheita dos tomatinhos.
E se você gosta das dicas de cultivo de alimentos, confira nossos posts com dicas de como plantar chuchu e de como plantar batata doce.
Você já tinha feito o cultivo desse fruto? Conte-nos se você já tentou cultivar a fruta e qual método escolheu para o plantio.