Otoplastia pelo SUS【2024】– Como Funciona e Como Fazer!

A cirurgia de correção de “orelhas de abano” ajuda a recuperar a autoestima e confiança, e apesar de ser considerada uma cirurgia estética, a otoplastia pelo SUS é uma possibilidade e realidade.

Então, se você se incomoda pelas orelhas, saiba que é possível fazer a otoplastia pelo SUS, mas antes de qualquer procedimento, saiba como funciona esse processo pelo sistema de saúde público.

otoplastia SUS

É possível fazer otoplastia pelo SUS?

A otoplastia é um procedimento que entra na categoria de cirurgias reparadores, e por isso, pode ser um procedimento realizado pelo SUS, contribuindo com a melhora da aparência, mas também com a autoestima do paciente.

cirurgia de otoplastia pelo SUS

O incômodo causado pelas orelhas pode gerar desconforto e insegurança, por isso, a cirurgia passa a ser uma necessidade para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Desse modo, é possível fazer a otoplastia pelo SUS caso o médico avalie que o paciente possa sofrer de depressão, dificuldade de socialização, bullyng ou outros transtornos pisicológicos que afetam a vida do paciente.

antes e depois de otoplastia

Além da estética, a cirurgia também contribui para a melhoria na qualidade de vida

como fazer cirurgia plastica nas orelhas pelo SUS

Como fazer otoplastia pelo SUS? – Passo a passo

A cirurgia de correção das orelhas é um procedimento que pode ser realizado pelo sistema público de saúde, e para entrar com o processo para requerer essa cirurgia, trouxemos um passo a passo completo.

  • O primeiro passo para dar andamento ao pedido da cirurgia é procurar por um médico do SUS tendo em mãos a carteirinha do SUS;

passo a passo para fazer otoplastia pelo SUS

  • Durante a consulta, o médico irá fazer uma avaliação e determinar a necessidade da cirurgia;
como fazer otoplastia pelo SUS

O médico faz uma avaliação para indicação da cirurgia

  • Com o médico indicando a cirurgia, o processo posterior inclui agendamento de exames e em alguns casos até mesmo acompanhamento psicológico;
  • Com os exames realizados e estando tudo certo para o procedimento cirúrgico, o seu nome entra em uma lista de espera para a realização do procedimento;

processo para fazer otoplastia pelo SUS

  • Em alguns casos o procedimento pode ser realizado em hospitais particulares que são conveniados ao SUS, e a cirurgia plástica tem total cobertura pelo sistema de saúde público.
como e feita otoplastia pelo SUS

O tempo de espera da cirurgia pode variar

O tempo de espera para a realização da cirurgia pode variar, e o processo todo pode levar cerca de 1 ano até que a cirurgia seja de fato realizada.

 

Você já tentou esse procedimento pelo sistema público de saúde? Conte-nos como foi sua experiência.

Você pode gostar...