Agapanto: +42 fotos lindíssimas + Como cultivar a planta!

O agapanto é uma espécie de planta bastante utilizada nos projetos de paisagismo urbano, e se tornou popular no Brasil na década de 50, sendo uma opção bastante usada em projetos de jardinagem até os dias atuais.

Essa planta com floração ornamental é uma espécie de fácil cultivo, mas que precisa de alguns cuidados especiais. E se você está precisando de uma mãozinha para o cultivo de agapanto, no post reunimos todas as características e cuidados necessários com a espécie, além de inspirações de projetos paisagísticos.

agapanto

Características do agapanto

O agapanto é uma planta de nome científico Agapanthus africanus, e também conhecido por outros nomes populares, como lírio africano, flor do nilo e lírio do nilo.

Essa espécie precisa de pouca manutenção e pode atingir até 1,2 m de altura, formando uma espécie de touceira com folhas finas e longas.

As cores das flores de agapanto costumam ser em tons de azul, mas também há variações brancas ou em tonalidades de roxo.

cores de agapanto

As flores podem ser em tons de azul, branco e roxo

A floração acontece no final da primavera e início do verão e as flores são bastante duráveis, aparecendo em forma de hastes longas, característica que torna uma opção comum como flor de corte.

A floração em maior quantidade ocorre quando a touceira é limitada por um vaso ou podada regularmente.

agapanto com flores

Como cuidar e cultivar? #dicas

Local

O agapanthus é uma espécie o que prefere o cultivo sob sol pleno, sendo considerada uma flor que gosta de sol.

Apesar da preferência pelo cultivo em sol pleno, a espécie também pode ser cultivada em locais ligeiramente sombreadas, desde que receba luz solar em parte do dia.

Clima

Ao contrário de muitas outras espécies, o agapanthus é uma planta que se adapta a temperaturas baixas e é bastante resistente à frio, geadas e até mesmo estiagens em períodos curtos.

Solo

A espécie não é muito exigente em relação ao solo, podendo se desenvolver até mesmo em solo pobre em nutrientes.

Apesar de se adaptar a diferentes tipos de solos, a planta tem seu pleno desenvolvimento em solo com terra rica em matéria orgânica.

Rega

O agapanto é uma espécie de fácil cultivo, e que pode ficar sem água durante curtos períodos de estiagem, mas o ideal é que as regras sejam regulares sem que o solo fique encharcado, o que pode ser prejudicial para as raízes da planta.

Adubação

Para estimular a inflorescência, a indicação é de realizar fertilizações anuais no período ao final do inverno, o que ajuda a trazer floradas mais intensas.

Plantio

Para o cultivo do agapanthus, uma das formas de plantio é através da semeadura, e nesse caso as sementes devem ser cultivadas em uma mistura de partes iguais de terra e composto orgânico.

Para a semeadura, a indicação é que o processo seja feito entre a primavera e o outono.

Outra forma de plantio do agapanthus é através da multiplicação da planta por divisão de touceira. Nesse caso, prefira um dia fresco ao final do inverno para fazer a divisão das touceiras e garantir que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do período mais quente.

O cultivo da planta também pode ser feito em vaso, e nesse caso, o ideal é que o fundo do vaso tenho uma camada grossa de drenagem, evitando acúmulo de água nas regas.

Fotos de paisagismo com agapanto

Jardim com agapanto

casa com agapanto no jardim

O agapanto é uma espécie com flores bastante utilizadas no paisagismo, e por ser uma espécie de fácil manutenção pode preencher jardins grandes e espaçosos.

A ideia para uso da planta no paisagismo é esta proposta que traz as touceiras com flores contornando a casa de campo e dando graça para o espaço próximo a varanda.

O uso do agapanthus no projeto paisagístico traz uma proposta ornamental para contornar a casa com uma fileira das touceiras com hastes de flores, complementando o projeto paisagístico e decorando esse espaço próximo à casa de campo.

 

jardim em volta da piscina com agapanto

O jardim com as flores decora o espaço próximo à piscina

jardim decorado com agapantos em diferentes cores

O jardim amplo foi decorado com a espécie em diferentes cores de flores

jardim com agapantos roxos e brancos

O jardim gramado mistura as cores de flores

jardim com argapantos lilas e branco

As touceiras com flores preenchem o jardim

jardim grande com agapantos

O jardim grande com as flores é de fácil manutenção

fachada de casa com jardim de agapanto

A casa estilo colonial tem jardins com agapanthus

 fachada de casa com agapanto no jardim

A fachada traz jardins com as flores em hastes

jardim com piscina e agapanto

A espécie foi cultiva no jardim amplo

jardim com agapanto

Jardim pequeno com agapanto

jardim rente ao muro com agapanthus

A planta em touceiras também pode ser cultivada em jardins pequenos, trazendo um pouco de volume a esses jardins e destacando as flores em hastes.

Como inspiração para um jardim pequeno com agapanthus, a proposta aqui traz um jardim rente ao mundo, sendo uma espécie de canteiro que traz o cultivo de touceiras lado a lado, preenchendo o pequeno espaço para jardinagem e decorando a área próxima ao muro.

As touceiras de folhas longas e finas decoram o pequeno espaço e durante a floração ganham ainda mais destaque por conta das hastes com flores em tons de lilás.

 

jardim com pedras e agapanto

A touceira com flores decora o jardim de pedras

jardim rustico com agapanthus

O jardim rústico e com pedras foi decorado com as flores

jardim pequeno com agapanto roxo

O pequeno canteiro foi decorado com as flores

jardim com agapanto roxo

A espécie foi cultivada aos pés de uma árvore

jardim pequeno e rustico com agapanto

O jardim pequeno e de fácil manutenção traz a espécie com flores roxas

agapanto decorando area de muro

As touceiras com flores decoram a área rente ao muro

jardim pequeno com agapanto

Agapanto em vaso

area externa decorada com vasos de agapanto

O cultivo do agapanto também pode ser feito em vasos, e os vasos com a espécie podem ser utilizados para decoração de diferentes espaços, como é o caso deste projeto em que utiliza as plantas para decoração da área externa.

Os vasos grandes com touceiras de agapanthus foram utilizados na área externa e sobre o piso de concreto, que delimita o espaço para o jardim gramado.

Os vasos grandes posicionados em uma mesma reta decoram a área de concreto e trazem flores em tons de roxo, decorando o entorno da casa.

 

agapanto em vaso decorando a area externa

Os vasos com as flores decoram o terraço

jardim com vaso grande de agapanto

A flor em vaso decoram o jardim

area externa com banco e vaso com agapanto

O vaso grande com as flores em hastes fica ao lado do banco no jardim

jardim com fonte e vasos de agapanto

O jardim com fonte traz vasos com as flores

agapanthus em vasos

Os vasos grandes com as flores decoram a área externa

agapanto em vaso decorando a sacada

Os vasos com agapanthus decoram a sacada

area da piscina decorada com vaso com agapanto

O vaso com a flor decora o espaço próximo da piscina

agapanto em vaso

 

Você já conhecia essa espécie e os cuidados para o cultivo? Conte-nos em qual estilo de jardinagem você mais gosta dessa planta e se você já pensou em cultivá-la.

Você pode gostar...