Agapanto: +42 fotos lindíssimas + Como cultivar a planta!
O agapanto é uma espécie de planta bastante utilizada nos projetos de paisagismo urbano, e se tornou popular no Brasil na década de 50, sendo uma opção bastante usada em projetos de jardinagem até os dias atuais.
Essa planta com floração ornamental é uma espécie de fácil cultivo, mas que precisa de alguns cuidados especiais. E se você está precisando de uma mãozinha para o cultivo de agapanto, no post reunimos todas as características e cuidados necessários com a espécie, além de inspirações de projetos paisagísticos.
Características do agapanto
O agapanto é uma planta de nome científico Agapanthus africanus, e também conhecido por outros nomes populares, como lírio africano, flor do nilo e lírio do nilo.
Essa espécie precisa de pouca manutenção e pode atingir até 1,2 m de altura, formando uma espécie de touceira com folhas finas e longas.
As cores das flores de agapanto costumam ser em tons de azul, mas também há variações brancas ou em tonalidades de roxo.
A floração acontece no final da primavera e início do verão e as flores são bastante duráveis, aparecendo em forma de hastes longas, característica que torna uma opção comum como flor de corte.
A floração em maior quantidade ocorre quando a touceira é limitada por um vaso ou podada regularmente.
Como cuidar e cultivar? #dicas
Local
O agapanthus é uma espécie o que prefere o cultivo sob sol pleno, sendo considerada uma flor que gosta de sol.
Apesar da preferência pelo cultivo em sol pleno, a espécie também pode ser cultivada em locais ligeiramente sombreadas, desde que receba luz solar em parte do dia.
Clima
Ao contrário de muitas outras espécies, o agapanthus é uma planta que se adapta a temperaturas baixas e é bastante resistente à frio, geadas e até mesmo estiagens em períodos curtos.
Solo
A espécie não é muito exigente em relação ao solo, podendo se desenvolver até mesmo em solo pobre em nutrientes.
Apesar de se adaptar a diferentes tipos de solos, a planta tem seu pleno desenvolvimento em solo com terra rica em matéria orgânica.
Rega
O agapanto é uma espécie de fácil cultivo, e que pode ficar sem água durante curtos períodos de estiagem, mas o ideal é que as regras sejam regulares sem que o solo fique encharcado, o que pode ser prejudicial para as raízes da planta.
Adubação
Para estimular a inflorescência, a indicação é de realizar fertilizações anuais no período ao final do inverno, o que ajuda a trazer floradas mais intensas.
Plantio
Para o cultivo do agapanthus, uma das formas de plantio é através da semeadura, e nesse caso as sementes devem ser cultivadas em uma mistura de partes iguais de terra e composto orgânico.
Para a semeadura, a indicação é que o processo seja feito entre a primavera e o outono.
Outra forma de plantio do agapanthus é através da multiplicação da planta por divisão de touceira. Nesse caso, prefira um dia fresco ao final do inverno para fazer a divisão das touceiras e garantir que a planta tenha produzido raízes suficientes antes do período mais quente.
O cultivo da planta também pode ser feito em vaso, e nesse caso, o ideal é que o fundo do vaso tenho uma camada grossa de drenagem, evitando acúmulo de água nas regas.
Fotos de paisagismo com agapanto
Jardim com agapanto
O agapanto é uma espécie com flores bastante utilizadas no paisagismo, e por ser uma espécie de fácil manutenção pode preencher jardins grandes e espaçosos.
A ideia para uso da planta no paisagismo é esta proposta que traz as touceiras com flores contornando a casa de campo e dando graça para o espaço próximo a varanda.
O uso do agapanthus no projeto paisagístico traz uma proposta ornamental para contornar a casa com uma fileira das touceiras com hastes de flores, complementando o projeto paisagístico e decorando esse espaço próximo à casa de campo.
Jardim pequeno com agapanto
A planta em touceiras também pode ser cultivada em jardins pequenos, trazendo um pouco de volume a esses jardins e destacando as flores em hastes.
Como inspiração para um jardim pequeno com agapanthus, a proposta aqui traz um jardim rente ao mundo, sendo uma espécie de canteiro que traz o cultivo de touceiras lado a lado, preenchendo o pequeno espaço para jardinagem e decorando a área próxima ao muro.
As touceiras de folhas longas e finas decoram o pequeno espaço e durante a floração ganham ainda mais destaque por conta das hastes com flores em tons de lilás.
Agapanto em vaso
O cultivo do agapanto também pode ser feito em vasos, e os vasos com a espécie podem ser utilizados para decoração de diferentes espaços, como é o caso deste projeto em que utiliza as plantas para decoração da área externa.
Os vasos grandes com touceiras de agapanthus foram utilizados na área externa e sobre o piso de concreto, que delimita o espaço para o jardim gramado.
Os vasos grandes posicionados em uma mesma reta decoram a área de concreto e trazem flores em tons de roxo, decorando o entorno da casa.
Você já conhecia essa espécie e os cuidados para o cultivo? Conte-nos em qual estilo de jardinagem você mais gosta dessa planta e se você já pensou em cultivá-la.