Textura de Parede: técnicas e usos na decoração!

A textura de parede é um ótimo recurso para quem pretende mudar o aspecto tradicional da estrutura vertical, e se você tem dúvidas de qual o melhor estilo e quais os tipos de texturas que existem, é só ficar de olho no post e conhecer um pouquinho mais de cada estilo para decidir qual será sua escolha de acordo com o ambiente em que pretende usar o artificio.

Tipos de textura de parede

Com rolo

Se você quer uma maneira simples de criar texturas na parede, uma das alternativas é usar o rolo. A técnica oferece duas propostas diferenciadas:

  • Com tinta: essa é a técnica mais fácil, já que exige apenas o uso de um rolo especial para texturas e tinta. A aplicação deve ser feita em uma parede lisa e o aspecto vai ser determinado de acordo com a textura e estilo do rolo escolhido. Para não errar na aplicação, evite ficar repassando muitas vezes o rolo para não retirar a tinta.
  • Com massa: para quem pretende criar um pouco mais de destaque e acrescentar um toque de relevo a parede, pode recorrer ao uso do rolo com a massa adequada para o processo. O modo de uso deve seguir as orientações do fabricante, mas de modo geral, passa-se a massa na parede e o rolo por cima para criar os desenhos na parede. Depois de seca essa textura pode ser pintada.

textura rolo modelo com rolo

rolo com massa

A massa cria um efeito bacana na parede

Com massa corrida

            A textura com massa corrida é um processo um pouco mais trabalhoso, e se você não tem muita familiaridade com esse universo, o mais indicado é contratar um profissional especializado para realizar o procedimento, que exige aplicação da massa, criação da textura, uso de gel e depois a pintura.

O resultado é bem bacana, mas antes de realizar esse procedimento tenha certeza de que é isso que você deseja para o ambiente, já que a retirada é mais complexa do que apenas alterar a cor da parede.

parede com massa corrida

Grafiato

            A moda do grafiato era bem conhecida no início dos anos 2000, e foi uma grande aliada para a decoração de paredes. Com o passar dos anos e o surgimentos de novas técnicas, esse modo ficou um pouco esquecido, mas nunca é tarde para resgatá-lo.

A realização da técnica é um tanto complexa e exige conhecimento e técnica para trabalhar com os materiais necessários, então se você não quer arriscar um trabalho perdido, o melhor é contratar um profissional.

O resultado é charmoso, mas a ideia é de utilizar a parede como ponto de destaque, então escolha sempre uma ou duas paredes para realização da técnica, caso contrário, o procedimento pode ser cansativo ao olhar.

modelos grafiato

grafiato moderno

O grafiato intercalado em orientações vertical e horizontal cria um efeito moderno

Marmorato

Se você gosta do aspecto e dos diferentes tipos de mármore, mas acha que a opção vai pesar muito no bolso para revestir uma parede inteira, uma boa substituição é a textura marmorato.

A técnica simula a pedra natural, inclusive no brilho final, já que ao final do processo há a aplicação de uma cera que dá aparência de brilho no acabamento. Para realizar o procedimento é imprescindível que a parede seja lisinha, e que haja o uso dos materiais adequados para a realização do processo, que deve ser usado, preferencialmente, em ambientes internos.

marmorato

Textura projetada

Ao comparar a textura de parede projetada com as técnicas anteriores, essa é a técnica mais diferente, uma vez que o procedimento é todo feito com pistolas de aplicação, criando um efeito bem diferente para a superfície.

E por conta de ser uma técnica mais diferenciada, nada melhor que contratar um profissional com experiência para realizar o trabalho que envolve algumas etapas:

  1. Aplicação de selador acrílico (mesma cor que a textura) na parede;
  2. Depois de seco o selador, aplica-se a textura com a pistola;
  3. Ao final, é preciso usar uma desempenadeira para remover as pontas da textura.

 

Além de ser uma técnica diferente, ainda há a vantagem de ser versátil tanto para ambientes internos, como externos.

textura projetada

 

Fotos de paredes com textura

Externa

fachada com telhado aparente

O sobrado com telhado aparente é moderno

Neste projeto, a escolha foi por usar textura na pintura da fachada, dando ainda mais destaque a cor marrom, que foi utilizada em apenas alguns pontos da construção. O resultado ficou ótimo, e a escolha da textura valoriza a fachada da casa moderna.

jardim rústico

Rente ao muro, jardim com plantas

Neste projeto, a textura foi utilizada no muro decorado, que foi pintado em tonalidade terracota e com a técnica utilizada aparenta certo desgaste, valorizando a aparência rústica da fachada.

fachada moderna

Nesta proposta, a textura na parede foi a escolha para toda a pintura externa da fachada. A cor usada foi cinza e a textura criou um aspecto de desfoque para a tinta, valorizando o aspecto de cimento queimado e valorizando características do estilo industrial.

 

Mais fotos

muro moderno

O muro de vidro é moderno

grafiato externo

O grafiato foi usado para decorar o muro externo e a pintura da casa

fachada moderna

O revestimento de madeira valoriza a fachada

casa com grafiato

casa térrea com telhado aparente

A casa térrea tem varanda na frente

casa térrea com telhado embutido

O telhado embutido deixa o projeto moderno

casa com garagem frente

fachada casa simples

As janelas de vidro valorizam a fachada

muro decorado

A piscina tem revestimento de vinil

muro com grafiato

piscina com deck

Em volta da piscina, deck de madeira

Interna

Sala

textura efeito linho

Para dar destaque e cor a sala, a escolha foi pela textura com efeito linho, que visualmente remete a tecelagem dos fios de linho em uma peça têxtil. A cor verde foge dos tons tradicionais, mas cria um visual ótimo para o ambiente que tem o restante da decoração em tons de bege.

sala moderna

O teto de gesso tem iluminação embutida

E se você acredita que o grafiato é uma técnica da década passada, engana-se! Dá sim para usar o procedimento em projetos atuais, como é o caso desta sala de TV que apostou na textura de parede para a superfície atrás do sofá e em um tom de bege, mantendo o equilíbrio com o restante da decoração.

 

Mais fotos

sala pequena

No canto do ambiente, poltronas estofadas com estampa de listras

sala simples

Almofadas azuis decoram o sofá e dão destaque ao estofado

parede decorada

Quadros decoram a parede da sala

parede verde

sala de estar

sala de estar moderna

A prateleira na parede serve de apoio para quadros

arandelas sala

Na parede azul, iluminação com arandelas

parede decorada sala

Quarto

quarto moderno

No chão, piso de madeira

E por que não adotar a técnica e dar cara nova as paredes de um quarto moderno? Neste ambiente, a escolha foi por usar o efeito marmorato com aspecto de cimento queimado tanto nas paredes como no teto, e o resultado ficou ótimo, já que trouxe um elemento da decoração industrial para o projeto.

quarto de casal moderno

Se a intenção é decorar o quarto de casal e usar uma textura na parede como parte do projeto, uma inspiração é este projeto que reúne tons suaves e resulta em um ambiente neutro. A técnica diferenciada foi usada na parede atrás da cama, e a iluminação embutida no teto ajuda a dar destaque para o efeito.

 

Mais fotos

quarto de casal pequeno

Nas laterais da cama, parede de espelho

parede decorada quarto

quarto de casal bege

O efeito marmorato decora o quarto de casal

parede alaranjada

cabeceira cama casal

A cabeceira estofada deixa a cama aconchegante

quarto de bebê azul

No quarto de bebê, faixa decorativa

cortineiro gesso

O cortineiro de gesso esconde o início da cortina

quarto bebê

Sala jantar

piso taco

As cadeiras da sala de jantar tem estilo retrô

            Se a intenção é seguir um projeto com um mix de tendências e estilos decorativos, já pode incluir este ambiente entre os favoritos. Aqui a sala de jantar tem uma parede de cimento queimado, e ao lado uma superfície menor e com textura de massa corrida e pintada com uma tonalidade mais intensa, dando maior destaque para o ambiente.

sala de jantar parede marmorato

Outra aposta de textura moderna para a sala de jantar é a técnica de marmorato, que foi utilizada neste ambiente. A escolha da cor para o espaço foi uma tonalidade de cinza, que chega a lembrar do aspecto de cimento queimado, mas com um acabamento mais lustroso.

 

Mais fotos

mesa de jantar espelhada

No centro da mesa, vaso decorativo com flores artificiais

sala de jantar moderna

O lustre metálico decora a sala de jantar

decoração parede sala de jantar

Espelhos decorativos enfeitam a parede

sala de jantar com tapete

piso preto e branco

No chão, piso quadriculado

sala de jantar simples

A parede rosa adiciona cor ao ambiente

mesa triangular

Banheiro

lavabo decorado

Na bancada de vidro, flor artificial em um vaso solitário

O lavabo decorado é uma ótima inspiração para valorizar até mesmo o pequeno cômodo que muitas vezes acaba sendo esquecido. E se o ambiente é realmente pequeno, como este projeto, a escolha de cores neutras, como bege, é a melhor escolha, e assim foi a ideia para adquirir uma decoração através das paredes com textura que fazem parte deste projeto.

banheiro com parede marmorato

Se no banheiro é comum ver o uso de mármore, uma aposta mais barata e com efeito similar é a textura de parede marmorato; que neste projeto foi utilizada na cor roxa, dando mais destaque ao ambiente e tornando-se ponto foco para o ambiente.

 

Mais fotos

bancada de madeira

Na bancada de madeira, cuba de apoio

bancada de mármore

A bancada de mármore é sofisticada

arandela moderna

grafiato amarelo

iluminação embutida

No teto, iluminação com spots embutidos

parede decorada banheiro

Roll in Shower Bathroom

Como fazer textura de parede caseira passo a passo

passo a passo

  1. Pinte uma parede lisa da cor desejada;
  2. Com a tinta ainda molhada, pegue uma vassoura limpa, segure as cerdas com firmeza e esfregue-a na parede criando frisos na pintura;
  3. Espere a tinta secar e o processo está finalizado.

Agora que você já conhece as diferentes técnicas de textura de parede e como usá-las na decoração de superfícies, é hora de escolher o procedimento que mais lhe agrada e dar cara nova as paredes.

Você pode gostar...