Textura de Parede: técnicas e usos na decoração!
A textura de parede é um ótimo recurso para quem pretende mudar o aspecto tradicional da estrutura vertical, e se você tem dúvidas de qual o melhor estilo e quais os tipos de texturas que existem, é só ficar de olho no post e conhecer um pouquinho mais de cada estilo para decidir qual será sua escolha de acordo com o ambiente em que pretende usar o artificio.
Tipos de textura de parede
Com rolo
Se você quer uma maneira simples de criar texturas na parede, uma das alternativas é usar o rolo. A técnica oferece duas propostas diferenciadas:
- Com tinta: essa é a técnica mais fácil, já que exige apenas o uso de um rolo especial para texturas e tinta. A aplicação deve ser feita em uma parede lisa e o aspecto vai ser determinado de acordo com a textura e estilo do rolo escolhido. Para não errar na aplicação, evite ficar repassando muitas vezes o rolo para não retirar a tinta.
- Com massa: para quem pretende criar um pouco mais de destaque e acrescentar um toque de relevo a parede, pode recorrer ao uso do rolo com a massa adequada para o processo. O modo de uso deve seguir as orientações do fabricante, mas de modo geral, passa-se a massa na parede e o rolo por cima para criar os desenhos na parede. Depois de seca essa textura pode ser pintada.
Com massa corrida
A textura com massa corrida é um processo um pouco mais trabalhoso, e se você não tem muita familiaridade com esse universo, o mais indicado é contratar um profissional especializado para realizar o procedimento, que exige aplicação da massa, criação da textura, uso de gel e depois a pintura.
O resultado é bem bacana, mas antes de realizar esse procedimento tenha certeza de que é isso que você deseja para o ambiente, já que a retirada é mais complexa do que apenas alterar a cor da parede.
Grafiato
A moda do grafiato era bem conhecida no início dos anos 2000, e foi uma grande aliada para a decoração de paredes. Com o passar dos anos e o surgimentos de novas técnicas, esse modo ficou um pouco esquecido, mas nunca é tarde para resgatá-lo.
A realização da técnica é um tanto complexa e exige conhecimento e técnica para trabalhar com os materiais necessários, então se você não quer arriscar um trabalho perdido, o melhor é contratar um profissional.
O resultado é charmoso, mas a ideia é de utilizar a parede como ponto de destaque, então escolha sempre uma ou duas paredes para realização da técnica, caso contrário, o procedimento pode ser cansativo ao olhar.
Marmorato
Se você gosta do aspecto e dos diferentes tipos de mármore, mas acha que a opção vai pesar muito no bolso para revestir uma parede inteira, uma boa substituição é a textura marmorato.
A técnica simula a pedra natural, inclusive no brilho final, já que ao final do processo há a aplicação de uma cera que dá aparência de brilho no acabamento. Para realizar o procedimento é imprescindível que a parede seja lisinha, e que haja o uso dos materiais adequados para a realização do processo, que deve ser usado, preferencialmente, em ambientes internos.
Textura projetada
Ao comparar a textura de parede projetada com as técnicas anteriores, essa é a técnica mais diferente, uma vez que o procedimento é todo feito com pistolas de aplicação, criando um efeito bem diferente para a superfície.
E por conta de ser uma técnica mais diferenciada, nada melhor que contratar um profissional com experiência para realizar o trabalho que envolve algumas etapas:
- Aplicação de selador acrílico (mesma cor que a textura) na parede;
- Depois de seco o selador, aplica-se a textura com a pistola;
- Ao final, é preciso usar uma desempenadeira para remover as pontas da textura.
Além de ser uma técnica diferente, ainda há a vantagem de ser versátil tanto para ambientes internos, como externos.
Fotos de paredes com textura
Externa
Neste projeto, a escolha foi por usar textura na pintura da fachada, dando ainda mais destaque a cor marrom, que foi utilizada em apenas alguns pontos da construção. O resultado ficou ótimo, e a escolha da textura valoriza a fachada da casa moderna.
Neste projeto, a textura foi utilizada no muro decorado, que foi pintado em tonalidade terracota e com a técnica utilizada aparenta certo desgaste, valorizando a aparência rústica da fachada.
Nesta proposta, a textura na parede foi a escolha para toda a pintura externa da fachada. A cor usada foi cinza e a textura criou um aspecto de desfoque para a tinta, valorizando o aspecto de cimento queimado e valorizando características do estilo industrial.
Mais fotos
Interna
Sala
Para dar destaque e cor a sala, a escolha foi pela textura com efeito linho, que visualmente remete a tecelagem dos fios de linho em uma peça têxtil. A cor verde foge dos tons tradicionais, mas cria um visual ótimo para o ambiente que tem o restante da decoração em tons de bege.
E se você acredita que o grafiato é uma técnica da década passada, engana-se! Dá sim para usar o procedimento em projetos atuais, como é o caso desta sala de TV que apostou na textura de parede para a superfície atrás do sofá e em um tom de bege, mantendo o equilíbrio com o restante da decoração.
Mais fotos
Quarto
E por que não adotar a técnica e dar cara nova as paredes de um quarto moderno? Neste ambiente, a escolha foi por usar o efeito marmorato com aspecto de cimento queimado tanto nas paredes como no teto, e o resultado ficou ótimo, já que trouxe um elemento da decoração industrial para o projeto.
Se a intenção é decorar o quarto de casal e usar uma textura na parede como parte do projeto, uma inspiração é este projeto que reúne tons suaves e resulta em um ambiente neutro. A técnica diferenciada foi usada na parede atrás da cama, e a iluminação embutida no teto ajuda a dar destaque para o efeito.
Mais fotos
Sala jantar
Se a intenção é seguir um projeto com um mix de tendências e estilos decorativos, já pode incluir este ambiente entre os favoritos. Aqui a sala de jantar tem uma parede de cimento queimado, e ao lado uma superfície menor e com textura de massa corrida e pintada com uma tonalidade mais intensa, dando maior destaque para o ambiente.
Outra aposta de textura moderna para a sala de jantar é a técnica de marmorato, que foi utilizada neste ambiente. A escolha da cor para o espaço foi uma tonalidade de cinza, que chega a lembrar do aspecto de cimento queimado, mas com um acabamento mais lustroso.
Mais fotos
Banheiro
O lavabo decorado é uma ótima inspiração para valorizar até mesmo o pequeno cômodo que muitas vezes acaba sendo esquecido. E se o ambiente é realmente pequeno, como este projeto, a escolha de cores neutras, como bege, é a melhor escolha, e assim foi a ideia para adquirir uma decoração através das paredes com textura que fazem parte deste projeto.
Se no banheiro é comum ver o uso de mármore, uma aposta mais barata e com efeito similar é a textura de parede marmorato; que neste projeto foi utilizada na cor roxa, dando mais destaque ao ambiente e tornando-se ponto foco para o ambiente.
Mais fotos
Como fazer textura de parede caseira passo a passo
- Pinte uma parede lisa da cor desejada;
- Com a tinta ainda molhada, pegue uma vassoura limpa, segure as cerdas com firmeza e esfregue-a na parede criando frisos na pintura;
- Espere a tinta secar e o processo está finalizado.
Agora que você já conhece as diferentes técnicas de textura de parede e como usá-las na decoração de superfícies, é hora de escolher o procedimento que mais lhe agrada e dar cara nova as paredes.