Como Plantar Chuchu?【2024】– Cultivo em Vasos e no Solo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como plantar chuchu. Só que nem todo mundo sabe que se trata de uma planta de manejo simples e colheita durante todo o ano. 

Conhecida cientificamente pelo nome de Sechium edule, a hortaliça faz parte da categoria dos frutos. Seu nome é chuchu. 

chuchus

A planta se desenvolve melhor em clima quente e úmido, por isso a temperatura ideal para o cultivo gira em torno de 18°C a 27°C. No entanto, a temperatura mínima para o plantio seja de 13°C, afinal, não resiste a baixas temperaturas. 

Desse modo, o verão acaba sendo a melhor época para realizar o plantio e cultivo da planta, sobretudo nas regiões Sul e Sudeste e nos períodos chuvosos quando falamos das demais regiões. 

chuchus

Os frutos apresentam diversas formas, cores e tamanhos, mas o mais popular aqui no Brasil é o chuchu verde claro em formato de pera,  com 10 a 20 cm de comprimento. 

Se você quer saber tudo sobre como plantar chuchu e quais são os seus benefícios, acompanhe o post! Vamos falar sobre as características desse vegetal super comum em nosso país e que rende inúmeras receitas.

chuchus

Benefícios do chuchu

Como falamos anteriormente, o chuchu faz parte da categoria hortaliça-fruto. Ele é rico em fibras e em vitaminas A,B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. 

Além disso, o chuchu contém bastante água, baixo teor calórico, assim como é digestivo, se tornando um ótimo diurético, podendo ser também utilizado no controle de hipertensão e problemas renais e urinários. 

Como plantar chuchu 4

Por conta do seu altíssimo nível de fibras, é um elemento muito utilizado em dietas para emagrecimento, pois aumenta a saciedade, além de favorecer o trânsito intestinal, eliminando as toxinas.

O chuchu também ajuda a diminuir o colesterol ruim, assim como aumentar o bom. Possui também antioxidantes e por isso previne doenças cardiovasculares, de ossos, de visão, cerebrais, envelhecimento precoce, entre outras. 

chuchu

O chuchu ainda atua para fortalecer o sistema imunológico e contribui para a estética da pele, cabelo e unhas. 

Além de todos os benefícios para a saúde citados, o chuchu é uma planta de fácil cultivo, rústica e que não precisa de tratos especiais no manejo, podendo crescer em qualquer local. 

Por conta de tudo isso que citamos por aqui, muitas pessoas procuram saber como plantar chuchu para usufruir de todos os prós dessa hortaliça-fruto. 

Como plantar chuchu? – Passo a passo

O chuchuzeiro fornece uma cucurbitácea perene, sendo o caule da planta servindo para fabricação de papel e os feixes utilizados na produção de feixes para chapéus. 

Vale destacar que o chuchuzeiro é uma trepadeira e que deve ser confeccionada por meio de pedaços de bambu ou madeira possuindo ramas longas e filamentos enrolados, conhecidos como gavinhas. 

plantação de chuchu

As gavinhas crescem em locais de clima ameno, por isso geadas ou calor em excesso podem prejudicar o desenvolvimento da planta e consequentemente do fruto. 

Abaixo selecionamos dois passo-a-passo de como plantar chuchu. O primeiro no solo e o segundo no vaso, acompanhe o restante do artigo e aprenda!

Como plantar chuchu 2 1

Plantando no solo

Tem um pedaço de terra em seu quintal e quer plantar uma hortaliça que vingue? O chuchu certamente é uma ótima escolha!

Veja abaixo um passo a passo de como plantar chuchu no solo. 

Como plantar chuchu 8

  1. Semente: O plantio do chuchu deve ser realizado através de chuchus-semente, obtidos da própria plantação. Por isso encontre produtores que ofereçam frutos sadios, bem formados para apresentar boa resistência contra pragas e doenças.
  2. Ambiente: A temperatura ideal para cultivar o chuchu fica entre 15°C e 25°C, por isso durante períodos de geada e frio intenso o desenvolvimento do plantio acaba prejudicado.Como plantar chuchu 7
  3. Plantio: O chuchu não exige muito do solo, inclusive sendo altamente tolerante a acidez. Contudo, se desenvolve melhor em solos com textura média, soltos e leves, com boa fertilidade e adubados.
    Ademais, a planta não resiste ao excesso de água, por isso o solo deve ser bem drenado. A saber, os chuchus-semente necessitam ser plantados após a pré-brotação.

    Coloque os chuchus-semente no sulco ou direto na cova, mas não cubra ele com terra, evitando que ele apodreça. Afinal, o simples contato com o solo desenvolve rapidamente o enraizamento.Como plantar chuchu 6
  4. Latada: O plantio do chuchu acontece principalmente em latada (espaldeira), por conta dos frutos pendentes que devido a coloração ficam mais visíveis na colheita.
    Construa a latada pregando os mourões devidamente no solo, respeite o espaçamento de 3 metros entre elas e conte com o suporte de fios de arame liso.
    Faça uma malha com arames cruzados a cerca de 1,80 metro do solo, esse procedimento deve ser realizado para facilitar a manutenção do plantio. Ao lado de cada mourão, plante um chuchu-semente. 
  5. Adubação: O chuchu precisa contar com bastante fósforo para o desenvolvimento das raízes, assim como fontes de potássio.
    As adubações podem ocorrer mensalmente, sobretudo quando acontece o crescimento da haste principal e o florescimento.Como plantar chuchu 4 1
  6. Irrigação: A irrigação é primordial para manter o desenvolvimento e a produtividade do chuchuzeiro, por isso realize regas constantes. No entanto, o solo deve ser bem drenado para que o solo não fique encharcado podendo apodrecer ou adoecer a planta.
  7. Colheita: Após a realização do plantio do chuchu, são necessários cerca de 80 a 110 dias para começar a colheita.

Como plantar chuchu 3 1

Como plantar chuchu 10

Como plantar chuchu 9
Como plantar chuchu 5

E então, gostou de saber um pouco mais sobre como plantar chuchu no solo? Mas saiba que essa não é a única maneira de cultivar esse vegetal. Continue acompanhando para ver outras formas.

Como plantar chuchu em vasos

Sim, o chuchu pode ser cultivado em vasos, mas que sejam de grande dimensão para que dê sustentação à planta que é trepadeira.

Selecionamos um passo a passo sobre como plantar chuchu no vaso, veja! 

Como plantar chuchu

  1. Compre chuchus-sementes: A primeira coisa a se fazer para realizar o plantio do chuchu é comprar chuchus-sementes. Você pode adquirir com um produtor ou esperar que o chuchu fique maduro e sua semente brote, podendo ser usado no plantio.

    No entanto, o broto precisa ter cerca de 10 cm a 25 cm de comprimento. Além disso, arranje um vaso de médio a grande porte que ofereça boa drenagem.
    muda de chuchu
  2. Prepare a terra do vaso: A Terra utilizada no plantio do chuchu deve ser fértil, úmida e adubada. Além disso, enriqueça-a com fósforo e potássio para melhorar o desenvolvimento.
  3. Plante a muda: O fruto com o broto do chuchu deverá ser plantado de cabeça para baixo, com a parte do broto coberta de terra ou substrato.

    Dessa maneira, você permite que o broto se desenvolva sem problemas, além disso finque um pedaço de madeira para posteriormente o chuchu ir se enrolando em volta dele.
    chuchu
  4. Local que precisa de luz: A planta adora luz, por isso o vaso deverá ser alocado em um local com boa luminosidade, mas não com excesso.

    Afinal, como falamos acima, a temperatura ideal para o desenvolvimento da planta é entre 15°C e 25°C.
  5. Regas: A chuchuzeira necessita de um solo úmido e por isso necessita de regas constantes, no entanto, o vaso deve apresentar boa drenagem.

    Por isso, utilize um prato com pedriscos embaixo do vaso e constantemente verifique a umidade. Nunca deixe o solo encharcado.
    muda de chuchu
  6. Podas: Por fim, realizar podas constantes é primordial, justamente por conta do plantio no vaso, tendo em vista que a chuchuzeira poderá ficar enorme. Por isso, retire folhas secas e brotos velhos.
    chuchu
    chuchu

Então, gostou de conhecer como plantar chuchu? Tente cultivar essa hortaliça em sua casa e depois volte aqui para contar como foi a sua experiência. Até uma próxima!

Não deixe de ler também –  Mussaenda【2021】ᐅ Cores, como cultivar e fotos incríveis!

Você pode gostar...