Plantação de Pepino – dicas para um cultivo de sucesso!

A plantação de pepino é uma cultura bastante desenvolvida por pequenos produtores, que cultivam a planta da família Cucurbitaceae.

O cultivo do pepino pode ser uma opção rentável, e para tirar dúvidas sobre o assunto e entender mais sobre plantação de pepino, é só seguir a leitura.

 

Benefícios do pepino para a saúde

O pepino é um alimento bastante nutritivo e baixo em calorias, sendo rico em água, minerais e antioxidantes.

Para conhecer os benefícios de consumir esse alimento, reunimos uma lista repleta de vantagens de incluir pepino na alimentação.

  • Perda de peso: o alimento com poucas calorias é rico em água e fibras, o que ajuda a aumentar a saciedade entre as refeições por mais tempo.
  • Evita desidratação: o pepino é um alimento constituído por 95% de água e tem importantes eletrólitos, o que pode ajudar a prevenir desidratação.
1 beneficios do pepino Fine Dining Lovers

Via: Dining Lovers

  • Saúde cardiovascular: as fibras e antioxidantes presentes no pepino ajudam na melhora da saúde cardiovascular, promovendo a diminuição de gorduras no organismo, principalmente triglicerídeos e colesterol LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim.
  • Pressão arterial: as boas quantidades de água, potássio e magnésio são fundamentais para ajudar a reduzir a pressão arterial, promovendo a eliminação do excesso de sódio através da urina e o relaxamento das artérias.
2 beneficios do consumo de pepino Food Network

Via: Food Network

  • Controle da diabetes: a presença de cucurbita no pepino estimula a liberação do hormônio insulina, ajudando na regulação do nível de glicose no organismo e prevenindo e controlando a diabetes.
  • Melhora a digestão: o alimento funciona como um anti-inflamatório para o estômago, auxiliando na digestão e diminuindo acidez e formação de gases no tubo digestivo.
  • Alivia a pressão de ventre: as boas quantidades de fibra e água presentes no alimento ajudam a suavizar e aumentar o tamanho das fezes, promovendo a eliminação pelo intestino e melhorando a prisão de ventre.
3 beneficios do pepino para a saude Simply Recipes

Via: Simply Recipes

Tipos de pepino

No mercado brasileiro é possível encontrar com mais facilidade 4 tipos de pepino:

  • Caipira (mais rústico);
  • Conserva;
  • Aodai ou comum (maior volume de comercialização);
  • Japonês ou aonaga (sabor mais suave).

 

Quanto tempo leva para a colheita do pepino?

O início da colheita de pepino ocorre entre 40 e 60 dias após a semeadura, e esse prazo pode se estender a até 80 dias.

4 dicas cultivo de pepino Wikifarmer

Via: Wikifarmer

A colheita do pepino do tipo caipira acontece quando os frutos atingem de 12 a 14 cm de comprimento, já os pepinos do tipo a comum e japonês são colhidos com comprimento de 21 a 23 cm.

5 dicas colheita de pepino RHS

Via: RHS

Condições ideais para a plantação de pepino

A plantação de pepino se desenvolve melhor em locais de clima ameno ou quente, e quando cultivado em ambientes protegidos é possível ter produção ao longo do ano todo.

As condições ideais também incluem a cultura que pode ser conduzida na forma rasteira ou tutorada.

6 plantacao de pepino Gardeners Path

Via: Gardeners Path

Como plantar pepino? – Tudo sobre plantação de pepino

Solo

Para a plantação de pepino, os solos mais adequados devem ser leves, areno-argiloso e com pH variando entre 5,5 e 6,5.

 

Espaçamento

O espaçamento na cultura de pepino pode variar de acordo com o tipo de cultivo adotado.

No cultivo do tipo rasteiro, com frutos destinados ao consumo in natura, a recomendação é de espaçamento 1,5 x 1 m, permanecendo duas plantas por cova.

No plantio de pepino industrial, o espaçamento recomendado é de 1 m entrelinhas e 0,3 a 0,4 m entre covas, mantendo três plantas por cova.

Para o cultivo tutorado, a recomendação de espaçamento é de 1 m entrelinhas e 0,4 a 0,6 m entre as plantas, mantendo apenas uma planta por cova.

7 plantio de pepino Bonnie Plants

Via: Bonnie Plants

Adubação

No cultivo de pepino, a adubação é fundamental para garantir os nutrientes necessários para a planta, e a recomendação é de uma aplicação de 30 t/ha de esterco bovino ou de 8 t/há de esterco de aves.

A aplicação desse adubo deve ser de 20 a 30 dias antes da semeadura ou transplantio de mudas.

A adubação orgânica é capaz de melhorar as condições físicas do solo, diminuindo problemas de compactação, melhorando a retenção de água no perfil, reduzindo a incidência de nematoides, e fornecendo nutrientes para as plantas de maneira gradual e contínua.

A adubação com adubos minerais deve ser incorporada ao solo em uma profundidade de 20 a 25 cm, proporcionando maior crescimento e distribuição do sistema radicular das plantas.

No cultivo do tipo rasteiro, há a necessidade de menos nutrientes e a recomendação é de aplicar metade das doses sugeridas para as culturas tutoradas.

 

Agora que você já está por dentro do assunto, já pode considerar essa opção de cultivo.

Você pode gostar...