Como montar um chiqueiro de porco? •【PASSO A PASSO】

Se você está pensando em iniciar uma criação doméstica de suínos, é primordial saber como montar um chiqueiro de porco passo a passo. Engana-se quem pensa que esses animais devem ficar na lama ou em locais com pouca estrutura. Os porcos são animais que gostam de locais limpos e bem cuidados.

Sendo assim, entender como funciona o chiqueiro e como construí-lo é o primeiro passo para ter sucesso nesse projeto. Para aprender e tirar todas as dúvidas, vale ler nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Aprenda a montar um chiqueiro de porco e ofereça um local confortável para os suínos.

Chiqueiro de porcos

A criação de porcos é muito comum no Brasil, principalmente nas áreas rurais. São muitas vantagens, tanto para quem pretende ter uma vara doméstica ou deseja iniciar um negócio.

Tanto a carne quanto outros produtos provenientes dos suínos são muito valorizados no mercado. A reprodução é alta e grande parte das espécies são dóceis, convivendo bem em grupo e com outros animais.

Além disso, os porcos se adaptam a qualquer local, desde que tenha boa estrutura, conforto e limpeza. Por isso, o chiqueiro é parte fundamental do projeto e deve ser erguido seguindo algumas regras.

como é um Chiqueiro de porcos

Como deve ser um chiqueiro de porco?

Primeiramente, é preciso delimitar o espaço em que será construído o chiqueiro. De preferência, escolha um local que abrigue a obra e conte com uma área gramada para os porcos brincarem.

Segundo especialistas, é indicado soltar os porcos (principalmente os jovens) sempre antes de limpar o chiqueiro. Assim, você tem maior comodidade no trabalho e eles podem se exercitar.

Todo esse espaço deve ser plano e estar cercado, tanto para evitar a fuga do porcos quanto para que não tenham contato com outros bichos, como patos ou galinhas – embora convivam tranquilamente juntos. Isso é importante para a organização de sua chácara também.

como montar um Chiqueiro de porcos

O chiqueiro pode ser de alvenaria (com blocos de concreto), de tijolos ou madeira. O tamanho depende de quantos porcos você deseja criar. Lembre-se que esses animais são prolíferos e uma única cria pode gerar mais de cinco filhotes. Sendo assim, o espaço deve ser suficiente para abrigar a todos confortavelmente.

Além disso, o chiqueiro deve contar com divisões, principalmente para separar uma fêmea durante a amamentação ou para evitar que dois machos fiquem no mesmo local. Cada um desses “cômodos” deve contar com cocho para alimentação, espaço para água e um local para as fezes. Quanto mais organizado, melhor.

A parte principal, todavia, é o canal de drenagem da água, afinal, você deve lavar o chiqueiro diariamente. Com isso, é exigido um piso de concreto para facilitar a limpeza, além de torneiras instaladas próximo ao local. O telhado também precisa ser resistente, além de um espaço arejado e boa iluminação.

criação de porcos

Vale destacar que o chiqueiro deve ter altura suficiente para que os porcos não pulem. Já o piso e as divisórias devem ser de materiais fortes, pois eles podem cavar a terra com muita facilidade. As baias podem conter palhas, e folhas para que descansem. Além disso, esses insumos ajudam a absorver a urina.

Os porcos só rolam na lama caso estejam com calor. Do contrário, eles podem ficar em um local com boa sombra para repousar. Lembre-se que, ao contrário do que muitos acreditam, os suínos não gostam de ficar sujos. Um ambiente limpo e bem cuidado garante o bem-estar dos animais, evita doenças, moscas e outros problemas.

como montar Chiqueiro de porcos passo a passo

Como fazer um chiqueiro de porco – Passo a passo

Saiba como fazer um chiqueiro de porco passo a passo e tenha sucesso em seu projeto!

Delimite o local

Escolha o local em que o chiqueiro será instalado. Limpe totalmente e mantenha o solo nivelado.

modelo de Chiqueiro de porcos

Faça uma projeção

A projeção do chiqueiro é ideal para delimitar cada etapa da obra, como se fosse a planta de uma casa, por exemplo. Faça um desenho para saber onde ficará cada espaço, com todas as medidas marcadas, os materiais que serão utilizados, entre outras necessidades.

planta de Chiqueiro de porcos

Escolha os materiais

O chiqueiro será de alvenaria, tijolos, madeira, ou com todos esses materiais? Escolha a base e as opções de acabamento, comprando a quantidade de acordo com as medidas do espaço.

Erga a casinha com as divisórias

Comece a construção do local onde os porcos poderão descansar. Divida o local, faça um cocho para água e comida. As divisórias devem ter a altura necessária para que os suínos não pulem. Além disso, o local deve ser confortável e comportar todos os animais que você pretende criar.

ideias de Chiqueiro de porcos

Atenção ao sistema hidráulico e elétrico

O sistema de drenagem de água e iluminação são essenciais e devem ser concebidos junto à construção da casinha. Os pontos de saída de água são importantes para ajudar na limpeza e manutenção do chiqueiro.

Instale o telhado e as aberturas

A casinha deve ser coberta com um telhado resistente, seja com armação de madeira e telhas de cerâmica ou opções mais básicas de fibrocimento. Delimite a altura de modo que o espaço fique bem ventilado. Depois, instale as portas.

dicas para montar um Chiqueiro de porcos

Mantenha o espaço cercado

Após a construção da baia, todo o espaço externo deve ser cercado. Use telas resistentes e sem aberturas para evitar que os porcos fujam e que outros animais entrem no local.

Faça o acabamento

O acabamento do chiqueiro se dá com o chapisco, concretagem do piso e das paredes, pintura, envernizamento de madeira, limpeza para retirada dos resíduos de construção, entre outros pontos. Além disso, não se esqueça de testar as saídas elétricas e deixar uma torneira para a limpeza do local – que deve ser realizada diariamente com água e vassoura para eliminar fezes, restos de alimentos, etc.

ideia de Chiqueiro de porco


Com o chiqueiro pronto, os porcos podem ser conviver no espaço e se desenvolver plenamente. Acima de tudo, escolha materiais de qualidade e, se achar interessante, conte com a consultoria de especialistas – sobretudo na mão de obra.

Enfim, este é nosso guia para você aprender como montar um chiqueiro de porco passo a passo. Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

Você pode gostar...