Porta-Esmalte – 52 Ideias para Guardar e Organizar seus Esmaltes!
Para quem gosta de ter tudo organizado, uma boa pedida é o porta-esmalte, que deixa os vidrinhos de esmaltes em um mesmo lugar e organizados, tornando a tarefa de fazer a unha até mais fácil.
E seja para quem vai fazer a unha em casa ou é manicure profissional, o porta-esmalte é uma ótima alternativa para deixar tudo organizado e fácil para o uso. E para inspirar as mulheres, hoje reunimos dicas de modelos desse acessório e até um passo a passo completo para fazer um porta-esmalte em casa.
Fotos e Modelos de Porta-Esmalte
De Parede
Entre os modelos de porta-esmalte uma das versões que é bastante indicada para manicures é a versão de parede, que funciona como um expositor para os esmaltes.
Esse tipo de organizador pode ser em diferentes modelos e tem como característica ficar fixo na parede, deixando os vidrinhos expostos para a cliente escolher a cor do esmalte.
Uma das variações de modelo para o organizador de esmalte de parede é este modelo estilo prateleiras, que pode ser fixado em alturas diferentes.
O modelo traz prateleirinhas com uma borda na frente, evitando que os esmaltes caiam com facilidade.
E além de ser um ótimo expositor, essa versão ainda tem como vantagem o fato de poder acrescentar novas prateleiras conforme coleção de esmaltes aumenta.
Entre as variações de estilos para o porta-esmalte de parede, uma das inspirações é este modelo em formato da cabeça da Minnie.
O item além de trazer prateleiras para deixar os esmaltes expostos, ainda traz uma decoração temática para o ambiente.
De MDF / Madeira
Uma versão bem conhecida do porta-esmalte são os modelos em MDF, que podem ser comprados em lojas de artesanato e decorados de acordo com o gosto pessoal, assim dá para criar um modelo artesanal para guardar e organizar os vidros de esmalte.
Como inspiração de um modelo de MDF decorado, esta caixinha é uma perfeita inspiração.
O porta-esmalte traz divisórias individuais para guardar os frascos de esmaltes e ainda traz uma gaveta na base, que pode ser usada para guardar outros itens e acessórios para fazer as unhas.
O modelo artesanal ainda traz o detalhe do recorte vazado com a palavra “Esmalte”.
E para quem procura um modelo ao estilo expositor, pode se inspirar nesta versão em MDF que é de parede.
O modelo vertical traz nichos para encaixar os vidrinhos de esmalte separadamente e pode ser fixado na parede, deixando os esmaltes expostos e mais fáceis para escolher.
De Acrílico
Entre tantas opções de modelos de porta-esmalte, uma versão são as caixinhas e expositores em acrílico.
Esse tipo de acessório tem a vantagem de ser transparente, o que permite organizar os vidros de esmalte e deixá-los visíveis e fáceis de encontrar.
Como ideia para um modelo de organizador em acrílico, a proposta aqui traz uma caixinha organizadora simples.
O modelo traz divisórias e os esmaltes podem ser colocados lado a lado. Além disso, o item também pode ser usado para acomodar outros acessórios de fazer a unha.
E na lista dos modelos de acrílico, uma opção perfeita para salões de beleza, é a versão de parede, que ocupa menos espaço e fica como um expositor de parede.
No caso deste modelo, o fato de ser acrílico é uma grande vantagem, já que deixa os vidrinhos totalmente expostos, e assim a cliente pode escolher facilmente a cor de esmalte que deseja.
Outro fator positivo do modelo de acrílico é o fato de ser mais clean e moderno.
De Tecido
Para quem quer ideias variadas para o porta-esmalte, uma das inspirações são os modelos feitos de tecido.
Esse tipo de organizador pode seguir diferentes estilos, e uma versão queridinha desse modelo são as versões portáteis, que podem ser dobradas e carregadas facilmente de um lugar para outro.
Como ideia para um porta-esmalte de tecido, esse modelo portátil é uma perfeita inspiração!
O modelo traz divisórias internas em plástico transparente, onde é possível encaixar os vidrinhos de esmalte separadamente e sem perder a visibilidade da cor, já que o plástico é incolor.
O modelo pode ser enrolado e assim os esmaltes podem ser carregados de um lado para outro com facilidade.
Uma versão mais compacta do organizador de esmalte em tecido, é esta versão ao estilo nécessaire.
O acessório traz bolsinhas com zíper e em plástico transparente, assim dá para colocar os esmaltes e acessórios de fazer a unha e vê-los sem a necessidade de abrir os bolsinhos para procurar uma cor de esmalte.
Esse tipo de bolsa de tecido para esmaltes ainda tem a vantagem de poder ser dobrada e ficar mais compacta.
De Papelão
Se a ideia é ter um porta-esmalte, mas sem gastar nada ou quase nada, uma boa alternativa é adotar um projetinho DIY e fazer o organizador de papelão.
O papelão é uma ótima escolha para fazer o organizador de esmaltes ou até mesmo um porta-maquiagem, pois dá sustentação ao organizador e é um material fácil de encontrar para ser reaproveitado.
Uma das ideias para fazer um organizador de esmaltes com papelão é esta proposta.
Na ideia, o papelão foi usado para fazer a caixinha e as divisórias internas que são ideais para encaixar cada vidrinho de esmalte, evitando que os esmaltes tombem ou fiquem desorganizados.
O organizador de papelão ainda foi revestido de papel estampado e decorado com fita de cetim, dando um toque mais delicado ao acessório.
E para quem procura ideias criativas para fazer um porta-esmalte de papelão, pode se inspirar nesta ideia de fazer o item com caixa de sapato, assim o organizador pode ficar fechadinho quando não está em uso.
Para a ideia de fazer um porta-esmalte de caixa de sapato, a aposta foi por usar a caixa na vertical e criar nichos internos, assim o organizador funciona como uma prateleira com portinha.
Portátil
Para quem quer uma opção de porta-esmalte prática de carregar e ganhar, pode optar por um modelo portátil.
Esse tipo de acessório é ideal para manicures e profissionais que fazem atendimento em domicilio, pois podem ser levados facilmente de um lugar para outro.
Como inspiração de um modelo de porta-esmalte portátil, uma opção é este modelo em formato de maleta de acrílico.
O organizador em acrílico é ótimo por conta da transparência, que permite ver as cores dos esmaltes sem a necessidade de ficar abrindo a maleta.
Outro ponto positivo é o modelo em formato de maleta, que pode ser transportado com facilidade.
Os modelos portáteis não se restringem apenas ao uso profissional. Há versões de organizadores de esmalte portáteis que também podem ser de uso doméstico, como é o caso desse modelo.
Nesse caso, o modelo é uma mini bolsinha de tecido perfeita para levar o porta-esmalte em viagens ou até mesmo dentro da bolsa, como uma nécessaire.
O modelo de tecido traz bolsinho elástico para encaixar os vidrinhos de esmalte e bolsinho com zíper para guardar outros acessórios de fazer a unha.
Como Fazer Porta-Esmalte Passo a Passo
Para quem adora colocar ideias em prática com projetinhos DIY, trouxemos um tutorial com passo a passo para aprender a fazer um porta-esmalte simples.
- Pegue um pedaço de papelão em formato quadrado e desenhe um quadrado central com abas laterais;
- Recorte o desenho, deixando o quadrado central com arestas espaçadas nas abas laterais;
- Dobre as arestas laterais e vá passando linha intercalada para formar as abas da caixinha;
- Passe a linha em volta de toda a caixa porta-esmalte;
- Passe uma fita no topo e cole com cola quente para dar acabamento à caixinha;
- Agora é só colocar os esmaltes dentro da caixinha e o organizador está pronto!
Agora é só escolher o seu modelo favorito e apostar nesse item de organização para manter tudo em ordem na hora de fazer as unhas.