Mussaenda【2024】ᐅ Cores, como cultivar e fotos incríveis!

A mussaenda faz parte da família das Rubiaceae é uma planta introduzida no território brasileiro nos anos 80, podendo ser inclusa na categoria de arbusto tropical, além disso, trata-se de uma planta de sol pleno. 

Logo na sua chegada ao país foi considerada uma planta frágil, vulnerável ao frio e ventos fortes. No entanto, tornou-se uma planta indicada para locais ensolarados, com solos úmidos e que não necessitam de muita manutenção. 

Mussaenda 1

Dessa forma, a mussaenda adaptou-se muito bem ao clima brasileiro. A saber, seu nome vem do grego erythros “vermelho” e phyllon “folha”. 

Afinal, a mussaenda conta com lindas pétalas vermelhas que acaba atraindo polinizadores, sobretudo quando está combinada com outras mussaendas, como por exemplo:

  • Mussaenda Frondosa
  • M. Philippica 
  • M. Alicia 
  • M. Erythrophylla 

Ademais, em países da África ela cresce de maneira espontânea e suas raízes são aproveitadas como um estimulante para o apetite, por isso, tornou-se comum pessoas mastigá-las antes das refeições. 

Além disso, a mussaenda é um belo arbusto com flores delicadas, suas pétalas variam entre o vermelho, rosa, branco, amarelo e dourado. 

Mussaenda 2

Na maioria dos casos ele se adapta muito bem em canteiros desenvolvendo-se com facilidade, assim como em vasos. No entanto, para isso é necessário que receba sol e muita água. 

Se você quer saber tudo sobre mussaenda, suas principais características, como cuidar e cultivar, além de fotos de tipos e modelos da planta, acompanhe o post e fique por dentro do assunto!

Características da mussaenda

A mussaenda possui algumas características marcantes que fazem desta planta uma das mais belas e queridas de muitas pessoas, por isso, ela é muito utilizada em decorações de jardins e projetos paisagísticos. 

A saber, sua reprodução acontece através da utilização da estaquia dos galhos e das pontas dos ramos. Contudo o desenvolvimento por sementes acaba sendo muito difícil. 

Mussaenda 3

Desse modo, para fazer estacas, arranque galhos floridos de uma planta já desenvolvida. De cada galho, faça estacas de 10 cm, arrancando as flores e folhas. 

Ademais, as mussaendas necessitam de sol pleno e um solo rico em matéria orgânica. Tornando-se uma planta muito bem adaptada ao clima tropical brasileiro. 

Vale destacar que ela faz parte da família das Rubiaceae com características arbustos semi-lenhoso, seu porte pode variar entre 2,50 e 4,00 metros. 

Além disso, floresce principalmente na primavera e verão, afinal, ela adora viver em um ambiente tropical como acontece em algumas regiões do Brasil e da África. 

Como cuidar e cultivar? #dicas

Se você está pensando em cuidar e cultivar a mussaenda algumas dicas valiosas deverão ser colocadas em prática. 

Para cultivar, você deverá realizar o plantio através de mudas. Desse modo, com a ajuda de um alicate, escolhas algumas boas mudas e corte em diagonal, arrancando umas folhinhas para elas pegarem um pouco mais rápido. 

Mussaenda 4

Posteriormente, faça um buraco na terra, pode ser em um canteiro ou em um vaso de médio a grande porte e coloque a mussaenda. 

Depois de três meses, quando ela estiver com pelo menos 20 cm, você poderá plantá-la em uma floreira. 

Prepare uma boa drenagem, utilize brita ou argila expandida e feche com uma manta para não entrar terra. 

Em seguida, misture duas partes da terra vegetal, uma parte com areia e outra com matéria orgânica. 

A saber, a matéria orgânica poderá ser o húmus de minhoca ou esterco de boi bem curtido. Vale frisar que não pode ser molhada, tem de estar bem curtido. 

Mussaenda

Pegue a mussaenda com muito cuidado, afinal, trata-se de uma planta delicada para não quebrar o torrão dela. Depois leve-a para o local onde ela será plantada. 

Em seguida, complete com a mistura utilizada anteriormente, para proporcionar a umidade ideal e dar um belo acabamento na floreira. Se preferir, coloque casca de pínus em volta da planta. 

Outro ponto importante é que a mussaenda gosta muito de água. Caso ela seja cultivada em vaso, deverá ser regada com pouca água todos os dias, mantendo sua umidade. 

Caso ela seja cultivada em canteiro, deverá ser regada três vezes por semana. Vale destacar que se preferir você poderá encontrar esses produtos citados acima em lojas de jardinagem. 

Fotos, tipos e cores de mussaenda

A mussaenda possui diversas cores e tipos e por isso tornou-se uma planta tão adorada no Brasil e em boa parte do mundo onde ela consegue se desenvolver. 

Nesse sentido, se você está pensando em utilizá-la no seu jardim, na sua casa ou em algum projeto paisagístico, selecionamos diversas fotos de modelos de mussaenda que poderão inspirar você, veja! 

Mussaenda rosa

A mussaenda rosa também conhecida como mussaenda alicia tornou-se muito popular no Brasil e chama atenção pelas suas lindas pétalas rosas. 

Dessa maneira, selecionamos diversos modelos de mussaenda rosa que você poderá utilizar na decoração da sua casa ou no seu projeto paisagístico, veja!

Mussaenda rosa 1

Mussaenda rosa 2

Mussaenda rosa 3

Mussaenda rosa 4

Mussaenda rosa 5

Mussaenda rosa 6

Mussaenda rosa 7

Mussaenda rosa 8

Mussaenda rosa 9

Mussaenda rosa 10

Mussaenda vermelha

A mussaenda vermelha faz parte da família da Rubiaceae e trata-se de um arbusto tropical que se adapta muito bem ao clima equatorial e tropical. 

Sua altura pode variar entre 1.8 e 3 metros, elas adoram sol pleno e possuem um ciclo de vida perene. Ademais, é um arbusto vistoso e chama atenção pela floração ornamental. 

Além disso, elas possuem flores arredondadas com sulcos bem marcados. A mussaenda vermelha é muito utilizada em projetos paisagísticos. 

Por isso, dê uma olhada em diversos modelos dessa planta na cor vermelha que selecionamos para vocês!

Mussaenda vermelha 1

Mussaenda vermelha 2

Mussaenda vermelha 3

Mussaenda vermelha 4

Mussaenda vermelha 5

Mussaenda vermelha 6

Mussaenda vermelha 7

Mussaenda vermelha 8

Mussaenda vermelha 9

Mussaenda vermelha 10

Mussaenda branca

A mussaenda philippica conhecida como mussaenda branca, também faz parte da família rubiaceae. A saber, ela se adapta muito bem ao clima equatorial, oceânico, subtropical e tropical. 

Trata-se de uma planta que tem origem nas Filipinas, Nova Guiné e Oceania. Sua altura varia entre 1,8 e 2,4 metros, além de ser uma planta de sol pleno e que possui um ciclo de vida perene. 

Ademais, ela também é um arbusto de textura semi-lenhosa e por isso muito ornamental. Possuem folhas ovaladas na coloração verde-escura. 

Além disso, ela pode ser cultivada como arbusto isolado, cerca viva, entre outros. Por isso, tornou-se uma ótima opção para decoração e projetos paisagisticos. 

Pensando nisso, selecionamos diversos modelos dessa planta na cor branca que poderão ajudá-los na composição do seu projeto, veja!

Mussaenda branca 1

Mussaenda branca 2

Mussaenda branca 3

Mussaenda branca 4

Mussaenda branca 5

Mussaenda branca 6

Mussaenda branca 7

Mussaenda branca 8

Mussaenda branca 9

Mussaenda dourada / amarela

A mussaenda dourado ou amarela também conhecida como mussaenda incana ou luteola tem origem no continente asiático e produz uma bela flor na cor amarela que chama muita a atenção das borboletas. 

Trata-se de uma planta ornamental, ganha um grande destaque em qualquer ambiente, por isso, sua utilização em jardins agrada muito. 

Mussaenda dourada amarela 1

A saber, a mussaenda amarela floresce praticamente o ano todo, no entanto, possui maior ênfase durante o verão. 

Vale destacar que ela é uma ótima opção para utilização no paisagismo como arbusto isolado ou até mesmo plantado formando cercas-vivas. 

Mussaenda dourada amarela 2

Contudo, ela também poderá ser cultivada em vasos, sendo uma ótima opção para jardins. Trata-se de uma planta rústica que adora o sol pleno. 

Selecionamos diversos modelos de mussaenda dourada que poderão te inspirar, veja!

Mussaenda dourada amarela 3

Mussaenda dourada amarela 4

Mussaenda dourada amarela 5

Mussaenda dourada amarela 6

Mussaenda dourada amarela 7

Mussaenda dourada amarela 8

Mussaenda dourada amarela 9

Mussaenda dourada amarela 10

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a mussaenda?

Não deixe de ler também – Manacá-da-serra: +50 fotos de paisagismo e tudo sobre!【2021】

Você pode gostar...