Figo-da-Índia – Principais Benefícios e Como Plantar【2024】

Você já ouviu falar em figo-da-Índia? Esse alimento repleto de benefícios à saúde tem sido uma procura constante para que quer cuidar da saúde e se beneficiar das vitaminas e nutrientes presentes nesse fruto.

E se você vem buscando mais informações sobre os benefícios do consumo de figo-da-Índia, no post reunimos tudo o que você precisa saber sobre esse alimento, além de dicas de como consumir e como cultivá-lo.

figo da india

O que é figo-da-Índia?

Com o nome científico de Opuntia ficus-indica, o figo-da-Índia também é conhecido popularmente como tabaibeira, figueira do diabo, figueira da Índia, piteira, tuna, figueira tuna, figueira palmeira ou palma.

O aspecto da planta lembra um cacto e é comum de regiões semiáridas, sendo bastante ramificado e atingindo de 1,5 a 3 m de altura.

A planta que lembra um cacto tem ramos clorofilados achatados, e tom de verde acinzentado, podendo variar com ramos com bastante espinhos ou até mesmo sem espinhos.

A espécie tem floração entre tons de amarelo e laranja, e os frutos são em tonalidade de amarelo avermelhado, sendo suculentos, com alto teor de fibras e ricos em vitaminas.

o que e figo da india

A planta é típica de regiões semiáridas

Benefícios do figo-da-Índia

O figo da Índia tem se destacado por conta dos benefícios à saúde e alguns dos benefícios que esta fruta pode trazer à saúde são:

  • controle dos níveis de açúcar e colesterol no sangue;
  • rico em vitaminas C, E e vitaminas do complexo B;
  • rico em fibras alimentares;
  • rico em minerais como potássio, cálcio, zinco, ferro, magnésio, fósforo e cobre;
  • composto por flavonoides, betalaínas e polifenóis, sendo os polifenóis antioxidantes que protegem as células do corpo contra os danos causados por radicais livres;
  • ação anti-inflamatória;
  • fortalecimento do sistema imunológico;
  • prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson;
  • redução da pressão arterial.
beneficios do figo da india

A fruta traz uma série de benefícios à saúde

beneficos do figo da india para a saude

Como pode ser consumido? #dicas

A fruta de polpa suculenta pode ser apreciada em sua forma natural, desse modo, basta partir a fruta ao meio, tomando cuidado com os espinhos externos, e retirar a polpa com auxílio de uma colher para comer o fruto.

como comer figo da india

A fruta pode ser consumida em sua forma natural

A polpa suculenta também pode ser utilizada como ingrediente principal de receitas, podendo ser utilizada para fazer doces, compotas, geleias e até mesmo sucos.

Desse modo, o fruto com diversos benefícios a saúde pode ser consumido em sua forma natural ou utilizado como um ingrediente para receitas e introduzido à alimentação de diferentes maneiras.

como consumir figo da india

Uma das maneiras de consumir a fruta é através do suco

dicas para consumir figo da india

Como plantar figo-da-Índia? – Passo a passo

Para cultivar figo-da-Índia, é ideal escolher um local com bastante incidência de sol e solo drenado, uma vez que a espécie típica de regiões semiáridas não gosta de solo encharcado.

Para plantar figo-da-Índia, é recomendado abrir uma cova no chão ou em vaso e que tenha aproximadamente 30 cm de largura e profundidade.

O solo deve ser preparado com adubo orgânico, húmus de minhoca ou outra substância que ajude no enriquecimento da terra, auxiliando no crescimento saudável da espécie.

Com o solo já preparado, basta colocar a muda na cova aberta e completar a cova com o restante de terra, cobrindo até a superfície.

como plantar figo da india

 

Você já conhecia esse fruto? Se você já experimentou, conte-nos o que acha do sabor e se já adotou essa fruta como parte da dieta para aproveitar dos benefícios desse alimento.

Você pode gostar...