Plantação de Melão – Como Plantar, Dicas e Tudo Sobre!

A plantação de melão pode ser uma prática agrícola bastante rentável, e o fruto suculento e adocicado é bastante apreciado e de alto consumo no mercado nacional e internacional.

Para conferir sobre a plantação de melão, é só seguir a leitura e ficar por dentro dessa prática e de dicas para aumentar a lucratividade com a atividade.

 

Tipos de melão

O melão é uma fruta com diversidade de espécies, sendo algumas mais populares. Para conhecer os tipos de melão, trouxemos uma lista das principais espécies.

  • Melão amarelo: espécie mais conhecida no Brasil e que tem como características casca amarela e polpa bem clara, puxando para tons entre branco e verde claro.
1 tipo de melao amarelo Pinterest

Via: Pinterest

  • Melão cantaloupe americano: também conhecido como melão europeu, esse fruto tem casca verde e enrugada com textura na cor bege. A polpa é laranja e a consistência interna é mais firme.
2 tipo de melao cantaloupe americano Canal do Horticultor

Via: Canal do Horticultor

  • Melão cantaloupe italiano: bastante parecido com o melão cantaloupe americano, a versão italiana tem a casca também verde e enrugada. Nesse caso, o fruto tem polpa mais amarelada.
3 tipo de melao cantaloupe italiano Agristar

Via: Agristar

  • Melão galia: conhecido também como melão israelense, esse tipo de fruto tem casca em tom amarelado e em com textura enrugada. A cor da polpa é clara e quanto mais próximo da casca, a cor se assemelha a um verde intenso.
4 tipo de melao galia Pinterest

Via: Pinterest

  • Melão pele de sapo: o nome é uma referência à sua aparência que tem casca em tom de verde intenso e algumas manchinhas em nuances de marrom e branco. A coloração da polpa é em tom de verde claro e quase branco.
5 tipo de melao pele de sapo Pinterest

Via: Pinterest

Benefícios do melão para a saúde

Além de ser um fruto suculento e delicioso, o melão traz diversos benefícios à saúde, como:

  • Controla pressão arterial: o alto teor de potássio presente na fruta contribui para equilibrar a quantidade de sódio no organismo, que é eliminado pela urina. O potássio também melhora o tônus vascular, aliviando a tensão dos vasos sanguíneos e contribuindo para diminuir a pressão arterial.
  • Benéfico para os ossos: a fruta contém diversos nutrientes importantes para reparar e manter ossos fortes vir incluindo magnésio (metaboliza o cálcio e aumenta a rigidez óssea reduzindo o risco de fraturas), cálcio e vitamina K (reduza a absorção e acelera a formação dos ossos).
  • Hidratação: o fruto composto por cerca de 90% de água é capaz de manter o corpo hidratado, e a presença de eletrólitos como potássio, cálcio, magnésio e sódio, ajudam a manter a hidratação adequada em dias muito quentes.
6 beneficios do melao para a saude Canal Culte

Via: Canal Culte

  • Melhora a pele: a presença de vitamina C no fruto ajuda a manter a pele saudável, agindo como um antioxidante e protegendo a pele de danos causados pelo sol, além de promover produção de colágeno, que dá elasticidade ameniza a aparência das rugas.
  • Melhora a digestão: o melão é uma fruta com fibras, como a pectina, que ajuda no processo digestivo e aumenta a sensação de saciedade. O melão é considerado um laxante natural e pode reduzir o tempo de trânsito intestinal e facilitar a evacuação. O consumo regular da fruta ainda pode contribuir para evitar a prisão de ventre.
  • Melhora sistema imunológico: o alimento é rico em vitaminas e sais minerais, diminuindo deficiências nutricionais do organismo e aumentando a imunidade. A presença de vitamina C também favorece o sistema imunológico e pode ajudar no combate de infecções e vírus.
7 vantagens consumir melao MundoBoaForma

Via: MundoBoaForma

  • Diurético: a elevada quantidade de água presente no melão pode aumentar a produção de urina, tendo um efeito natural de diurético e sendo benéfico para quem sofre com retenção de líquido e inchaços.
  • Controla açúcar no sangue: o alimento com a presença de fibras, como a pectina, auxilia no controle da glicemia e regula a liberação de glicose na corrente sanguínea.
  • Melhora saúde cardíaca: a presença de fibras no melão ajuda a reduzir o LDL, considerado o “colesterol ruim”. O alimento também possui potássio, que ajuda no controle da pressão arterial e pode reduzir risco de doenças cardiovasculares.
8 beneficios consumo melao Gardeners Path

Via: Gardener’s Path

Quanto tempo leva para a colheita do melão?

O período da colheita de melão se inicia de 70 a 80 dias após o plantio, e o indicativo de que está ideal para a colheita são frutos amarelos e uniformes.

9 dicas colheita melao Portal Vida Livre

Via: Portal Vida Livre

Condições ideais para a plantação de melão

A plantação de melão se desenvolve melhor em regiões de climas mais quentes e secos, e o ideal é que as temperaturas estejam acima de 20 °C.

Esse tipo de plantação não se comporta bem em locais de baixas temperaturas, e o frio pode reduzir a qualidade e produtividade de frutos.

O solo para o cultivo de melão deve ser preferencialmente com pH na faixa de 6,4 a 7,2; e com preferência de áreas bem drenadas.

No Brasil, a região nordeste, como os Estados da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará, são grandes produtores de melão e apresentam condições favoráveis para o cultivo.

10 dicas cultivo melao MF Magazine

Via: MF Magazine

Como plantar melão? – Tudo sobre plantação de melão

Solo

O preparo do solo é imprescindível para o sucesso da plantação, e nesse caso, a recomendação é de uma aração com profundidade de 30 cm e gradeação no sentido contrário ao da aração.

 

Plantio

O espaçamento adequado para cultivo de melão é de 2 x 0,5 m, deixando uma planta por cova, e somando uma população de 10 mil, usando de 1 a 1,5 kg de semente para o plantio de um hectare.

O plantio de melão pode utilizar o método de semeadura direta na cova, que é feita ao lado do sulco de irrigação e a favor do vento; ou através do transplante de mudas produzidas em bandejas.

11 dicas sobre plantio de melao IRRIGAT

Via: IRRIGAT

Desbaste

O desbaste é uma ação necessária para selecionar as plantas mais vigorosas e descartar plantas menores e mais raquíticas, mantendo apenas uma planta por cova.

O período ideal para fazer o desbaste é quando a planta de melão estiver com 4 folhas definitivas.

 

Irrigação

O melão é uma planta que não tolera umidade elevada e nem água diretamente em suas hastes e folhas, especialmente no período da floração.

A irrigação pode variar de acordo com a fase da planta. No período da semeadura à emergência, as regas devem ser diárias e com baixa intensidade. No período que vai da emergência ao início da frutificação, a recomendação é de reduzir a frequência de irrigação e garantir maior intensidade. Já no período de colheita, a irrigação deve ser o suficiente apenas para que a planta não murche.

Os métodos de irrigação mais recomendados são por sulco ou gotejamento, promovendo maior controle da quantidade da água na região do colo da planta.

 

Agora que você já está por dentro dessa possibilidade de cultivo, já pode considerar o cultivo desse fruto como uma opção.

Você pode gostar...