Plantação de Algodão – dicas para um plantio de sucesso!
A plantação de algodão é uma atividade mundialmente relevante e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais.
Para entender mais sobre cotonicultura, ou seja, cultivo de algodão, é só seguir a leitura e ficar por dentro do assunto.
Qual a melhor época para o plantio de algodão?
O momento ideal para plantio de algodão leva em consideração condições climáticas e recomendações locais.
Em geral, o clima ideal para o plantio da cultura é em temperaturas mais quentes e com estação de crescimento longa o suficiente, sendo mais comum o plantio de fevereiro a junho, quando o clima é quente e úmido.
Os agricultores que optam pela rotação de culturas costumam iniciar a germinação em fevereiro, após a colheita da soja.
Quanto tempo leva para a colheita do algodão?
A colheita do algodão costuma acontecer de 140 a 180 dias após a germinação.
O ciclo inclui a formação de botões florais que se abrem em flores, e posteriormente são fecundados, adquirindo uma coloração avermelhada que evolui para a formação da maçã, que irá desenvolver até a formação do capulho, que se abre expondo a pluma.
Condições ideais para a plantação de algodão
As condições ideais para cultivo de algodão incluem longo período sem geadas, e com muito calor e intensidade de luz solar.
A cultura tem preferência por clima quente e úmido, já que a planta se desenvolve melhor em maiores concentrações de umidade no solo.
Para o plantio é necessário que o solo esteja limpo e livre de outras vegetações, já que o algodoeiro é uma planta sensível.
Como plantar algodão? – Tudo sobre plantação de algodão
Solo
Para o plantio de algodão é necessário realizar a limpeza e preparação do solo, e caso o solo tenha sido utilizado por muito tempo com uma mesma cultura, é necessário que esse receba aração para o início de um novo plantio.
A aração do solo deve ter 30 cm de profundidade, já que o algodoeiro pode ter raízes em torno de 20 cm.
Adubação
A análise prévia do solo pode ser importante para garantir micro e macro nutrientes que são necessários antes mesmo da fase de semeadura.
O uso de adubos orgânicos e químicos deve ser feito de acordo com as necessidades identificadas na análise do solo, corrigindo a terra para que a planta se desenvolva plenamente.
Sementes
A escolha das sementes é um passo importante do pré-plantio, e essa escolha deve levar em conta as variedades adequadas às condições climáticas e ao solo da região de cultivo.
Além de considerar as condições locais para escolher as sementes, também é essencial investir em sementes de qualidade para obtenção de plantas saudáveis e para maximizar o rendimento da colheita.
Semeadura
Durante a semeadura dos algodoeiros é necessário seguir as recomendações específicas para o espaçamento das plantas, levando em consideração a variedade cultivada e as características do solo.
Ao seguir o espaçamento adequado é possível ter melhor desenvolvimento das plantas e facilidade de manejo.
Para o cultivo de algodão, a recomendação é de um espaçamento de 0,76 a 0,90 m entre as fileiras. Em cultivos mais densos (10 plantas por m²), o espaçamento pode ser reduzido de zero 0,45 a 0,50 m. Para as plantas com porte mais elevado, a densidade não deve ser superior a 8 plantas por m².
Irrigação
O programa de irrigação dos algodoeiros deve ser estabelecido de acordo com as necessidades hídricas das plantas em diferentes estágios de crescimento, e também levando em consideração as características hídricas da região de cultivo.
Em geral, o algodão é uma planta que gosta de umidade no solo.
Desbaste
O desbaste é uma ação necessária no plantio de algodão e consiste em arrancar algumas plantas que são consideradas como sombra, garantindo uma linha mais limpa e com uma quantidade razoável de plantas, de forma que as mudas mantidas possam crescer e se desenvolver de maneira saudável.
A realização do desbaste deve ser feita em um período de 20 a 30 dias após a semeadura, e a recomendação é de manter uma média de 5 plantas em cada metro de linha.
Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de cultivo e dicas de como melhorar a produção, já pode pensar nessa atividade como uma possibilidade.