Criação de Abelhas – Vale a Pena? + 3 Dicas para Começar!

A criação de abelhas, denominada apicultura, é uma atividade que pode ser rentável e uma oportunidade para quem quer iniciar um novo negócio.

Para entender mais sobre a atividade e saber se vale a pena começar nessa área, trouxemos tudo o que você precisa entender sobre o assunto, quais as vantagens da apicultura e dicas para ter uma criação de sucesso!

0 criacao de abelhas

Quais as vantagens da criação de abelhas?

Para quem está em dúvidas se iniciar na apicultura é uma boa oportunidade, trouxemos os pontos positivos dessa atividade para que você possa avaliar se esse é um tipo de negócio que vale a pena de acordo com suas expectativas.

  • Pluralidade produtos: um dos principais pontos positivos da criação de abelhas é a pluralidade de produtos, uma vez que essa atividade é capaz de gerar produtos como mel, cera, própolis, geleia real e apitoxina. Assim, a variedade de produtos gerados através da criação de abelhas permite atender o público direto ou ser fonte de insumos para a indústria cosmética, alimentícia ou farmacêutica.
1 vantagens da criacao de abelhas

A atividade resulta em diversos produtos

  • Mel: um dos principais produtos da criação de abelhas é a produção de mel, um produto natural e bastante consumido a nível mundial, o que resulta em alta demanda no mercado e uma oportunidade de atividade rentável.
2 pontos positivos da criacao de abelhas

O mel é um produto de alta demanda

  • Porte do negócio: a apicultura é uma atividade que pode ser desenvolvida em diferentes escalas, o que permite uma produção em pequena, média ou larga escala. Assim, é possível iniciar a apicultura como um negócio de estrutura menor e aumentar a atividade com o tempo, o que pode resultar em investimentos menores no início da atividade.

3 pros da criacao de abelhas

Como ter uma criação de abelhas de sucesso?

Para iniciar a criação de abelha e ter sucesso na atividade, reunimos dicas práticas para que o negócio seja bem planejado e com ótimos resultados!

Local

A escolha da área para a criação de abelhas é de extrema importância e pode influenciar na qualidade dos produtos e produção de mel.

O local ideal para a criação de abelhas é em área verde, garantindo facilidade das abelhas irem em busca de flores.

A área deve estar afastada de centros urbanos e estar próxima de alguma fonte de água, com até 500 m de distância da colmeia.

O local escolhido também deve priorizar ser uma área seca, com pouco vento, além de ter incidência de luz solar.

Outro fator que podem influenciar na escolha do local é a proposta da produção de mel, definindo o local de acordo com o mel que se pretende produzir. Assim, para a produção de mel de laranjeira, é importante a proximidade com árvores frutíferas; já a produção de mel de eucalipto precisa de proximidade com áreas de eucalipto.

4 dicas para apiario

O local para a atividade deve ser escolhido com cuidado

Colmeia

Entre os fatores que influenciam a criação de abelhas, está escolha do tipo de colmeia, que deve ser definida de acordo com a necessidade de cada tipo de produção e possibilidade de investimento.

Uma das possibilidades é a colmeia de madeira amarrada em árvore, que tem formato cilíndrico e é uma das opções mais baratas e simples de fazer. Esse tipo de colmeia é uma boa proposta para elevada produção de própolis, mas tem pontos negativos em relação à inspecção e baixa produção de mel.

A colmeia top bar é uma opção em madeira e fechada, resultando em alta durabilidade. Esse tipo de colmeia garante maior produção de mel e é indicada para apiários maiores.

A colmeia langstroth é a mais comum e também a mais produtiva, sendo indicada para apicultores mais experientes. Esse tipo de colmeia permite de 4 a 5 colheitas de mel por ano, mas o principal ponto negativo dessa opção é o fato da colmeia ser mais cara.

5 dicas para apicultura

Manejo

Para que a apicultura seja um sucesso, é importante planejar o manejo.

Dessa forma, é essencial fazer constantes em inspeções na colmeia.

Com as inspeções, é possível identificar a necessidade de intervenções para o controle de pragas e predadores, necessidade de fornecimento de alimentos especiais em épocas de seca e baixa floração, reparação da estrutura caso necessário, análise de comportamento da rainha e possível substituição.

Levando em consideração esses fatores que podem ser identificados durante a inspeção da colmeia, é possível analisar quais são as necessidades e possíveis intervenções que precisam acontecer para aumentar a produção e garantir sucesso na apicultura.

7 dicas para apiario de sucesso

As inspeções podem ajudar a melhorar a atividade

6 dicas para criacao de abelhas

 

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, já pode avaliar se essa é uma atividade dentro das suas expectativas.

Você pode gostar...