Subsoladores – O que são, vantagens e TUDO sobre!

Os implementos agrícolas podem transformar a vida no campo, melhorando condições para o plantio e tornando a atividade mais prática, como é o caso dos subsoladores.

Os subsoladores são implementos agrícolas de suma importância no campo e podem transformar a rotina e a produtividade.

Para entender a importância desse implemento agrícola e conhecer mais sobre subsolador, é só seguir a leitura.

 

Para que servem os subsoladores?

Os subsoladores são implementos agrícolas robustos e compostos por hastes metálicas e rígidas, que penetram profundamente na terra, quebrando camadas condensadas de solo.

As hastes profundas e rígidas dos subsoladores são arrastadas por uma máquina de tração e conseguem penetrar no solo para descompactá-lo.

1 o que sao subsoladores AgroPos

Via: AgroPós

A capacidade de explorar o perfil do solo pode depender do tamanho das hastes e da regulagem das rodas limitadoras.

O uso de subsolador pode propiciar menor exposição do solo, reduzir perdas causadas por erosão e prolongar a sobrevivência e crescimento de mudas cultivadas.

O fato desse implemento agrícola demandar de uma grande potência de trator faz com que essa seja uma atividade de alto consumo de combustível quando comparada a aração ou gradagem.

2 para que servem subsoladores Blog da Aegro

Via: Blog da Aegro

Tipos de subsoladores

Existem 2 tipos básicos de subsoladores – montados e de arrasto.

  • Subsolador montado: o modelo possui rodas de ferro que auxiliam a sua movimentação e controlam a profundidade da subsolagem.
  • Subsolador de arrasto: essa versão possui rodas pneumáticas que cumprem com as mesmas funções da versão do subsolador montado.

 

Quando usar subsoladores?

A utilização de subsolador é recomendada para romper camadas compactadas de solo em profundidade e que não são alcançáveis para grades, arados ou escarificadores.

3 dicas de uso subsoladores Revista Cultivar

Via: Revista Cultivar

Em geral,  subsoladores podem atuar na área do perfil do solo entre 30 e 60 cm, podendo atingir até 1 m de profundidade.

4 quando usar subsoladores AgroPos

Via: AgroPós

Vantagens dos subsoladores

A adoção do uso de subsoladores pode trazer diversas vantagens, incluindo benefícios ao sistema agrícola. Para exemplificar, reunimos os principais pontos positivos do uso do implemento agrícola.

  • Diminuição da restrição física: o implemento é capaz de fazer a quebra das camadas compactadas e profundas, diminuindo a resistência do solo, auxiliando no desenvolvimento da raiz e garantindo que a planta tenha maior capacidade de absorção de água de nutrientes.
  • Infiltração de água e aeração: a realização da subsolagem aumenta os micros e macroporos do solo, melhorando a aeração e garantindo espaços para infiltração de água nas camadas mais profundas do solo.
  • Disponibilidade de nutrientes: o uso do implemento permite entrada de água e crescimento das raízes das plantas, facilitando o acesso das plantas a água e nutrientes presentes nas camadas mais profundas do solo.
5 beneficios subsoladores Revista Cultivar

Via: Revista Cultivar

  • Penetração de fertilizantes: a subsolagem permite que fertilizantes aplicados na cobertura atinjam camadas mais profundas do solo, tendo maior eficiência.
  • Microbiota do solo: o uso do implemento é capaz de aumentar a oxigenação e infiltração de água nas camadas inferiores do solo, auxiliando no desenvolvimento de microorganismos benéficos à plantação.
  • Prevenção da erosão: a subsolagem facilita a entrada de água no perfil do solo, evitando o escoamento superficial da água, e diminuindo o carreamento superficial de partículas do solo e a erosão.
6 vantagens subsoladores Stara

Via: Stara

Subsoladores X Escarificadores

É bastante comum a dúvida entre uso de escarifadores e subsoladores quando o assunto é quebrar o solo compactado, mas os dois implementos são diferentes e a principal diferença está no alcance de profundidade do solo.

7 subsoladores AgroPos

Via: AgroPós

Enquanto os escarifadores podem atuar em uma profundidade menor e de até 30 cm, os subsoladores são capazes de romper camadas ainda mais profundas, podendo atingir até 1 m de profundidade.

8 escarificador Stara

Via: Stara

 

Agora que você já conferiu a importância desse implemento agrícola que pode transformar a vida no campo, já pode pensar em adquirir o maquinário para deixar mais prática a atividade agrícola e melhorar a produtividade.

Você pode gostar...