Guia da【COLHEITA DE CAFÉ】• Como ter a melhor colheita?

Sentir o aroma do café passando e poder saborear essa bebida incrível é apenas a etapa final de um processo com muitas etapas, e uma delas é a colheita de café, que pode ser realizada de diferentes maneiras, influenciando na qualidade do produto.

E se você quer se aprofundar no tema sobre colheita de café e ver dicas especiais para ter uma safra de qualidade, continue a leitura e veja quais os métodos utilizados na colheita e como isso pode influenciar no sabor e qualidade dessa iguaria.

colheita de café

Tipos de colheita de café

Manual

A colheita manual é um processo mais seletivo e traz todo o processo feito por mão de obra humana , exigindo um número maior de pessoas trabalhando no processo, o que pode tornar o custo um pouco mais elevado pela contratação de mão de obra e ter um rendimento menor o que as versões semimecanizada ou mecanizadas.

No entanto, a colheita manual também pode apresentar vantagens, como é o caso do método de colheita a dedo, uma versão ideal para pequenos produtores e que tem como foco a qualidade dos grãos. Assim, a colheita é feita grão por grão, escolhendo as opções que estão no ponto ideal para um café de qualidade.

O outro método de colheita manual é a versão concentrada, em que os frutos são colhidos das ramas puxando todos os frutos de uma só vez para as peneiras, através do método chamado de derriça. A colheita concentrada é dividida em 3 etapas:

  1. Arruação e varrição para levantar os frutos caídos;
  2. Efetivação da derriça sobre panos ou peneiras;
  3. Levantamento, abanação e transporte dos frutos colhidos para as próximas etapas, como a secagem dos grãos.
colheita manual de café

O método manual pode ser feito na colheita a dedo ou na versão concentrada

Semimecanizada

O método semimecanizado é uma versão que mistura etapas manuais e mecanizadas, unindo assim o trabalho braçal e o uso de equipamentos e máquinas.

Nesse método, é comum o uso de derriçadeiras portáteis, um tipo de máquina que ajuda acolher os frutos nos pés de café.

Na parte manual da colheita semimecanizada, é esticado uma lona no chão onde os trabalhadores utilizam de derriçadeiras portáteis e fazem a poda dos galhos retirando os frutos.

Já a parte mecanizada do processo consiste em uma máquina recolhendo todos os frutos e fazendo a trilhagem, ou seja, a separação entre frutos e galhos.

colheita de café semi mecanizada

O método usa derriçadeiras portáteis

Esse método é uma boa alternativa para diminuir os custos e a dificuldade de encontrar mão de obra, além de dar uma acelerada no processo.

Mecanizada

Com as grandes plantações de café, o método de colheita mecanizada vem se tornando uma ótima opção para alta produtividade e operação de baixo custo.

No processo mecanizado são utilizadas máquinas em todas as etapas da colheita, desde arrumação, derriça, varrição, recolhimento e abanação.

Em geral os equipamentos utilizados no sistema mecanizado são grandes máquinas em tamanhos de tratores, e passam entre os pés de café recolhendo os frutos e transportando-os para um caminhão.

Entre os tipos de máquinas que fazem esse processo, algumas colhedoras incluem outras etapas, como ensacar e armazenar o café colhido.

colheita mecanizada de café

Esse método de colheita de café é indicado para grandes lavouras, que possuem terrenos planos ou leves ondulações, uma vez que terrenos irregulares podem impossibilitar o uso das máquinas.

Como ter uma colheita de café de qualidade? #dicas

E se você quer conhecer mais sobre outras etapas dessa iguaria, não deixe de conferir nosso post sobre plantação de café, uma etapa que antecede o processo de colheita e que também influencia na qualidade do grão.

Para ter uma colheita de café de qualidade, algumas dicas são imprescindíveis para que o café tenha mais valor no mercado.

  • Ponto ideal: Para ter um café de alta qualidade, é imprescindível que a colheita seja feita quando os frutos já estiverem maduros, assim, o ideal é que ao menos 90% de toda a plantação já esteja no ponto certo. O ideal é que o café seja colhido em sua fase cereja, que ocorre em média 7 meses após a floração, e traz o fruto em coloração avermelhada e densidade média, o que é perfeito para um grão de qualidade. O atraso na colheita de café pode fazer com que os frutos entrem na fase pós maturação, que são os pontos de passas ou secos, sofrendo influências negativas em relação a fermentação e também perdendo a densidade. A colheita atrasada faz com que o café perca a qualidade.

 

graus de maturação do café

A imagem mostra os graus de maturação do café

ponto ideal para colher café

O ideal é que o café seja colhido no ponto cereja

  • Irrigação: Infelizmente não é possível contar apenas com as chuvas para garantir a irrigação da terra e o pleno desenvolvimento da plantação de café. E se a chuva não vem, isso pode influenciar na colheita, por isso, é indispensável ter um sistema de irrigação eficiente, suprindo a falta de chuva e aumentando a produtividade e qualidade do café.
dicas para melhorar a colheita de café

A irrigação eficiente ajuda a aumentar a safra

dicas para ter qualidade na colheita de café

 

Depois de ler esse post e conhecer mais sobre uma das etapas da produção cafeeira, pode confessar que bateu uma vontadezinha de sentir o aroma e até mesmo apreciar essa bebida quente e deliciosa, não é!?

 

Você pode gostar...