Clusia – dicas e imagens para conhecer mais sobre a planta!

Escolher uma bela planta para um projeto de paisagismo é a primeira etapa para um design interno ou externo bem sucedido. Na lista de opções para o clima diversificado do Brasil temos a clúsia, uma planta muito citada por profissionais da área por sua facilidade de plantio e manutenção. Conheça mais sobre ela a seguir.

fotos de clusia

Tudo sobre a clusia

A clusia é uma planta tipicamente brasileira, especificamente das regiões de restinga (solo salino e arenoso) do Rio de Janeiro e São Paulo. Seu nome científico é Clusia fluminensis, muito vista em terrenos próximos à praia, já provando a sua facilidade de cultivo. Também pode ser conhecida por seus outros apelidos: “abano”, “mague-bravo” e “manga da praia”.

Os especialista a nomeiam “planta pioneira” porque ela facilita o surgimento de outras plantas ao redor com sua sombra. É arborenta, podendo alcançar sete metros de altura em sua fase adulta, criando uma bela sombra. Esta é, inclusive, a principal característica atrativa para a inserção da clusia em projetos externos como jardins e área da piscina ou paisagismo de hotéis e Resorts à beira mar.

como cultivar clusia

As principais características físicas da clusia são:

  • Folhagem na cor verde intenso;
  • Folhas pequenas e levemente arredondadas, com alongamento e com capacidade de armazenamento interno de água, por isso são suculentas;
  • Gera frutos do tipo capsula ovoide com muitas sementes (para alegria dos pássaros!);
  • Galhos resistentes a ventos fortes.

A reprodução da clusia acontece por sementes e os pássaros são grandes auxiliares deste processo. As mudas, contudo, cumprem direitinho o seu papel quando se trata do cultivo em casa de uma planta já madura para um projeto.

Como cuidar e cultivar a clusia?

A altura máxima de seis metros pode ser alcançada de acordo com o cultivo, sendo no geral a clusia encontrada em seu menor porte. Por este motivo muitos não sabem que a clusia é uma árvore pequena. Alguns acreditam se tratar de um arbusto erroneamente.

O seu cultivo é considerado do tipo “fácil”, podendo ser feito em solo úmido ou em vasos. Em vasos é preciso um modelo com ao menos 60 centímetros de diâmetro para um bom desenvolvimento. Quanto ao sol ou sombra, desenvolve bem em ambos os ambientes desde que tenha contato direto com os raios solares.

Regagem

A areia úmida ajuda no desenvolvimento, entretanto, não encharcada. A areia molhada em excesso é um ambiente propício para fungos, em muitos casos fatais. Não precisa de regagem constante, apenas um solo bem drenado é o suficiente para o seu desenvolvimento saudável.

A regagem deve ser moderada e de acordo com o clima. Nos dias quentes uma vez por dia ou a cada 48 horas é o suficiente para isso. Já em dias chuvosos regue apenas se não houver chuva por muitos dias.

Adubação

Precisa de adubação frequente para manter sua maturação em nível alto e garantir seu desenvolvimento.

Um dia antes de adubar a indicação dos profissionais de jardinagem é colocar água no substrato. A antecipação da água fará com que os nutrientes atinjam mais rápido as raízes, garantindo um melhor aproveitando da adubação.

Poda

A poda pode ser feita quando o cultivador achar necessário a remoção de folhas e galhos mortos. Os especialistas deixam como dica uma poda obrigatória após o inverno, estação do ano a qual a clusia sofre mais.

O frio intenso não é o clima característico da planta e em geadas seu crescimento e maturação ficam comprometidos. Em cidades frias o ideal é o cultivo interno ou em estufas.

Pragas

Esta é uma planta considerada fácil de cuidar porque quase nunca pega pragas. Eventualmente podem surgir algumas pequenas lagartas e para este problema basta aplicar Oléo de Neem. Tal produto possui três funções importantes no cuidado com a planta: inseticida, bactericida e controlador de nematoide.

Dicas de decoração com clusia

Por ser uma planta com desenvolvimento legal no sol ou na sombra a clusia pode ser encaixada em projetos internos e externos. Respeitando seus prazos e limites de manutenção ela deve desenvolver muito bem.

Em varandas – o tipo de arbusto da clusia é bem denso, sendo uma excelente dica para criar cercas vivas e muito usada com esta finalidade. Em ambientes menores pode ser uma dica para deixar o visual com toque de verde como uma varanda gourmet, um terraço de apartamento ou uma área em L de jardim.

clusa em varanda de apartamento

decoração com clusia em varanda

decoração com clusia em apartamento pequeno

clusia na varanda da casa

clusia em varanda decorada clusia na varanda de apartamento

Na área da piscina – sem problemas usar a planta com raios diretos, em especial quando a cidade não é muito chuvosa. Um vaso com clusia pode ser o que faltava para deixar a área do terraço com uma cara bacana.

clusa na piscina

Em ambientes internos – Se espaço para desenvolvimento é um problema na sua residência o cultivo de clusia em vasos pode ser a solução perfeita para uma decoração de sala de estar agradável e com um toque intimista. Pode ser de um vaso único em um canto de parede a algumas unidades em uma prateleira.

Na dúvida de qual tamanho de vaso escolher? Se for um vaso único no espaço escolha um maior. Encaixando vários no projeto eles podem ser menores. Nunca um vaso grande deve ficar ao lado do outro se não tiver outras plantas no ambiente.

decoração com clusia na sala em vasos

decoração com clusia na sala de estar

decoração com clusia em vaso

Pequenos vasos de clusia para prateleiras e estantes de sala, escritório e ambientes afins.

Em mesinhas – um mimo a mais em sua mesa de leitura, mesa de canto ou móvel sem uso na sala de estar. Pode ser na varanda também uma versão de clusia podada constantemente com a técnica de bonsai para ela não desenvolver de

clusia na decoração de sala

clusia na decoração em mesinhas

clusia na decoração em mesas

As dicas acima podem te nortear para muitas outras ideias de como colocar a clusia na sua decoração. Analise seu ambiente e se tiver mais dicas é só deixar nos comentários abaixo.

Você pode gostar...