Sousplat de Crochê – 65 Modelos Belíssimos + Como Fazer em Casa!

O sousplat de crochê é uma peça utilizada para complementar a decoração da mesa de jantar trazendo um toque  de elegância e sofisticação.

Uma curiosidade sobre a peça é o termo francês utilizado para nomeá-la que significa “sob prato”. Isso já indica qual a sua funcionalidade, ou seja, essa é uma peça utilizada como base  para apoiar  o prato  e os talheres em mesas mais refinadas.

Uma das principais vantagens em investir no sousplat de crochê é a possibilidade de poder lavar sempre que achar necessário, afinal, acidentes na mesa durante as refeições são super comuns, sendo assim, é só colocar na máquina de lavar e o problema está resolvido!

Outro ponto positivo com relação ao sousplat de crochê é a grande variedade de modelos que podem ser encontrados ou você mesmo pode fazer, inclusive opções que podem ser combinadas com outros itens decorativos como o puxa saco de crochê, por exemplo.

Se você deseja investir em lindos modelos de sousplat de crochê, separamos nesse post 65 ideias lindíssimas para se inspirar, além de um passo a passo para aprender como fazer em casa!

Fotos e modelos de sousplat de crochê

Por ser um elemento utilizado por baixo do prato, a ideia é que o sousplat de crochê tenha as dimensões maiores que os pratos utilizados, dessa forma ele irá aparecer e deixar a mesa mais bonita.

Ideias para sousplat de crochê 1

Ideias para sousplat de crochê 2

Além da decoração, fazer uso do sousplat de crochê é um meio de determinar os lugares na mesa, levando em conta a quantidade de pessoas que irão participar da refeição. Assim, os convidados saberão onde devem se sentar e se acomodar, sem a necessidade de que você oriente um a um. Uma dica para deixar o seu sousplat de crochê ainda mais bonito é fazer flores de bico de crochê. 

Ideias para sousplat de crochê 3

O sousplat de crochê pode ser feito por você. na internet é possível encontrar de frente tutoriais ensinando como fazer os mais variados modelos, de tutoriais para aprender como montar uma linda mesa de jantar. Se você deseja aprender como fazer um modelo lindíssimo em casa, no final do post preparamos um passo a passo completo.

Ideias para sousplat de crochê 4

Ideias para sousplat de crochê 5

Para se inspirar separamos a seguir por categorias modelos encantadores de sousplats de crochê com diferentes cores e detalhes. Temos certeza que entre as opções que separamos você vai encontrar os modelos perfeitos para a sua mesa!

Sousplat de crochê quadrado e retangular

Os sousplats de crochê nos formatos quadrado e retangular são opções que fogem dos clássicos modelos redondos. 

Uma das principais vantagens em investir em um sousplat de crochê nos formatos citados, é que além de bonitos eles combinam com qualquer decoração.

Se você deseja investir em um dos modelos sousplats quadrados ou retangulares, separamos a seguir diferentes opções para que você possa se inspirar

Sousplat de crochê quadrado amarelo

Supla de crochê quadrado amarelo.

Se você está buscando uma opção de sousplat de crochê que combine com uma linda decoração rústica em uma mesa de madeira, nossa dica é apostar na cor amarela, pois essa é uma cor que combina perfeitamente em superfícies com tons mais escuros.

Supla de crochê quadrado rosa.

Sousplat de crochê quadrado rosa

Supla de crochê quadrado amarelo na cor cinza.

Sousplat de crochê quadrado vermelho

Supla de crochê quadrado com porta copo combinando.

O porta-copos é um detalhe extra para a composição da decoração da mesa. Além de ser útil, ele promove a sensação de cuidado e atenção a todos os detalhes.

Supla de crochê quadrado e porta copo na cor vermelha.

Sousplat de crochê quadrado amarelo

Outra vantagem em investir no supla de mesa quadrado é que ele é uma excelente maneira de inovar harmonizando tanto com pratos quadrados quanto redondos.

Supla de crochê quadrado colorido.

Supla de crochê quadrado com fita de cetim na borda.

Sousplat de crochê redondo

O sousplat de crochê redondo é o modelo clássico que quase todo mundo tem em casa. Tradicional e elegante esse é um modelo perfeito para qualquer estilo de mesa, você pode experimentar variar nas cores e também nos tipos de linha para que sempre possa deixar sua mesa bonita e com uma decoração diferente.

Sousplat de crochê redondo verde

Supla de crochê redondo verde.

Sousplat de crochê redondo branco

Supla de crochê redondo branco com fita.

Sousplat de crochê redondo rosa

Supla de crochê redondo rosa.

Supla de crochê redondo com flores.

Sousplat de crochê redondo vermelho

Supla de crochê redondo vermelho com pérolas.

Supla de crochê redondo vermelho para jantar romântico.

Supla de crochê redondo com aplique de pérolas.

Sousplat  redondo na cor azul.

A cor azul é considerada uma cor requintada e elegante para decoração de mesa. Dependendo do tom escolhido, você pode combinar com um jantar de família ou aquele almocinho de domingo. A cor azul é super associada com confiança e lealdade, sendo assim essa pode ser uma boa opção para decorar um jantar a dois.

Se você não sabe como combinar seu supla azul nossa dica é apostar em pérolas e elementos amarelos e dourados.

Sousplats redondos com candy colors.

Sousplat de crochê colorido

Cores vivas são ótimas opções para o  sousplat de crochê. Você pode utilizar diversas cores de linha no mesmo modelo ou escolher uma cor diferente para cada peça, com isso compondo um conjunto colorido e super alegre.

Para sem inspirar separamos a seguir diferentes ideias para supla de mesa colorido.

Sousplat de crochê colorido

Sousplat colorido.

Sousplat com cores escuras.

Sousplat de crochê colorido

Sousplat de crochê colorido

Sousplat de crochê colorido

Sousplat rendondo e colorido.

Sousplat de crochê colorido

Sousplat de crochê colorido

Sousplat de crochê com pérola

As pérolas são uma forma de deixar o sousplat de crochê refinado e muito mais elegante. Se você não sabe qual lembrancinha dar para sua mãe de dia das mães essa pode ser uma boa opção. Uma dica para deixar o seu supla com pérolas bonito é fixá-las nas extremidades, dessa forma você garante que elas estejam visíveis mesmo depois de colocar o prato em cima.

Sousplat de crochê cinza com pérola

Supla de crochê branco com pérola.

Supla de crochê cinza com pérola.

O branco é uma cor que vai bem com todos os elementos. Uma boa sugestão é combinar com tons pastéis, assim criando uma decoração delicada. Se os utensílios da casa são de cores vivas, o sousplat branco se encaixa perfeitamente.

Sousplat de crochê branco com pérola

Sousplat de crochê com pérola

Supla de crochê com meia pérola.

Uma das principais vantagens do supla branco é que ele pode ser usado como um coringa, ou seja, ele pode ser um item do dia a dia ou até mesmo para uma ocasião mais elegante.

Sousplat de crochê bege com pérola

Supla de crochê bege com pérola.

Sousplat de crochê com pérola preto

Supla de crochê preto com pérola.

Supla de crochê cinza chumbo com pérola.

Sousplat de crochê vermelho com pérola

Sousplat de crochê vermelho com pérola.

Sousplat de crochê para Natal

Não tem como negar que o Natal é uma das épocas mais aguardadas do ano. Por isso, cada detalhe para decoração deve ser bem pensado com o intuito de criar um ambiente lindo e harmônico.

Sousplat de crochê para Natal

As cores do Natal trazem muita alegria para mesa, você pode confeccionar modelos de sousplats de crochê de diversas formas. Uma boa opção é a trama retangular intercalada com as cores verde e vermelho ou até mesmo o modelo tricolor com as cores branco, vermelho e verde.

Sousplat de crochê vermelho para Natal

Uma opção que se tornou tendência para decoração e tanto as crianças quanto os adultos adoram são os modelos crochetados com pequenos Papais Noéis ao redor.

 

Supla natalino de crochê vermelho.

Supla natalino de crochê quadrado.

Supla natalino de crochê com com formato de boneco de neve.

Sousplat de crochê verde para Natal

Sousplat de crochê para Natal

Supla natalino de crochê simples.

Sousplat de crochê para Natal

Como fazer sousplat de crochê? – Passo a passo

Agora que você já conferiu todas os modelos de sousplat de crochê que separamos, a seguir disponibilizamos um passo a passo completo para que você pode aprender como fazer lindos sousplats de crochê. Se você é iniciante no crochê fique tranquilo, pois o modelo que separamos além de muito bonito, também é uma opção fácil para aprender!

Gostou das nossas ideias de sousplat de crochê? Quais modelos mais chamaram sua atenção? Já sabe em quais opções vai investir para sua casa? Ficou com alguma dúvida? Deixa seu comentário abaixo.

Você pode gostar...