Plantação de Amendoim – Guia Fácil e Completo!【2024】

A plantação de amendoim é uma atividade agrícola comum em diversas regiões do país, e o cultivo dessa cultura vem crescendo em área e produção no Brasil.

Para ser um produtor e lucrar com a atividade, reunimos dicas para plantação de amendoim, garantindo o sucesso do plantio à colheita.

 

Plantio de amendoim vale a pena? Dá lucro?

Para quem tem dúvidas sobre a lucratividade no cultivo de amendoim, a boa notícia é que nos últimos tempos o valor pago tem se tornado mais atrativo.

O avanço tecnológico implementado na agricultura tem contribuído para a produção, e o rendimento é de cerca de 1,5 a 2,5 kg de amendoim por planta.

Em geral, o cultivo de amendoim pode ser uma atividade lucrativa se bem planejada e executada, mas antes de iniciar a atividade é importante analisar o mercado e entender a demanda e concorrência na sua região.

1 dicas para cultivo de amendoim

Via: Pinterest

A gestão eficiente do negócio auxilia no controle de custos da produção, busca por eficiência no processo produtivo, e adota boas práticas agrícolas para garantir a qualidade do produto.

Dessa maneira, ao unir planejamento e gestão eficiente é possível sim obter bons lucros no cultivo de amendoim, mas para isso é essencial implantar estratégias para maximizar a produtividade e rentabilidade.

2 dicas plantacao amendoim Folha GO

Via: Folha GO

Tipos de amendoim

Há uma variedade de tipos de amendoim, e para o cultivo dessa cultura é importante escolher uma ou mais espécies, considerando características de cada uma das espécies e demanda de mercado.

  • Amendoim comum ou espanhol: esse é o tipo mais comum de amendoim e tem como características casca fina e vermelha. Esse amendoim costuma ser utilizado na produção de pasta de amendoim, óleo e snacks.
  • Amendoim Tatuí: a variedade tem como característica o sabor acentuado e maior teor de óleo, sendo uma opção mais utilizada na produção de óleo e culinária.
  • Amendoim Runner: esse tipo de amendoim é mais alongado e com casca mais grossa, sendo mais utilizado na produção de snacks, óleo e pasta de amendoim.
  • Amendoim Valência: a variedade tem como características um amendoim mais arredondado e de sabor suave, sendo uma espécie mais utilizada na produção de amendoins caramelizados e torrados.

Plantio de amendoim para rotação de cultura

O amendoim é uma planta bastante utilizada como opção para a rotação de culturas, e costuma ser adotado nessa prática entre os plantios de cana-de-açúcar.

A rotação de cultura em áreas canavieiras é uma opção para os produtores e pode contribuir para a melhoria do solo na parte física, química e biológica, aumentando a renda e reduzindo os custos.

Dessa maneira, a rotação de culturas com amendoim pode trazer diversas vantagens como:

  • Aumento da produtividade de cana-de-açúcar;
  • Melhora na fixação biológica de nitrogênio;
  • Diminuição na população de nematoides que podem ocorrer na cana-de-açúcar;
  • Cobertura de solo;
  • Recuperação do solo degradado;
  • Redução de custos de implantação do canavial;
  • Ciclo curto.
3 plantacao de amendoim Revista Canavieiros

Via: Revista Canavieiros

Quanto tempo leva para a colheita do amendoim?

O ciclo do amendoim pode variar de 90 a 180 dias, dependendo do genótipo da planta e das condições climáticas da região.

4 colheita de amendoim Buscar Rural

Via: Buscar Rural

O tempo para a colheita também pode ter influência dos hábitos de crescimento adotados no cultivo. Nesse sentido existem 2 tipos de hábitos de crescimento – tipo ereto e tipo rasteiro.

No hábito tipo rasteiro (ramificação alterada) o ciclo é mais longo, enquanto, o hábito tipo ereto (ramificação sequencial) é caracterizado por tempo mais curto para a produção de vagens e grãos.

5 dicas cultivo e colheita de amendoim Governo Federal

Via: Governo Federal

Condições ideais para a plantação de amendoim

A cultura do amendoim se desenvolve melhor em solos arenoso, férteis e bem drenados.

O plantio de amendoim deve ser feito em temperaturas ideais para a cultura, garantindo boa umidade no solo.

Nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Estados do Sul, a semeadura costuma ocorrer na época das águas, como os meses de setembro a novembro. Já nos Estados da Bahia e Paraíba o plantio é feito de abril a maio.

6 cultivo de amendoim TerraMagna

Via: TerraMagna

Como plantar amendoim? – Tudo sobre plantação de amendoim

Solo

Para a plantação de amendoim, todos os tipos de solos podem ser utilizados na semeadura, mas a preparação pode contribuir para o melhor desenvolvimento da cultura.

Para um bom desenvolvimento radicular e melhor produção, os solos arenosos, bem drenados e férteis são os mais adequados.

A preparação do solo pode ser feita de maneira convencional, utilizando arações e gradagem antes do plantio. Outra possibilidade é o plantio direto, e nesse sistema há redução de 20 a 30% do custo de produção.

 

Semeadura

A semeadura deve ser realizada com temperaturas entre 20° e 30 °C.

A profundidade para o plantio deve variar de 3 a 8 cm, considerando mais profundidade em solos arenosos.

A quantidade de sementes por metro pode variar de acordo com a recomendação de cada cultivar.

Para as plantas de porte ereto, as semeadas são de 18 a 20 sementes por metro, e com espaçamento entre linhas de 60 cm. As plantas de porte rasteiro são semeadas de 14 a 15 sementes por metro, e com espaçamento entre linhas de 80 a 90 cm.

7 dicas para plantio de amendoim Blog da Cobasi

Via: Blog da Cobasi

 

Irrigação

Após a semeadura, a irrigação deve ser mais frequente para que o solo tenha umidade adequada para que ocorra a germinação.

A umidade é um fator que pode favorecer a germinação, mas é necessário tomar cuidado para que o solo não fique encharcado.

 

Adubação

A adubação deve ser feita conforme a necessidade da cultura, garantindo nutrientes suficientes para o pleno desenvolvimento da planta.

A média das cultivares para adubação considera:

  • 190 kg/ha de nitrogênio;
  • 60 kg/ha de potássio;
  • 13 kg/ha fósforo;
  • 26 kg/ha de cálcio;
  • 20 kg/ha magnésio;
  • 9 kg/ha enxofre.

 

Agora que você já viu as dicas para se tornar um produtor dessa cultura, já pode planejar a atividade para que a produção seja lucrativa.

Você pode gostar...