Como Plantar Mandioca? – Guia Prático com Passo a Passo

Você sabe como plantar mandioca? Essa raiz de fácil cultivo e muito utilizada em diversas receitas também é conhecida por outros nomes como macaxeira, aipim, maniva, manaíba, carimã, uaipi e castelinha.

O cultivo da mandioca pode ser feito de maneira simples e render um ingrediente saboroso e versátil para a preparação de diversos pratos.

E se você tem interesse em aprender como plantar mandioca e saber mais sobre os benefícios desse alimento e técnicas de manejo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essa raiz.

0 como plantar mandioca

Benefícios da mandioca

A mandioca é um alimento riquíssimo em nutrientes e vitaminas, e o consumo dessa raiz pode trazer muitos benefícios à saúde. Para conhecer os benefícios da mandioca para a saúde, reunimos as principais funções desse alimento para o organismo.

 

  • Melhora digestão: A mandioca cozida é um alimento fonte de amido resistente. Esse amido alimenta bactérias que são benéficas para a flora intestinal, reduzindo inflamações e melhorando o funcionamento do intestino.
  • Saúde do coração: a raiz é rica em potássio e fibras. O potássio ajuda na saúde do coração pois regula os fluídos que aliviam a atenção nos vasos sanguíneos e artérias. Já as fibras ajudam a equilibrar os níveis de ácidos graxos e reduzem os níveis de colesterol, melhorando o sistema cardiovascular. O alimento também é rico em zinco, magnésio, cobre, ferro e manganês, outros nutrientes benéficos para a saúde do coração.
1 beneficios da mandioca para a saude

A mandioca é benéfica para a saúde

  • Controla artrite: a mandioca é um alimento rico em polifenóis e saponinos, substâncias com ação anti-inflamatória e analgésica, que ajudam a aliviar dores da artrite.
  • Controle de diabetes: o alto teor de amido resistente presente na mandioca ajuda a liberar glicose de forma gradual, evitando os picos de açúcar no sangue. As fibras presentes na mandioca também são importantes para liberar a energia aos poucos, deixando a digestão mais lenta e controlando a glicose no sangue.
2 vantagens de comer mandioca

O consumo de mandioca pode melhorar a saúde

  • Sensação de saciedade: o alto teor de amido resistente presente na mandioca ajuda a aumentar a sensação de saciedade, moderando o apetite e ajudando no controle do peso.
  • Fonte de energia: a mandioca é um alimento excelente como fonte de energia por ter alto teor de carboidratos. Assim, contribui para a prática de atividades físicas de alta intensidade. O fósforo também presente no alimento ajuda a combater o cansaço e a fadiga.

3 beneficios do consumo de mandioca

  • Fortalece sistema imunológico: o alimento é fonte de vitamina C, resposável por aumentar a produção de glóbulos brancos e contribuir para a defesa do organismo e fortalecimento do sistema imunológico.
  • Melhora humor: devido a alta concentração de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, local onde é realizada a produção de serotonina, o alimento é capaz de elevar os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, o alimento também é rico em vitaminas do complexo B, que auxiliam no controle do estresse.
4 beneficios da mandioca

O alimento é capaz de melhorar o humor

  • Melhora pele, unhas e cabelo: o alimento rico em vitamina C ajuda a aumentar a produção e absorção de colágeno no organismo, melhorando a elasticidade da pele e do cabelo, e auxiliando no fortalecimento das unhas.
  • Evita prisão de ventre: a mandioca é um alimento rico em pectina, beta-glucanas e fibras, o que auxilia na hidratação do organismo e facilita a eliminação de fezes, evitando a prisão de ventre.

Dicas para plantio de mandioca

Clima

As condições ideais para o cultivo de mandioca são temperaturas entre 20° e 27 °C.

As baixas temperaturas podem ser prejudiciais para o cultivo dessa raiz, pois, retardam a brotação diminuindo a formação das folhas e o peso seco da mandioca.

A melhor época para o plantio de mandioca é no início da estação chuvosa, uma vez que a umidade e o calor ajudam no processo de brotação, melhorando o enraizamento da planta.

Solo

O solo ideal para o bom desenvolvimento das raízes é o solo com textura média, podendo ficar entre o franco-arenoso e argiloso-arenoso.

A boa drenagem do solo é fundamental para o desenvolvimento da mandioca, uma vez que encharcamentos no solo podem causar o apodrecimento das raízes.

A declividade do terreno em até 8% pode ser uma opção para cultivos mecanizados e declividade até 15% é recomendado para cultivos manuais.

Manivas

As manivas, conhecidas também como manivas-sementes, manaíbas, toletes, ramas ou rebolos, são hastes do terço médio da planta e que possuem em média 20 cm de comprimento e são utilizadas na propagação da planta.

Assim, é essencial escolher manivas de ótima qualidade para um plantio de sucesso!

Para escolher boas manivas, considere opções que tenham de 5 a 7 gemas perfeitas, aproximadamente 2 cm de diâmetro e que sejam originárias de plantas sadias que tenham de 10 a 14 meses.

Como plantar mandioca? – Passo a passo

Para quem quer aprender passo a passo como plantar mandioca, trouxemos um tutorial simples para a propagação dessas raízes.

  • Abra uma cova com aproximadamente 25 cm de largura e de 5 a 10 cm de profundidade;
  • Mantenha o espaçamento de 60 cm entre as plantas;
  • Com as manivas já selecionadas, coloque-as na posição horizontal, que ajudam em uma produtividade maior;

5 passo a passo para plantar mandioca

  • Cubra a cova com uma fina camada de terra;
  • Entre 45 e 60 dias após o plantio, faça uma adubação de cobertura utilizando um bom fertilizante;
  • Mantenho a área de cultivo sempre limpa nos primeiros 120 dias após o plantio, evitando a concorrência com ervas daninhas, que podem prejudicar o desenvolvimento da mandioca;
6 cuidados e dicas para plantar mandioca

Mantenha o solo limpo para evitar a concorrência com ervas daninhas

  • Quando as plantas estiverem em período de repouso e os tamanhos das folhas começarem a diminuir, pode significar que a planta atingiu o máximo da produção de raízes e teor de amido, indicando a colheita, o que pode acontecer após um ano do plantio.

7 dicas de plantio de mandioca

 

Agora que você já viu dicas sobre o benefício e cultivo desse alimento, é hora de colocar a mão na terra e iniciar o plantio.

Você pode gostar...