Mini Padaria: 7 Dicas para Montar e Lucrar este Ano【2024】
Você já pensou em abrir uma mini padaria? O negócio pode ser uma padaria de bairro ou uma padaria artesanal e é uma possibilidade de empreendimento para quem quer apostar no ramo alimentício.
A proposta de uma padaria pequena pode ser um empreendimento mais fácil de administrar, tendo potencial de crescimento e até mesmo a possibilidade de investimento menor, sendo uma alternativa para quem quer começar um negócio.
E se você vem pensando nessa proposta de investir e montar uma mini padaria, reunimos dicas para começar o negócio e ter sucesso ao empreender!
Como montar uma mini padaria? #dicas
Planejamento
Para começar qualquer negócio, é essencial o planejamento prévio para ter um empreendimento sólido; e o plano de negócios pode ser um documento importante até mesmo para uma mini padaria.
O plano de negócios tem como proposta descrever os objetivos do negócio, quais passos devem ser tomados, definir o público-alvo, analisar o mercado e os concorrentes, auxiliar na escolha de nomes para padaria, entre outros aspectos que devem ser planejados previamente para abertura do negócio.
Localização
A escolha do local para montar uma mini padaria é de extrema importância, e para definir o local do seu ponto comercial é ideal ter definido o público-alvo, garantindo que o ponto da padaria esteja próximo do público que pretende atender.
A localização da padaria pequena deve evitar proximidade com padarias maiores, que podem dificultar a concorrência para o seu negócio.
Estrutura
Uma etapa que deve ser planejada previamente é a escolha de um ponto comercial levando em conta a estrutura, e mesmo sendo uma padaria pequena é preciso espaço mínimo para exposição dos produtos, área de atendimento, e no caso de produção própria também é preciso uma área específica para produção.
A estrutura deve seguir as recomendações da vigilância sanitária, atendendo todas as normas, principalmente para os negócios com produção própria, que devem respeitar as normas relacionadas ao espaço de produção.
Investimento
Uma das etapas importantes para montar o negócio é a etapa de investimento, e nesse caso é essencial já ter definido qual tipo de negócio – produção própria ou não.
Para padarias que terão produção própria, o investimento é maior e é necessária a compra de maquinários como forno, cilindro, masseira, armários, esteiras, entre outros.
Já as padarias que irão trabalhar com a revenda de produtos, o investimento é menor, uma vez que não é necessário ter investimento em máquinas de produção.
O investimento geral para mini padarias são refrigeradores, estufa para salgados, expositores, balcões, balança, máquina fatiadora de frios, etc.
Legalização
Uma das etapas de abertura de uma padaria pequena é a legalização do negócio. Assim, é necessário verificar os documentos e exigências municipais para abertura da mini padaria.
Os documentos mais comuns que são exigidos são:
- CNPJ;
- alvará da vigilância sanitária;
- alvará do corpo de bombeiros;
- alvará da prefeitura municipal.
Fornecedores
Uma das etapas prévias da abertura do negócio é a escolha dos fornecedores, priorizando fornecedores que ofereçam bons produtos, sejam responsáveis com o prazo de entrega e tenham preços competitivos.
Outra alternativa é a escolha de fornecedores para as mini padarias que têm como proposta apenas a revenda e não a fabricação de produtos.
Nesse caso, é essencial escolher fornecedores que entreguem pães, roscas e doces pontualmente e que ofereçam produtos de qualidade.
Colaboradores
Uma das últimas etapas para montar uma padaria pequena é a contratação de funcionários, e nesse caso os funcionários podem ser contratados de acordo com a demanda.
Para garantir sucesso no negócio, é ideal que os funcionários já tenham experiência no ramo de padarias ou que você ofereça cursos de capacitação e treinamento para os funcionários que irão trabalhar na fabricação dos produtos e também no atendimento.
Dicas de decoração de mini padaria
Decoração simples de mini padaria
Se a proposta é montar uma padaria pequena e simples, esta inspiração traz uma proposta de decoração para o negócio.
O espaço pequeno traz alguns pontos de cor em amarelo mostarda nas paredes, adicionando um pouco de cor ao espaço, além de uma imagem com referência a variados tipos de pães.
O projeto para padaria pequena ainda traz balcões expositores com doces, bolachas e salgados; além de prateleira com opção de alguns produtos de mercearia e refrigeradores com bebidas.
Como o espaço é pequeno, a ideia é priorizar expositores pequenos e que se adequem ao espaço sem deixar o lugar muito carregado.
Decoração aconchegante de mini padaria
Para criar um espaço aconchegante na decoração da mini padaria, este projeto decorativo traz uma ideia simples e que deixa a proposta mais convidativa.
Para o projeto da padaria pequena e aconchegante, a ideia foi de montar vitrines de vidro com os pães expostos e criar um cardápio lousa na parede de fundo, trazendo opções de produtos com um toque diferenciado e bonito, o que ajuda na decoração do espaço.
Os detalhes também podem fazer a diferença no planejamento do negócio, como é o caso do vasinho de flores decorando a mini padaria e dando um toque mais aconchegante!
Decoração moderna e descolada de mini padaria
A decoração da padaria pequena também pode seguir uma proposta moderna e descolada, como é o caso deste projeto que apostou em toques do estilo industrial.
A decoração traz diversos elementos em preto e pontos de iluminação estratégicos, que fazem com que os balcões e paredes pretas não fiquem com aspecto pesado no ambiente pequeno.
Além das vitrines de exposição, o espaço também conta com cestos com pães expostos, atraindo o olhar dos clientes.
Os pendentes em estilo industrial contribuem para a iluminação e ainda adicionam um toque especial ao projeto decorativo.
Agora é considerar as dicas e planejar o seu negócio para atrair clientes e ter sucesso no empreendimento!