Como Plantar Batata – Dicas de Plantio e Cultivo【GUIA 2024】

A batata é um tubérculo bastante utilizado na culinária e também é uma espécie de fácil cultivo, por isso, aprender como plantar batata pode ser uma oportunidade de aprender mais sobre o cultivo e manejo do alimento utilizado como base de tantas receitas.

Para aprender como plantar batata de diferentes maneiras e ainda ver os benefícios desse tubérculo na alimentação, é só seguir a leitura!

0 como plantar batata

Benefícios da batata

A batata é um alimento altamente o consumido já e esse tubérculo traz diversos benefícios ao organismo. Alguns dos benefícios do consumo de batatas são:

 

  • Impulsiona atividade cerebral: o alimento é rico em cobre e ferro, que impulsionando a atividade cerebral. A presença de manganês, potássio e vitaminas B6 e C também são essenciais para ajudar nas funções cerebrais. O alto nível de carboidrato presente nas batatas auxilia nos bons níveis de glicose no sangue, dando energia para o funcionamento dos neurônios.
  • Diminui pressão arterial: o potássio presente na batata pode auxiliar na redução da pressão arterial, uma vez que esse mineral atua como vasodilatador dos vasos sanguíneos.
1 beneficios de comer batata

O alimento é capaz de diminuir a pressão arterial

  • Reduz estresse: a presença de ácido gama-aminobutírico na batata faz com que o consumo desse alimento ajude redução de estresse, uma vez que o hormônio no organismo a ajuda a reduzir o estresse e dá sensação de relaxamento.
  • Fortifica ossos: a batata é um alimento rico em ferro, fósforo, cálcio, magnésio e zinco, que são responsáveis por manter a estrutura e a força óssea, por isso, o consumo do alimento pode ser um fortificante para os ossos.
2 vantagens de comer batata

A batata ajuda a fortificar os ossos

  • Previne doenças cardíacas: a presença de fibras e vitaminas B6 e C na batata, faz com que o alimento seja benéfico para a saúde do coração, ajudando na redução total de colesterol ruim e diminuindo o risco de doenças cardíacas, como infarto.
  • Previne cãibras: o alimento rico em cálcio e potássio ajudam na prevenção do desconforto causado por cãibras. O potássio é um mineral responsável pelo equilíbrio hidroeletrolítico e o cálcio ajuda na realização das contrações musculares.

3 beneficios da batata para a saude

Como plantar batata? – Passo a passo

Plantando no solo

Para o plantio da batata, é importante deixá-la alguns dias na gaveta da geladeira para que o alimento comece a brotar e dar origem a novas raízes. O ideal é que os brotinhos tenham ao menos 2 cm de altura.

4 passo a passo para plantar batata

Pegue uma batata que tenha desenvolvido diversos brotos e e faça divisões de maneira a separar os brotos como se fossem diferentes batatas. Deixe as fatias com brotos secando em local que não tem incidência direta de sol.

O solo para o plantio deve ter boa drenagem e ser livre de pedras ou detritos que atrapalham o desenvolvimento do tubérculo. O solo ainda deve ser fértil e rico em matéria orgânica.

Um mês antes de realizar o plantio, faça uma adubação na terra para que o solo fique ideal para o cultivo de batata.

Abra covas para enterrar os brotos de batatas e depois cubra-as totalmente.

Mantenha os cuidados com irrigação e no período entre 14 a 16 semanas as batatas começam a ganhar flor, sinal de que estão quase prontas para serem colhidas.

Quando as ramas estiverem com coloração amarelada e os tubérculos se soltando com facilidade, é o momento de fazer a colheita.

7 como plantar batata no solo

Plantando em vasos

Para o cultivo de batata em vasos, a recomendação inicial é a mesma do plantio no solo, mantendo a batata na geladeira para que desenvolva brotos que tenham ao menos 2 cm de altura. Depois disso é necessário cortar a batata em pedaços para separar os brotos.

A batata fatiada e dividida em brotos deve ser mantido em local que não tenha incidência de sol direto para que seque.

Prepare um vaso com pelo menos 30 cm de diâmetro e com bastante profundidade, uma vez que o tubérculo cresce embaixo da terra e é necessário que tenha espaço para esse desenvolvimento.

Coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso e complete-o com terra de boa qualidade misturada com adubo e materiais orgânicos.

Abra pequenas covas no vaso e coloque os pedaços de batata com broto, cobrindo-as novamente com terra.

6 passo a passo para plantar batata em vaso

As batatas precisam ser cultivadas em vasos profundos

Mantenha os cuidados com irrigação e em um período aproximado de 4 meses já é possível fazer as colheitas das batatas cultivadas em vaso.

7 como plantar batata em vaso

 

Além das dicas e passo a passo ensinados no post, você ainda pode conferir nossa outra postagem de como plantar batata doce, aprendendo diferentes formas de manejo para as variações de batatas.

Você já conhecia os benefícios e formas de cultivo desse alimento? Agora que você já sabe tudo sobre o tubérculo, já pode incluir o alimento na dieta, e seguir as dicas práticas para o cultivo de batata.

Você pode gostar...