Como Fazer Massa de Biscuit – Passo a Passo Fácil e Descomplicado!

Antes de aprender como fazer massa de biscuit é importante pensar se realmente vale a pena. Atualmente fazer a massa de biscuit em casa fica mais caro que comprar pronta, fora o trabalhão que dá para sovar a mistura quente.

Por outro lado, aprender como fazer massa de biscuit em casa garante muita qualidade que a massa comprada pronta não tem. A massa feita em casa encolhe menos, não racha, não tem grumos e é muito mais macia que a industrializada.

Se você vai se aventurar no mundo dessa massinha mágica, vamos ensinar como fazer massa de biscuit em casa com os produtos de melhor qualidade para fazer peças lindas como as inspirações que vamos mostrar abaixo:

Como fazer massa de biscuit: peças prontas para inspiração

Como fazer massa de biscuit: peças prontas para inspiração

Como fazer massa de biscuit: peças prontas para inspiração

Com a massa de biscuit você pode criar peças incríveis, tanto para sua casa quanto para vender. Algumas artesãs chegam a ter a renda mensal de até R$5.000 com as peças vendidas como enfeites para decoração de festa, lembrancinhas, chaveiros de biscuit, porta joias decorados, entre muitos outros modelos.

Com muita criatividade e paciência para modelar e refazer até alcançar o seu objetivo, com certeza o biscuit será mais que uma terapia!

Como fazer massa de biscuit: peças prontas para inspiração

Como fazer massa de biscuit: peças prontas para inspiração

Como Fazer Massa de Biscuit Caseiro: Passo a Passo

Existem muitas maneiras de aprender como fazer massa de biscuit em casa, com ingredientes e modo de preparo diferentes. Na verdade, cada artesão adapta a receita da massa conforme as suas necessidades, mas vamos ensinar a fazer uma receita testada e aprovada por nossa equipe. O melhor dessa receita é que ela é feita no microondas, essa é sempre a melhor opção, pois para fazer a massa na panela é necessário mexer constantemente e boa parte do material pode ficar grudado na panela.

Material:

  • Refratário de vidro alto que possa ser levado ao microondas.
  • 2 xícaras de cola branca própria para porcelana fria. Recomendamos das marcas Polycol e Cascorez, você encontra em papelarias e em lojas de artigos para artesanato.
  • 1 colher de vinagre ou de limão (os dois tem a mesma ação, por isso escolha o que estiver mais acessível)
  • 2 xícaras de amido de milho
  • 2 colheres de vaselina líquida ou óleo de cozinha
  • 2 colheres de creme hidratante próprio para biscuit ou hidratante sem silicone
  • Uma colher de pau

Dica: Se depois de aprender como fazer massa de biscuit você for fazer com frequência a nossa dica é comprar a cola em atacado em galão de 5 litros, fica muito mais barato que comprar por unidade na papelaria.

Como fazer massa de biscuit branca

Como fazer massa de biscuit vermelha

Modo de Preparo:

  • Aprender como fazer a massa de biscuit é muito fácil. O primeiro passo é misturar todos os ingredientes no refratário com exceção do creme hidratante.
  • Leve ao microondas e deixe por 3 minutos em potência máxima.
  • Mexa com a colher de pau até sumir os grumos.
  • Coloque no microondas pois mais 3 minutos.
  • Mexa bastante e verifique se a cola está com uma textura de plástico,se estiver é sinal que está bem cozida, caso contrário coloque mais 1 minuto no microondas.
  • Passe um pouco de creme em uma superfície lisa e limpa que não grude, como em uma placa de mármore.
  • Jogue a massa em cima de onde passou o creme e espere esfriar por cinco minutos.
  • Agora é hora de sovar. É necessário sovar a massa ainda bem quente, pois é isso que faz com que ela fique macia e maleável para criar as suas peças. Passe creme nas mãos para evitar queimadura.
  • Tenha bom senso, sove e deixe esfriar um pouquinho e depois sove mais um pouquinho. Cuidado para não queimar as mãos.
  • Quanto mais sovar melhor a sua massa ficará.
  • Quando ela ficar bem macia e desgrudando das mãos é sinal de que sovou o suficiente.
  • Coloque a sua massa em uma sacolinha limpa ou envolva em plástico filme. É muito importante que não fique ar no saquinho, pois em contato com o ar a massa fica dura mais rápido e depois não tem como salvar. Evite deixar a massa em ambiente úmido, pois ela pode acabar embolorando.

Ao contrário das massas industrializadas que levam conservantes na receita, a massa feita em casa dura menos tempo, mesmo se fechada certinha no saquinho. O recomendado é usar a massa dentro de uma semana no máximo para não perder o seu material.

Como fazer massa de biscuit colorida

Como fazer massa de biscuit natural

Como Tingir

Além de aprender como fazer massa de biscuit em casa é necessário saber como tingir, afinal, ninguém faz nada com a massa natural.

É importante considerar que a massa natural não é a mesma coisa que a massa branca. Ainda que as duas se pareçam muito, a massa natural fica transparente depois de secar, enquanto a branca permanece com o tom da tinta.

Como fazer massa de biscuit tingida com tinta xadrez

Há muitas marcas de tintas para você escolher e faz parte de como fazer massa de biscuit aprender a testar os materiais. Recomendamos a tinta de tecido da Acrilex, a tinta Xadrez e a tinta a óleo Gato Preto. Você pode testar outras marcas até conseguir definir quais se adequam melhor aos materiais que gosta de trabalhar. Cada tinta tem uma finalidade diferente:

  • A tinta Xadrez é muito concentrada, tanto que é usada na coloração de outras tintas para pintar parede. Ela é indicada para biscuit quando você precisa de uma cor mais forte e intensa, como o vermelho e o preto. Por ser concentrada ela representa uma grande economia para pigmentar dentro dessas cores.
  • Tinta de Tecido Acrilex: É uma tinta excelente, fácil de encontrar em papelarias e em lojas de artigos para artesanato. Tem uma boa variedade de cores e combina muito bem com a massa de biscuit.
  • Gato Preto: É tinta a óleo recomendada para pintar tela, mas também pode ser usada na massa de biscuit. Ela tem uma variedade muito grande de cores e é por isso que se destaca. Por outro lado é necessário usar com cuidado, pois ela acaba ressecando a massa.

 

Como fazer massa de biscuit tingida com tinta óleo

Dificilmente você vai encontrar alguém que ensine a quantidade exata de tinta para tingir determinada quantidade de massa. A maioria dos artesãos fazem isso a olho e com o tempo você também irá pegar o jeito. Veja o nosso passo a passo:

  1. Coloque a massa a ser tingida em uma superfície lisa, como granito ou mármore.
  2. Coloque o equivalente a uma colher de chá de tinta e sove bem.
  3. Se ficar muito claro coloque mais tinta e sove novamente. Com o tempo você irá se acostumando com as quantidades certas e não precisará fazer de pouquinho em pouquinho.
  4. Sove muito bem até a cor ficar uniforme e coloque no saquinho.
  5. Está pronta para usar! Fácil, né?

Se quer aprender como fazer massa de biscuit é essencial saber que a massa não deve ser tingida no mesmo dia em que foi feita. Jogar a tinta na massa quente pode deixar ela excessivamente mole e fazer com que sua peça fique rachada depois de secar. Deixe para tingir no dia seguinte ou pelo menos uma seis horas depois de cozinhar.

Como fazer massa de biscuit tingida com tinta de tecido

É importante considerar que ao tingir a massa fica de uma cor, mas depois que seca ela fica muito mais escura. É bacana fazer alguns testes antes de começar a fazer as suas primeiras peças.

Outra dica é misturar algumas cores com branco. Por exemplo, o rosa claro fica com aspecto de chiclete depois de seco, o branco ajuda a deixar a cor mais uniforme e menos transparente.

Gostou de aprender como fazer massa de biscuit? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.


Você pode gostar...

1 Resultado

  1. virginia brasil disse:

    Gostei bastante da explicação , bem simples e fácil. obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *