Cores frias na decoração – 75 ideias para usar e combinar os tons!

Você sabe o que são cores frias? Elas fazem parte de uma paleta surpreendente, que está super em alta na decoração e transmite, entre outros sentidos, muita tranquilidade a qualquer ambiente.

Elas permeiam, basicamente, entre roxo, verde e azul, porém, há muitas e muitas variações componentes e que prometem decorar com muita elegância.

Você pode usar as cores frias na decoração de quartos, salas, corredores, cozinhas, banheiros, escritórios… enfim, não há uma regra nem muitos limites quanto à aplicação.

Modelo de decoração com cores frias

Esses tons transmitem tranquilidade ao ambiente

O que vai mudar de acordo com cada ambiente é o objetivo daquela composição determinada. O que se quer passar com o décor em questão? Tudo está combinando? O estilo é coerente? As cores estão sobrecarregando? Há como fazer melhorias?

São diversas questões e dúvidas que surgem quando o assunto é decoração com uma paleta de cores específica. No caso das cores frias isso não seria diferente.

Por isso então que resolvemos elaborar um post repleto de dicas e imagens de inspiração para você ter uma ideia de como ter resultados incríveis. Acompanhe com a gente!

Modelo de decoração com cores frias

É possível empregar essa paleta em qualquer ambiente. Saiba como!

Cores frias e seus significados

Como todas as outras, as cores frias também têm seus significados. Eles são muito estudados pela cromoterapia e artes visuais, e conhecê-los pode fazer a diferença para você que deseja decorar com personalidade.

De acordo com especialistas, as cores frias estão associadas a elementos ditos como “frios” e “introspectivos” como o gelo, a águe e a lua. Há quem diga também que têm relação com as árvores e o próprio céu, mas isso não é muito certo.

Os significados mais conhecidos dessas tonalidades são introspecção, discrição, seriedade, ao mesmo passo que transmitem paz, relaxamento, harmonia e tranquilidade.

Em meio a tanta correria do dia a dia, as pessoas têm buscado investir em estratégias para deixar a vida mais calma e branda. Muita gente deseja chegar em casa e se deparar com um espaço de pleno aconchego e sossego.

Por essas e outras que as cores frias têm sido uma aposta alta na decoração de interiores. É uma das tendências do momento que mais valem a pena para quem quer inovar.

Abaixo você pode conhecer o círculo cromático das cores frias. Veja que ele é composto basicamente por tons de verde, azul e violeta. A partir deles resultam também o vermelho-arroxeado, azul-arroxeado, bem como o azul-esverdeado.

Cores frias

Já no círculo cromático abaixo, você conhece a contraposição das cores frias, denominadas cores quentes. Elas são opostas, mas em diversas produções elas podem se complementar lindamente!

Cores frias

Panorama de cores frias e cores quentes. Elas se contrapõem!

Quando falamos em cores frias logo vem à mente o roxo, o azul e o verde, como já dissemos por aqui.

No entanto, há nomenclaturas especiais para cada tonalidade (e que podem ser diferentes em cada segmento – moda, decoração, beleza…) que ajudam na hora de compor ambientes.

Esses nomes vão variando de acordo com o degradê que se criar a partir das cores ditas como frias básicas. Veja abaixo:

Cores frias

Continue acompanhando nosso post para descobrir muitas dicas de decoração com cores frias!

Dicas de decoração com cores frias

Agora que você já conhece, de fato, as cores frias e os seus significados, pode ficar por dentro de dicas para utilizá-las na decoração.

Vale dizer que essa paleta de cores pode ser aplicada em qualquer ambiente de uma casa, assim como de um projeto comercial.

Não há a necessidade de exagerar nos elementos com as cores frias. Dá para ter cautela nessa hora, principalmente se você ainda não está acostumado com uma decoração muito carregada.

Sendo assim você pode apostar em pequenos detalhes, como objetos decorativos ou em têxteis: cortinas, tapetes, almofadas e nos estofados… Em tudo isso é possível incluir as cores frias com graciosidade, colorindo o ambiente sem pesar muito.

Modelo de decoração com cores frias

Há muitos tons de verde que estão entre as cores frias

No entanto, caso queira dar um toque de cor mais robusto e intenso, tenha certeza que as cores frias são excepcionais para isso. Sempre marcantes, elas vão provocar um “auê” na sua decoração mesmo se forem em tonalidades mais claras.

Para criar um ambiente com sinais acentuados dessa paleta, foque em decoração de paredes e outros elementos maiores visualmente, como os móveis, por exemplo. No entanto, busque sempre o equilíbrio.

Se você vai pintar as paredes de uma cor fria, como o azul marinho, tente mesclar com móveis de outras tonalidades mais claras. Se vai pintar as paredes de branco, pode ousar com um grande sofá verde água e um tapete estampado com outro verde também.

Essas são somente algumas dicas, mas o importante mesmo é saber dosar entre os tons claros e escuros, considerando a estrutura do ambiente. Caso seja uma sala muito escura, é bacana investir em tons claros primordialmente. Já nas bem iluminadas você pode ficar à vontade para escolher tonalidades mais escuras.

Modelo de decoração com cores frias

Aplique cores frias por meio de objetos, móveis ou paredes

E se você tem receio de optar pelas cores frias para a decoração de sua casa por que elas têm o estigma de serem sérias demais, pode esquecer isso!

É muito possível decorar com cores frias obtendo como resultado ambientes graciosos, alegres e pacíficos. São excelentes, inclusive, para garantir um lugar mais equilibrado e zen.

A decoração com cores frias, segundo especialistas, é aquela que vai lhe dar mais vontade de ficar no ambiente. Você ficará tranquilo e aconchegado mais facilmente.

Cores frias

Tons de azul são frios!

Agora conheça abaixo tópicos sobre os principais ambientes decorados com cores frias!

Cores frias para sala

Salas demandam personalidade e conforto, que deve ser tanto físico quanto visual. Precisa ser aquele ambiente que dá vontade de ficar mais e mais, proporcionando aconchego como um verdadeiro “abraço”.

Por isso que a escolha das cores é tão importante. A definição da paleta tem potencial de transformar uma decoração por completo. Que tal apostar então em uma tendência super assertiva como a das cores frias?

Se salas pedem sossego e serenidade para que as pessoas se sintam bem nela, não há cores melhores do que estas. Afinal, um de seus significados maiores é justamente a tranquilidade.

Modelo de decoração com cores frias

Os tons de roxo estão na moda atualmente e são “frios”!

Leia mais sobre o tema: CORES PARA SALA DE ESTAR e TV: 60 Dicas e Fotos

Para se inspirar com projetos reais, conheça mais abaixo muitos modelos de salas com cores frias, desde as mais claras à escuras, com estampas, texturas, iluminações diferenciadas!

Sala com cores frias

Sala com pequenos detalhes de tons frios

Sala com cores frias

Azul na parede para proporcionar mais frescor

Sala com cores frias

Detalhes em tons de azul em sala predominantemente cinza

Sala com cores frias

Esse é um ótimo exemplo de sala com cores frias

Sala com cores frias

Alguns tons de verde também entram nesse conjunto

Sala com cores frias

A sala fica bem fresca e iluminada com o verde água

Sala com cores frias

Você pode escolher tom sobre tom

Sala com cores frias

O roxo e púrpura estão entre essas cores

Sala com cores frias

Modelo de sala ampla com cores frias

Sala com cores frias

Veja como a sala pode ficar linda!

Sala com cores frias

Pode ter a decoração moderna

Sala com cores frias

O quarto de casal tem a cabeceira estofada em tom frio

Sala com cores frias

Dá também para divertir o ambiente com quadros

Sala com cores frias

Renove a sala de jantar com o roxo na parede

Sala com cores frias

As cadeiras e almofadas do canto alemão dão toque especial

Sala com cores frias

Você encontra tintas diversas com essas cores

Sala com cores frias

Sala de estar compartilhada com a de jantar

Sala com cores frias

Aposte em tapetes para dar um toque alegre

Sala com cores frias

Você pode combinar os móveis com as cores das paredes

Cores frias para cozinha

Cozinhas ficam lindíssimas quando são decoradas com as cores frias. Atualmente você encontra muitas tintas para colorir as paredes e até mesmo contact para revestir móveis de forma econômica.

Há também móveis prontos em lojas especializadas e eletrodomésticos já com essas cores para facilitar o seu processo.

Mas o método mais fácil de adquirir as peças certas caso você queira uma cor em específico, é apostar em uma cozinha planejada. Apesar de ser uma opção bem mais cara, ela pode valer a pena para quem quer investir em um ambiente personalizado e que dure por muito tempo.

Conheça muitas ideias de cozinhas decoradas com as cores frias:

Cozinha com cores frias

A cozinha com cores frias fica sempre sofisticada

Cozinha com cores frias

Uma dica é apostar em móveis planejados

Cozinha com cores frias

Uma parede somente já faz toda a diferença

Cozinha com cores frias

Móveis sob medida podem ter a cor que você quiser

Cozinha com cores frias

Há vários revestimentos com essas cores

Cozinha com cores frias

Armários com cores frias dão um up na cozinha

Cozinha com cores frias

Os planejados vêm com a cor que você escolher

Cozinha com cores frias

Decore a parede da pia com uma cor diferente

Cozinha com cores frias

Misture duas tonalidades complementares

Cozinha com cores frias

Se quer algo mais delicado, aposte em um tom claro

Cozinha com cores frias

Ou então quer algo vibrante? Siga um decor assim como nesta foto

Cozinha com cores frias

Azul marinho fica lindo em cozinhas

Cozinha com cores frias

O revestimento decorativo da parede pode ter diversas cores

Cozinha com cores frias

Outra ideia é investir na decoração monocromática

Cozinha com cores frias

Papeis vinílicos estão entre as opções para revestir cozinhas

Cores frias para quarto

A escolha das cores de um quarto costuma ser bem particular. Cada pessoa pode imprimir sua personalidade através dos tons, e até as mamães de plantão definem os que colorirão os quartos dos bebês seguindo certo padrão e gosto.

Por isso que vale super a pena pensar nos significados das cores antes de determinar quais vão compor a decoração do quarto.

Se o seu viés é ter um ambiente que transmita relaxamento, assim como sobriedade, para dormir e conviver boa parte do dia, pode apostar em cores frias sem medo.

Selecionamos muitas ideias de decoração de quartos utilizando as cores frias. Veja só:

Quarto com cores frias

O quarto com verde escuro fica sóbrio, bem como aconchegante

Quarto com cores frias

Quarto de solteiro roxo e azul

Quarto com cores frias

Essa é uma ideia para o quarto infantil

Quarto com cores frias

O roxo e o azul se combinam muito bem!

Quarto com cores frias

O azul tiffany e o verde água são outros tons lindos que se conversam

Quarto com cores frias

Está na moda atualmente decorar quartos com azul Tiffany

Quarto com cores frias

Essa cor pode ser mesclara com preto facilmente

Quarto com cores frias

Fica incrível com cinza e preto!

Quarto com cores frias

Funciona muito bem em quartos modernos!

Quarto com cores frias

Diversos tons de verde estão na paleta de cores frias

Quarto com cores frias

E você pode usar vários para compor o quarto

Quarto com cores frias

Os mais brandos deixam o quarto propício para o descanso

Quarto com cores frias

O monocromático dá sensação de amplitude

Quarto com cores frias

Outra dica é apostar no tom sobre tom

Quarto com cores frias

Você tem a opção de decorar um quarto de hóspedes assim

Quarto com cores frias

O quarto de casal acima é todo composto por cores frias

Quarto com cores frias

Para combinar, escolha cores neutras como o cinza

Quarto com cores frias

A madeira também fica bem com tudo!

Quarto com cores frias

Tons muito escuros ficam melhores se combinados a outros bem claros

Cores frias para banheiro

Por fim vamos falar dos banheiros e lavabos que podem ganhar um toque super especial com as cores frias. Os tons de azul, verde e roxo já são muito usados nesses ambientes, que tendem a ser mais discretos quanto à decoração.

No entanto, pode-se conferir um estilo mais atraente, fazendo com que o banheiro atinja um patamar mais elevado dentro da decoração da casa.

Se antes você não dava nada para esse espaço, agora pode conectá-lo com o restante do projeto por conta de sua composição com cores diferenciadas e lindas.

Inspire-se com algumas sugestões de banheiros decorados com cores frias:

Banheiro com cores frias

As pastilhas podem ser usadas para decorar com as cores frias!

Banheiro com cores frias

Panorama de banheiro divertido todo colorido

Banheiro com cores frias

O azul intenso dá toque moderno ao ambiente

Banheiro com cores frias

O azul marinho ficou lindo na área do box

Banheiro com cores frias

As pastilhas azuis podem ficar na área do box

Banheiro com cores frias

Capriche na iluminação além das cores

Banheiro com cores frias

Há revestimentos em todas as fores, bem como todos os formatos

Banheiro com cores frias

Sugestão para banheiro moderno ou minimalista

Banheiro com cores frias

O revestimento colorido deu um up no visual

Banheiro com cores frias

O azulejo colorido pode ser aplicado somente na área do banho, se quiser

Banheiro com cores frias

De forma simples você decorar o banheiro com muita graça

Banheiro com cores frias

Há solução até para quem quer decor vintage!

Banheiro com cores frias

Invista em uma bancada com cor fria

Banheiro com cores frias

Uma das paredes pode ter tons frios intensos

Banheiro com cores frias

Outra dica é você mesclar materiais!

Banheiro com cores frias

Os verdes espalhados pelo banheiro deixam o local mais charmoso

Banheiro com cores frias

Banheiro bem diferente decorado com cores frias


Cores frias são naturalmente lindas, não é mesmo? Gostou de conhecer mais sobre elas, seus significados e tendências na decoração? Conte para a gente!

Aproveite para ler também:

Cores de Sofá – Tons Modernos e Chamativos na Decoração!

Cores para Muro: 10 opções + dicas e 40 projetos inspiradores!

Cores de Casas Modernas – As 70 Ideias Mais Impressionantes!

Visite nosso site mais vezes para não perder nenhum conteúdo. Até uma próxima!

Você pode gostar...