Colcha de Crochê – 60 Modelos Belíssimos & Tutorial Passo a Passo!


O crochê é um artesanato que está presente há muitos anos e por mais que o tempo passe nunca sai de moda. São diversos tipos de peças que podem ser feitas por meio dessa arte incrível desde tapetes de crochê, toalhas de mesa, mobile para berço, molduras decorativas até mesmo Colcha de Crochê.

A colcha de crochê é uma das peças que nunca sai de moda a cada dia surgem novos modelos um mais lindo que o outro. Se você quer fazer uma linda colcha de crochê para sua cama ou para presentear alguém, mas ainda não escolheu o modelo separamos nesse post 60 modelos belíssimos de Colcha de Crochê para se encantar. Também selecionamos os principais lugares onde se pode comprar lindos modelos de colchas de crochê, além de um maravilhoso passo a passo para fazer um lindo modelo com gráfico em casa.

Fotos e Modelos de Colcha de Crochê

Na hora de dar inicio a uma peça tão linda e trabalhosa como uma colcha de crochê é muito importante se atentar ao modelo e as cores escolhidas. Isso é fundamental  para que após iniciar o trabalho não se arrependa da escolha feita, com isso perdendo dias precisos de crochê feito. Para auxiliar na escolha nossa equipe selecionou para esse post modelos de chochas lindas e muito interessantes, desde modelos mais clássicos até os mais modernos. São colchas surpreendentes para impressionar os mais diversos gostos desde quem gosta de coisas mais simples até quem gosta de coisas coloridas e vibrantes. Para facilitar na hora de decidir separamos os modelos de colchas de crochê por categoria. Você vai encontrar a seguir colchas coloridas, em quadrados, com tecido, com flores e de casal.

Colcha de Crochê modelos com flores

Colcha de Crochê modelos com rosa e roxo

Colcha de Crochê modelos com borda branca

Colcha de Crochê modelos com flores coloridas

Colcha de Crochê modelos coloridos

Que tal fazer um lindo peso de porta de crochê? Confira 60 modelos lindo mais passo a passo!

Colorida

O crochê é um tipo de decoração antiga porém a procura por peças feitas com esse tipo de artesanato tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. São inúmeros os enfeites para casa que podem ser feitos e o mais legal é que esse é um tipo de decoração que combina com diversos ambientes quarto, sala, cozinha e banheiro. Para deixar o quarto lindo as colchas de crochê tem sido uma grande tendencia nos últimos tempos, principalmente as colchas coloridas que são mais trabalhadas e com muitos detalhes diferentes. Se está procurando modelos de colchas coloridas para trazer mais cores para o seu quarto, separamos abaixo modelos lindíssimos de colchas para se inspirar e arrasar na decoração.

Colcha de Crochê colorida em desenho quadrado

Colcha de Crochê colorida com cores claras

Colcha de Crochê colorida com borda preta

Colcha de Crochê colorida com desenhos infantis

A colcha de crochê com temática infantil é um sucesso entre a criançada. Usando os gráficos certos você consegue criar uma colcha linda com os mais variados modelos e temas, desde personagens dos desenhos animados até temais mais universais como bailarina e ursinho. O melhor é que com esse artesanato é possível fazer peças maravilhosas tanto para meninas quanto para meninos.

Colcha de Crochê colorida com borda laranja

Colcha de Crochê colorida com flores

Colcha de Crochê colorida com cores quentes

Colcha de Crochê colorida com cors claras e escuras

Para fazer uma colcha de crochê colorida a nossa dica é buscar cores que harmonizem bem entre si. Você também pode investir em várias cores chamativas, mas é importante que as outras cores do quarto sejam mais neutras, como branco e bege.

Colcha de Crochê colorida com listras

Colcha de Crochê colorida estilo arco-íris

Colcha de Crochê colorida azul, rosa e verde

Colcha de Crochê colorida com flores

Em Quadrados

Quase todo mundo que está aprendendo a fazer esse tipo de artesanato começa com um quadrado. É mais fácil de cortar e conseguir fazer a forma perfeita, por isso a colcha de crochê com quadrados é a opção certa para quem está começando e ainda não tem muita experiência.

Colcha de Crochê colorida em quadrados verde, vermelho e azul

Colcha de Crochê colorida em quadrados

Colcha de Crochê colorida em quadrados verdes, amarelos, vermelhos e azuis

Colcha de Crochê em quadrados coloridos

Colcha de Crochê em quadrados coloridos com borda branca

Colcha de Crochê em quadrados com borda branca

Colcha de Crochê em quadrados coloridos com borda preta

Colcha de Crochê em quadrados com flores

Colcha de Crochê em quadrados coloridos com flores

Colcha de Crochê em quadrados coloridos estilo arco-íris

Colcha de Crochê em quadrados com borda azul

Colcha de Crochê em quadrados com borda rosa claro

Com Tecido

Misturar o crochê e tecido traz uma textura diferente e dá uma modernizada nessa arte secular. Você pode combinar com as mais variadas estampas ou usar um tecido de uma estampa só. Tudo depende do seu gosto e de como vai montar a decoração do quarto.

Colcha de Crochê com tecido de flores

Colcha de Crochê com tecido de flores e borda rosa

Colcha de Crochê com tecido de flores e borda branca

Colcha de Crochê branca com tecido de flores

Geralmente a colcha de crochê com tecido é bem simétrica, por isso é muito importante seguir o gráfico corretamente e fazer a contagem dos pontos de forma eficiente. Um errinho e você pode ter que começar tudo de novo para fazer uma colcha perfeita.

Colcha de Crochê beje com tecido de flores

A colcha de crochê com tons mais pastéis combina com qualquer tipo de decoração. É um tipo de colcha bonita e mais moderna que as cores vibrantes.

Colcha de Crochê vermelha com tecido de flores

Colcha de Crochê branca com tecido vermelho

Colcha de Crochê com tecido florido

Colcha de Crochê lilás com tecido

Colcha de Crochê com tecido vermelho

Colcha de Crochê com tecido laranja

Colcha de Crochê com tecido azul

Com Flores

A colcha de crochê com flores tem muito a cara de casa de vó, mas é uma tendência que voltou. A flor pode ser feita com o própria linha de crochê ou você pode fazer um aplique de tecido. Nas duas versões fica muito bonito.

Colcha de Crochê com flores coloridas

Colcha de Crochê com flores rosa

Colcha de Crochê com flores rosa claro

 

A combinação de cores é essencial para conseguir fazer uma colcha bonita. Use duas ou no máximo 3 cores se quiser fazer uma peça mais elegante, moderna e bonita. Se está fazendo para você mesma usar em casa pense nas outras cores que tem na decoração do quarto.

Colcha de Crochê com flores laranjas

Colcha de Crochê com flores laranjas, rosas, vermelhas e azuis

Colcha de Crochê com flores vermelha, amarelas e azuis

Colcha de Crochê rosa com flores vermelhas

Colcha de Crochê bege com flores rosa

A colcha com flores combina com qualquer idade, sendo um presente especial tanto para crianças até para mulheres adultas. É o tipo de presente que tem um carinho a mais, pois cada detalhe passou por suas mãos.

Colcha de Crochê beje com flores vermelhas

Colcha de Crochê com flores coloridas

Colcha de Crochê com flores nas bordas

De Casal

A colcha de crochê de casal é um pouco mais sóbria, podendo ser de uma única cor ou uma mistura de até 3 cores.

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal branca com flores

Colcha de Crochê de casal branca e laranja

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal branca com flores coloridas

Colcha de Crochê de casal com flores

Colcha de Crochê de casal azul

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal branca e rosa

Colcha de Crochê de casal verde, branca e laranja

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal em quadrados

Colcha de Crochê de casal branca

Colcha de Crochê de casal branca e rosa com flores

Colcha de Crochê de casal branca e verde

Colcha de Crochê de casal com tecido

Onde Comprar: Dicas de Lojas e Preço

Quer saber onde comprar colcha de crochê? A nossa dica é procurar na sua cidade uma artesã que faça, é uma maneira de estimular o comércio local e valorizar quem faz arte com tanto carinho. Em grupo de Classificados você deve encontrar opções com facilidade. Se não encontrar, recomendamos a loja online Elo7.

No Elo7 os próprios artesãos postam os seus trabalhos para venda, eles enviam por Correios e sua compra é protegida, se não entregarem você recebe seu dinheiro de volta integralmente. Dependendo do tipo de trabalho uma colcha de crochê custa entre R$550 até R$2.000.

Como Fazer Colcha de Crochê: Passo a Passo com Gráfico

Fazer a colcha de crochê em casa não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente se você não tem nenhuma experiência com esse tipo de artesanato. A boa notícia é que seguindo algumas dicas básicas é possível fazer sem ter tantas dificuldades.

  1. O primeiro passo para fazer a sua colcha de crochê é apostar na agulha certa. Não tem muito segredo, para linha grossa use uma agulha grossa, para linha fina, use agulha fina. Nas revistas e nos moldes da internet geralmente vem especificando qual o melhor tipo de agulha, mas se você é iniciante a nossa dica é começar trabalhando com agulha e linha fina, pois você consegue ter mais mobilidade.
  2. A escolha da linha também é muito importante. Em lojas de armarinhos você encontra uma grande variedade de cores, tudo vai depender do tipo de trabalho que quer fazer. Para iniciantes recomendados usar apenas uma cor no trabalho, para não ter que ficar trocando de linha. Em alguns novelos vem várias cores, sem precisar trocar, o trabalho fica lindo e vai facilitar muito a sua vida.
  3. Tesoura e fita métrica são itens muito importantes para conseguir fazer um bom trabalho. Você vai precisar medir sua colcha de crochê sempre enquanto estiver a fazer.
  4. Conhecer as abreviações é muito importante para seguir qualquer passo a passo de site ou revista: pb= ponto baixo, corr= correntinha, mpa= meio ponto alto, pa= ponto alto, seg= seguinte, ult= último, rep= repita, pbx= ponto baixíssimo, pq= ponto e sp= espaço.
  5. É importante aprender como fazer cada ponto, sabendo isso você consegue seguir qualquer tipo de gráfico. Vamos ensinar como fazer os pontos mais comuns:

Correntinha

Esse ponto pode ser usado para fazer qualquer tipo de trabalho, principalmente a colcha de crochê. Ele é o começo do trabalho, com ele você dá a sequência e faz qualquer coisa.

A nossa dica é começar a fazer somente correntinha até ter prática, de modo que o ponto não fique muito apertado ou muito solto. A técnica consiste em começar com um nó móvel na agulha. Passe a linha pela agulha e depois puxe passando por dentro do nó. Faça esse ponto várias vezes e no final vai ter um formato de corrente, daí que surgiu o nome.

É importante criar o hábito de contar os pontos, é assim que você consegue formar um desenho. Para treinar faça 10 pontos correntinha por vez.

Ponto baixíssimo

O ponto baixíssimo tem duas funções: reforçar a borda ou finalizar a sua peça. É bem parecido com o correntinha, mas você precisa colocar a agulha na correntinha pronta e dar a laçada. Essa laçada deve passar por duas correntes, a que já estava na agulha antes e a que você colocou na agulha ao começar o ponto.

Para explicar de forma mais clara, o ponto baixíssimo liga dois pedaços de ponto correntinha, unindo as duas partes.

Ponto Baixo

O ponto baixo é muito importante para fazer a sua colcha de crochê, sendo também muito usado na confecção de tapete. Você deve passar a linha dentro do ponto da base e não no ponto da agulha.

Comece fazendo duas partes em postos correntinha.  Passe a agulha pela segunda casa. Passe a linha enrolando na agulha e depois puxe para dentro da casa. Faça uma laçada usando a agulha e passe por mais duas casas, assim só ficará um ponto na agulha.

Ponto alto

O ponto alto é mais aberto, por isso é mais usado para tecido mole. Enrole a linha na agulha, conte três pontos e dê a laçada. Posicione a agulha no próximo ponto e puxe a linha. Você vai ficar segurando os três pontos da agulha, tire os primeiros dois, dê mais uma laçada e depois puxe os últimos dois pontos.

Esses são os pontos mais básicos para quem está começando e vai fazer a primeira colcha de crochê. Há outros pontos mais elaborados como zigue zague, ponto x, ponto colmeia, ponto amor, ponto segredo, ponto cadeia, entre outros. Se você ainda está com dúvida vamos disponibilizar alguns vídeos ensinando a fazer os pontos e como seguir o gráfico.

Colcha de Crochê modelo de gráfico

 

Gostou das nossas ideias de colcha de crochê? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *