Mesas de Vime: Fotos, Modelos e Como Usar na Decoração

Vime é um material muito usado para fabricação de casas orientais. Ganhou espaço no mundo e entre os trabalhos de designers por diversos bons motivos. Uma opção para usar em casa são as mesas de vime, encaixando bem em diversos tipos de ambiente. Confira alguns modelos e dicas a seguir.

mesas de vime brancas

mesas de vime redondas com tampo de vidro

Quanto Custa? #preço

Um material bem trabalho e com design diferenciado fez o vime se tornar popular para conjuntos de mesas e cadeiras. Apesar de ser conhecido isso não o torna mais barato. O valor tem uma boa justificativa.

O vime é um material muito leve e sua mesa será bem fácil de locomover ou limpar. Parece ser um material frágil em especial por sua leveza mas ele possui uma maior durabilidade em comparação a muitos materiais. Tanta vantagem tem um preço, não é mesmo?

O preço de mesas de vime varia de acordo com o tamanho acima de tudo. Logicamente mesas maiores são mais caras. Os valores para mesa redonda de tampo de vidro com trabalho na borda fica em torno de R$ 900.

Pode sair mais caro? Sim! Conjuntos completos com poltronas para ambientes externos podem custar mais de R$ 3 mil. 

mesas de vime preta para ar livre

O que faz uma mesa de vime ficar mais cara? O design é um dos pontos diferenciais. Quanto mais trabalhada ou de um desenho fora do padrão o valor fica mais alto.

A assinatura por trás do layout também pode elevar o valor. Uma marca famosa ou um designer de móveis especializado pode fazer as mesas de vime custarem o triplo do valor de uma sem um renome por trás.

mesas de vime lindas

Como Limpar e Cuidar de Mesa de Vime

 

O vime é um material natural e exige poucos cuidados para limpeza. A planta é do sudeste da Ásia e já foi vista no Egito também. O seu clima característico é o tropical e cresce em florestas seguindo essa climática.

Matéria prima não falta em uma planta como essa. Uma única árvore pode chegar a 100 metros de altura. É bastante madeira, não é mesmo? E como se usa pouco por móvel podemos dizer que é uma matéria prima econômica. Por isso os fabricantes amaram e incentivaram o mercado a cultuar a compra.

Limpeza do vime

Sendo seu móvel de vime de verdade (há muita imitação no mercado, infelizmente) você precisa apenas de água e detergente neutro para realizar a sua limpeza.

O trabalho é bem simples. Com um pano úmido remova a poeira e sujeira dos seus móveis. Depois pode jogar água abundantemente com detergente neutro nas cadeiras e mesas de vime.

Deixe secar ao sol para secar bem e não precisa usar pano para tirar o excesso de água. Por este motivo a indicação é sempre lavar no inverno.

Cuidados para conservar o aspecto de novo do vime

Quer deixar suas mesas de vime em casa com carinha de nova? O segredo é uma vez por mês aplicar cera automotiva.

Coloque um pouco da cera em uma flanela e esfregue com cuidado as mesas e cadeiras. Remova o excesso usando uma flanela limpa (um segundo pano) e pronto, terá o brilho recuperado e a conservação da mesa.

O verniz é um bom amigo do vime para manter a madeira hidratada. Evita o seu ressecamento

Atenção com produtos abrasivos – O vime é um material natural e pode ser danificado facilmente com o aplicação de produtos abrasivos. Se não for detergente neutro não deve ser aplicado nenhum outro produto, só a água.

 

Fotos e Ideias de Mesa de Vime

A extração do vime exige trabalho manual de qualidade e delicado, fazendo por isso o valor das mesas de vime ser um pouco mais elevado. Uma vez a árvore derrubada suas folhas e galhos são retirados e as impurezas. As fibras são separadas e o restante do material usado para fabricar móveis.

Com o vime encontramos muita coisa bacana no mercado. As mesas bistrô foram as primeiras a chegar por aqui, pequenas e leves para uma degustação com os amigos em áreas externas.

Qual modelo levar para sua casa? Conheça algumas lindas mesas de vime e saiba qual combina mais com seu tipo de ambiente.

Com Vidro

Mesa com tampo de vidro é uma das tendências dos anos 90 que não sai dos interiores modernos. Não é apenas o charme da transparência. Há a neutralidade do vidro em combinar com todos os estilos de ambiente (com um toque super moderno) e caindo com perfeição ao lado do vime em mesas pequenas, grandes, redondas ou quadradas.

 

mesas de vime redonda com tampo de vidro

mesas de vime de jantar

Os pés de vime com tampo apenas de vidro fica bem mais chique em sala de jantar familiar.

mesas de vime redonda com oito lugares

mesas de vime redonda com tampo de vidro

Não existe uma regra que mesa de jantar precisa ser quadrada e mesa para ambientes externos redonda. Contudo, mesmo estando disponíveis os dois modelos a quadrada tem sido mais usada em salas de jantar por ‘poupar’ espaço (ao menos visualmente). Com tampo de vidro as mesas de vime ficam ótimas neste tipo de ambiente.

O que determina se as mesas de vime vão ser usadas em sala de jantar ou não é sua modelagem, seu formato. As cadeiras precisam ser um pouco mais altas para o conforto ao sentar na mesa para alimentação e o assento acolchoado.

mesas de vime quadrada com tampo de vidro

 

mesas de vime quadrada

mesas de vime para apartamento

O vime pode receber diversos tipos de acabamento. O tom madeira natural é o mais usado mas móveis brancos são bem queridos para diferenciar a peça. 

mesas de vime branca para jantar

mesas de vime para jantas

Para Varanda

A regra dos móveis para varanda a maioria de nossos leitores já conhece: o estilo é livre. Este espaço não precisa combinar com o restante da residência. No geral é um ambiente de lazer e descanso com uma decoração bem livre e fácil de compreender.

Costuma-se optar por mesas de vime com cadeiras com braços mais lagos e um grande estofado no assento para mais conforto. Varanda é um ambiente para curtir a paisagem e optar por cadeiras reclinadas ajuda a transmitir essa ideia.

mesas de vime com poltronas para varanda

O tom natural das mesas de vime permite uma decoração natural. Criar um cantinho de conforto no quintal, que tal? Uma decoração com plantas é uma ótima sugestão.

mesas de vime para varanda e piscina

mesas de vime para salão de festas

mesas de vime para área da piscina

mesas de vime para varanda de apartamento

O vidro temperado tira a transparência do tampo de mesa e diferencia o móvel.

Vime cinza? Um luxo diferenciado para criar um ambiente único na sua área da piscina ou churrasco.

mesas de vime cinza

mesas de vime para decorar varanda

Mais espaço disponível na varanda? O conjunto de cadeiras com suas mesas de vime pode ser ainda maior e assim mais confortável para receber visitas e criar um espaço gourmet, por exemplo. Ideias não faltam para usar móveis de vime em ambientes internos e externos.

 

Você pode gostar...