Mesas de Vime: Fotos, Modelos e Como Usar na Decoração
Vime é um material muito usado para fabricação de casas orientais. Ganhou espaço no mundo e entre os trabalhos de designers por diversos bons motivos. Uma opção para usar em casa são as mesas de vime, encaixando bem em diversos tipos de ambiente. Confira alguns modelos e dicas a seguir.
Quanto Custa? #preço
Um material bem trabalho e com design diferenciado fez o vime se tornar popular para conjuntos de mesas e cadeiras. Apesar de ser conhecido isso não o torna mais barato. O valor tem uma boa justificativa.
O vime é um material muito leve e sua mesa será bem fácil de locomover ou limpar. Parece ser um material frágil em especial por sua leveza mas ele possui uma maior durabilidade em comparação a muitos materiais. Tanta vantagem tem um preço, não é mesmo?
O preço de mesas de vime varia de acordo com o tamanho acima de tudo. Logicamente mesas maiores são mais caras. Os valores para mesa redonda de tampo de vidro com trabalho na borda fica em torno de R$ 900.
Pode sair mais caro? Sim! Conjuntos completos com poltronas para ambientes externos podem custar mais de R$ 3 mil.
O que faz uma mesa de vime ficar mais cara? O design é um dos pontos diferenciais. Quanto mais trabalhada ou de um desenho fora do padrão o valor fica mais alto.
A assinatura por trás do layout também pode elevar o valor. Uma marca famosa ou um designer de móveis especializado pode fazer as mesas de vime custarem o triplo do valor de uma sem um renome por trás.
Como Limpar e Cuidar de Mesa de Vime
O vime é um material natural e exige poucos cuidados para limpeza. A planta é do sudeste da Ásia e já foi vista no Egito também. O seu clima característico é o tropical e cresce em florestas seguindo essa climática.
Matéria prima não falta em uma planta como essa. Uma única árvore pode chegar a 100 metros de altura. É bastante madeira, não é mesmo? E como se usa pouco por móvel podemos dizer que é uma matéria prima econômica. Por isso os fabricantes amaram e incentivaram o mercado a cultuar a compra.
Limpeza do vime
Sendo seu móvel de vime de verdade (há muita imitação no mercado, infelizmente) você precisa apenas de água e detergente neutro para realizar a sua limpeza.
O trabalho é bem simples. Com um pano úmido remova a poeira e sujeira dos seus móveis. Depois pode jogar água abundantemente com detergente neutro nas cadeiras e mesas de vime.
Deixe secar ao sol para secar bem e não precisa usar pano para tirar o excesso de água. Por este motivo a indicação é sempre lavar no inverno.
Cuidados para conservar o aspecto de novo do vime
Quer deixar suas mesas de vime em casa com carinha de nova? O segredo é uma vez por mês aplicar cera automotiva.
Coloque um pouco da cera em uma flanela e esfregue com cuidado as mesas e cadeiras. Remova o excesso usando uma flanela limpa (um segundo pano) e pronto, terá o brilho recuperado e a conservação da mesa.
O verniz é um bom amigo do vime para manter a madeira hidratada. Evita o seu ressecamento
Atenção com produtos abrasivos – O vime é um material natural e pode ser danificado facilmente com o aplicação de produtos abrasivos. Se não for detergente neutro não deve ser aplicado nenhum outro produto, só a água.
Fotos e Ideias de Mesa de Vime
A extração do vime exige trabalho manual de qualidade e delicado, fazendo por isso o valor das mesas de vime ser um pouco mais elevado. Uma vez a árvore derrubada suas folhas e galhos são retirados e as impurezas. As fibras são separadas e o restante do material usado para fabricar móveis.
Com o vime encontramos muita coisa bacana no mercado. As mesas bistrô foram as primeiras a chegar por aqui, pequenas e leves para uma degustação com os amigos em áreas externas.
Qual modelo levar para sua casa? Conheça algumas lindas mesas de vime e saiba qual combina mais com seu tipo de ambiente.
Com Vidro
Mesa com tampo de vidro é uma das tendências dos anos 90 que não sai dos interiores modernos. Não é apenas o charme da transparência. Há a neutralidade do vidro em combinar com todos os estilos de ambiente (com um toque super moderno) e caindo com perfeição ao lado do vime em mesas pequenas, grandes, redondas ou quadradas.
Não existe uma regra que mesa de jantar precisa ser quadrada e mesa para ambientes externos redonda. Contudo, mesmo estando disponíveis os dois modelos a quadrada tem sido mais usada em salas de jantar por ‘poupar’ espaço (ao menos visualmente). Com tampo de vidro as mesas de vime ficam ótimas neste tipo de ambiente.
O que determina se as mesas de vime vão ser usadas em sala de jantar ou não é sua modelagem, seu formato. As cadeiras precisam ser um pouco mais altas para o conforto ao sentar na mesa para alimentação e o assento acolchoado.
O vime pode receber diversos tipos de acabamento. O tom madeira natural é o mais usado mas móveis brancos são bem queridos para diferenciar a peça.
Para Varanda
A regra dos móveis para varanda a maioria de nossos leitores já conhece: o estilo é livre. Este espaço não precisa combinar com o restante da residência. No geral é um ambiente de lazer e descanso com uma decoração bem livre e fácil de compreender.
Costuma-se optar por mesas de vime com cadeiras com braços mais lagos e um grande estofado no assento para mais conforto. Varanda é um ambiente para curtir a paisagem e optar por cadeiras reclinadas ajuda a transmitir essa ideia.
O tom natural das mesas de vime permite uma decoração natural. Criar um cantinho de conforto no quintal, que tal? Uma decoração com plantas é uma ótima sugestão.
Vime cinza? Um luxo diferenciado para criar um ambiente único na sua área da piscina ou churrasco.
Mais espaço disponível na varanda? O conjunto de cadeiras com suas mesas de vime pode ser ainda maior e assim mais confortável para receber visitas e criar um espaço gourmet, por exemplo. Ideias não faltam para usar móveis de vime em ambientes internos e externos.