Peso de Porta de Crochê: 60 Modelos Lindos + Gráfico e Passo a Passo!

Bate um vento forte e a porta bate. O que fazer para solucionar esse problema? Uma das ideias funcionais e que também decoram é apostar em um peso de porta de crochê. Claro que esse item pode ser criado em qualquer outro material, mas o crochê é uma das técnicas mais investidas para garantir um visual exclusivo a sua casa.

Quer conhecer como fazer um peso de porta de crochê? Nesse artigo vamos te mostrar diversas ideias e gráficos, além de passo a passo para você aprender direitinho. Acompanhe!

peso-de-porta-de-croche-grafico-capa

Modelos de Peso de Porta de Crochê

Existem inúmeros estilos de peso de porta de crochê para você mesma criar ou encomendar para uma especialista – sem falar nas lojas que já vendem esse item pronto. Os mais vistos são aqueles que são inspirados em elementos da natureza, como flores e animais, mas outras ideias como bonecas também fazem sucesso.

É muito importante se atentar ao “peso” propriamente dito que você dará a essa peça. Pois ela deve ser capaz de segurar portas, que não são nada leves. Para isso a indicação é colocar um saquinho com quantidade considerável de areia ou de pedrinhas, utilizadas na construção civil mesmo, e que são ótimas para evitar que uma porta bata.

peso-de-porta-de-croche-tartarugas

Veja só a seleção que fizemos para inspirar você!

Flor

Decorar com flores é sempre uma ótima pedida. Esse tipo de “formato” deixa sua casa mais delicada e feminina, além de combinar com diversos estilos de decoração. Os pesos de porta de crochê de flor podem ser criados imitando um vaso ou um arranjo, e as pétalas podem ser confeccionadas de diferentes cores.

A escolha das linhas para criar esse objeto será sua, se atentando ao resultado que quer chegar e ao tipo de decor que tem o cômodo em questão. O importante é que esse peso de porta seja útil e que dê mais vida ao ambiente.

Dê uma olhadinha no itens que imitam flores para você ficar inspirada:

peso-de-porta-de-croche-de-flor

peso-de-porta-de-croche-de-flores

peso-de-porta-de-croche-flor

peso-de-porta-de-croche-flores

Coruja

As corujinhas são muito requisitadas quando o assunto é decorar ambientes. Podemos ver, hoje em dia, por exemplo, almofadas de coruja com design muito interessante e que se tornaram uma verdadeira febre no que se trata de decor. Ela é famosa assim, pois significa para muitos povos inteligência e sabedoria.

Se você quer ter um peso de porta de coruja, um modelo de crochê pode ser a melhor ideia, pois fica muito fofo. Você pode escolher qualquer tonalidade de linha ou barbante, e fazer a coruja com olhos abertos ou fechados.

Não fique só na imaginação, veja de pertinho os modelos lindos de coruja de crochê:

peso-de-porta-de-croche-corujas

peso-de-porta-de-croche-de-coruja-amarela

peso-de-porta-de-croche-de-coruja

peso-de-porta-de-croche-de-corujas

Galinha

Já falamos aqui sobre a predileção da galinha para a decoração de casas, veja aqui um post que comprova isso. Esse animal é muito querido por muitas pessoas e há diversas formas de recriá-las em crochê para se tornarem um peso de porta muito funcional.

Não é preciso fazer a galinha inteira, você pode fazer somente a cabeça, o que fica bem bonitinho também. Para diferenciar a crista e o bico, é recomendado escolher mais de uma cor para a confecção desse tipo de peso de porta.

Confira modelos lindos inspirados em galinhas:

peso-de-porta-de-croche-de-galinha

peso-de-porta-de-croche-galinha-cinza

peso-de-porta-de-croche-galinha

Gato

Se você é uma amante de gatos vai adorar ter um peso de porta com o formato desse felino. Podemos encontrar muitas ideias para esse tipo de criação, com o corpo inteiro ou com a cabeça, entre outros mais divertidos. Você pode também se inspirar em gatos famosos, como o Garfield, para isso.

Não se esqueça que para objetos que imitam animais, você precisará fazer os olhinhos e boca, e no caso de gatinhos, o bigode. Para deixar ainda mais bonito você pode decorar com laços e fitas.

Veja só as fotos para você conhecer:

peso-de-porta-de-croche-gatinho

peso-de-porta-de-croche-gato-azul

peso-de-porta-de-croche-gato

Cachorro

O melhor amigo do homem também pode virar um peso de porta! Há muitos modelos de crochê para você seguir, todos muito lindos para decorar sua casa. Para os cachorrinhos, são escolhidas as orelhinhas caídas para ficar mais tematizado.

Descubra algumas dicas de peso de porta de crochê de cãezinhos:

peso-de-porta-de-croche-cachorro-colorido

peso-de-porta-de-croche-cachorro

peso-de-porta-de-croche-cachorros

peso-de-porta-de-croche-cao

Tartaruga

Que tal uma tartaruguinha para enfeitar o piso de algum cômodo de sua casa? Geralmente elas são confeccionadas com linha verde, mas isso não precisa ser uma regra, podem ser de diversas cores. Você pode também fazer o corpo verde e o casco marrom, por exemplo.

Uma ideia é fazer um peso de porta duplo, com a mamãe e o filhote, como se fosse um conjuntinho. Use a imaginação para deixá-lo mais decorado, como botões e laços.

Dê uma olhadinha nas dicas que temos para você:

peso-de-porta-de-croche-tartaruga-filhoter

peso-de-porta-de-croche-tartaruga-pequena

peso-de-porta-de-croche-tartaruga

peso-de-porta-de-croche-tartaruguinhas

Joaninha

As joaninhas também são animais muito fofos para você utilizar para decorar, sempre deixando o ambiente muito alegre. Esse tipo de crochê precisará de linhas preta, vermelha e branca, basicamente, e a estrutura será composta de antenas e as asas, que podem ser separadas ou unidas ao corpo.

Quer conhecer como você pode criar um peso de porta de joaninha? Veja só as 3 dicas para te inspirar:

peso-de-porta-de-croche-de-joaninha

peso-de-porta-de-croche-joaninha

 

peso-de-porta-de-croche-joaninhas

Jacaré

Outra ideia bacana é fazer um peso de porta de jacaré. São muitas dicas para confeccionar um bem interessante para segurar a porta de seus cômodos. Eles podem seguir cores tradicionais como o verde e amarelo, ou outras como o branco – cor do barbante mesmo – ou alguma que você deseje.

Por ser mais comprido, esse jacaré de crochê precisará de mais preenchimento para poder ficar firme e ser capaz de evitar que as portas batam.

Veja vários modelos de como fazer:

peso-de-porta-de-croche-de-jacare

peso-de-porta-de-croche-jacare-azul

peso-de-porta-de-croche-jacare-branco

peso-de-porta-de-croche-jacare

Sapo

Assim como as corujas, muitas pessoas têm buscado referências de sapos para fazer a decoração de quartos e salas. Esses objetos que imitam sapinhos ficam fofos e engraçados, vale a pena conhecer para ver se tem a ver com o seu estilo. O Caco, do desenho Muppets, é uma das inspirações para criar esse tipo de peso de porta.

Você pode criar o corpinho inteiro dele ou fazer só a cabeça, ficará igualmente bonito. Confira abaixo algumas ideias que selecionamos:

peso-de-porta-de-croche-sapinho

peso-de-porta-de-croche-sapo-cara

peso-de-porta-de-croche-sapo

Boneca

Pesos de porta de bonequinhas são ideias antigas. Uma dica é recriar as famosas bonecas russas Matrioskas, que ficam muito fofas e delicadas e podem ser feitas inteiramente em crochê.

Mas você também pode utilizar a técnica para fazer o corpo e o vestido de bonecas de porcelana ou de plástico – sem se esquecer de colocar elementos para dar o peso necessário. Elas também podem montadas com a base de garrafa PET – confira o próximo tópico.

Veja algumas ideias de peso de porta de bonecas:

peso-de-porta-de-croche-boneca-matrioska

peso-de-porta-de-croche-boneca

peso-de-porta-de-croche-bonecas

Com garrafa PET

Uma dica atual e super fácil é fazer pesos de porta com a base de garrafa PET. Você pode encapar garrafas de diferentes tamanhos, como de refrigerante com 600 ml ou com 350 ml, garrafas de leite e também de suco.

Outra ideia é utilizar a garrafa de plástico para servir como base para o vestido das bonequinhas, como falamos anteriormente. Elas ajudarão bastante nessa missão, já que tem o formato semelhante dessas roupinhas e deixará o resultado mais consistente.

Veja só como ficam os pesos de porta com garrafa PET:

peso-de-porta-de-croche-garrafa-pet-boneca

peso-de-porta-de-croche-garrafa-pet-laranja

peso-de-porta-de-croche-garrafa-pet

Como Fazer Peso de Porta de Crochê Passo a Passo: Receita e Gráfico

Agora que você já conheceu os modelos mais tradicionais de pesos de porta de crochê, vamos te mostrar algumas receitas e gráficos para colocar a mão na massa. Além de fazer para decorar sua casa, você pode pegar o jeito e começar a fazer para vender, garantindo um dinheiro extra no final do mês, que tal?

Dê uma olhadinha nas receitas e gráficos de alguns modelos abaixo:

peso-de-porta-de-croche-grafico-boneca

peso-de-porta-de-croche-grafico-galinha

peso-de-porta-de-croche-grafico

peso-de-porta-de-croche-graficos


Espero que tenha gostado de conhecer mais sobre peso de porta de crochê. Eles podem deixar qualquer ambiente mais alegre e descontraído, não perca a chance de fazer um para sua casa!

Você pode gostar...