Chá para Dormir – 9 Receitas Infalíveis para Cair no Sono!

Não consegue pegar no sono? A insônia está afetando o seu desempenho? A ansiedade e o estresse estão altos? Então, você precisa de um chá para dormir.

Há uma série de ervas com princípios ativos essenciais para relaxar e ajudar a ter uma noite tranquila. Você deve consumir durante a noite, para deitar na cama e conseguir ter bons sonhos.

Em meio a uma rotina agitada, muita gente sofre com problemas para dormir, por isso listamos as melhores receitas de chás para você conhecer, fazer e começar a tomar.

Confira o artigo com muitas dicas e melhore a qualidade do seu sono imediatamente.

1 dicas sobre cha de melissa Womens Health

Via: Women’s Health

Por que não estou conseguindo dormir?

Ter uma boa noite de sono é essencial para realizar as tarefas do dia a dia, sobretudo se você vive na correria. Quem não dorme bem fica mais estressado e pode sofrer uma série de problemas, inclusive desenvolver doenças físicas e mentais.

Além disso, pessoas que dormem pouco ou ficam revirando na cama vivem de mau humor, veem os níveis de cortisol desregular, tem queda de pressão, etc. Esse ciclo vicioso vai acabando com a sua saúde aos poucos, por isso a hora de dormir deve ser sagrada.

Um bom descanso é primordial para qualquer pessoa. Se você sofre com insônia, a primeira coisa a fazer é procurar um especialista. Por outro lado, algumas receitinhas também podem ajudar, como os chás para dormir.

Você pode associar o consumo dessas bebidas com um tratamento, além de seguir as instruções do médico para deitar na cama e ter seu merecido descanso.

4 beneficios do cha de melissa Hill

Via: Hill

Melhores receitas de chá para dormir

Quais são as melhores receitas de chá para dormir? Listamos as melhores ervas e opções naturais para você conhecer. 

Frutas vermelhas

Você sabia que as frutas vermelhas e roxas ajudam a reduzir os níveis de cortisol? As substâncias presentes nesses alimentos reduzem o estresse e desaceleram, garantindo também o funcionamento correto do sistema nervoso central.

Sendo assim, você pode ferver a água e fazer a decocção de frutas como morango, cereja, cranberry, uva, blueberry, entre outras semelhantes.

A decocção é um processo realizado diretamente na água fervente. Adicione a fruta à água (cerca de 500 ml) e ferva tudo junto em fogo médio ou baixo por cerca de cinco minutos. Depois, deixe esfriar e consuma quente ou gelado.

frutas vermelhas

Pinterest

frutas vermelhas cha

Pinterest

Camomila

A camomila é uma erva conhecidíssima e muito popular quando se trata de chá para dormir. É aquela coringa que toda avó indica para dormir melhor.

De fato, essa erva possui ativos que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade. Por isso, ajuda a relaxar e ter uma boa noite de sono.

Para fazer o chá, basta deixar a erva em infusão na água. Cerca de uma colher de chá de camomila para 250 ml de água fervente. O gosto é bem suave, perfeito para tomar antes de deitar.

cha de camomila

Pinterest

17 receita de cha de hortela com camomila

Pinterest

Melissa

A melissa ou erva-cidreira é conhecida por ter efeitos calmantes e sedativos. Trata-se de uma planta arbustiva fácil de cultivar.

Além de ajudar a dormir melhor, é indicada para uma série de benefícios: aliviar a ansiedade, combater problemas de estômago e intestino, melhorar a digestão, aliviar cólicas e dor de cabeça e até tratar herpes.

A grande vantagem da melissa é o sabor suave e o cheiro gostoso, uma bela opção para consumir antes de deitar.

melissa

Pinterest

cha de melissa

Pinterest

Maracujá

O chá de folhas de maracujá, conhecido também como passiflora, é muito calmante. Não é de hoje que essa planta tem a fama de ajudar a dormir.

As propriedades sedativas dessa planta contam com uma série de agentes, como passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcaloides.

Assim como o chá de maracujá, o suco da fruta também é uma boa alternativa para ajudar a dormir. Então, você pode beber junto ou depois do jantar.

dicas para plantio de maracuja

Pinterest

linda flor do maracujazeiro

Pinterest

Lavanda

Essa flor aromática também está na lista de chá para dormir. A infusão da planta rende um chá bem saboroso que pode ser consumido durante o dia.

Além disso, outro uso funcional da lavanda é por óleo essencial. Você pode pintar no travesseiro ou em almofadas para inalar e ter uma boa noite de sono.

40 decoracao com lavanda Freepik

Via: Freepik

Lavanda 9

Pinterest

Erva de São João

A erva de São João é conhecida como hipérico. Considerada uma planta medicinal, tem fama de ser um poderoso antidepressivo natural.

Componentes como hiperforina, hipericina, flavonoides garantem a funcionalidade da planta e sua indicação para dormir melhor e também para tratar queimaduras.

Você pode consumir o chá por infusão e também fazer o uso da tintura, que está disponível em farmácias de manipulação.

cha de erva de sao joao

Pinterest

erva de sao joao

Pinterest

Centella Asiática

Além de recomendada para o emagrecimento (por ser uma erva diurética), a centella asiática também possui ação calmante que ajuda a relaxar.

O chá em infusão pode ser consumido durante o dia. O sabor é suave e você ainda pode combinar com outras opções de chá para dormir.

cha de centella

Pinterest

centella

Pinterest

Valeriana

A valeriana é um dos melhores chás para dormir profundamente. Perfeita para combater a insônia, atuando diretamente no sistema nervoso e ajudando a relaxar.

Você deve misturar uma colher de sopa de valeriana seca em 250 ml de água fervente. Depois, é só coar e consumir o chá, preferencialmente durante a noite.

cha de valeriana

Pinterest

valeriana

Pinterest

Alface

Você sabia que o chá de alface é indicado para bebês dormirem melhor? Suave, pode ser oferecido para as crianças e consumido pelos adultos também.

Para fazer, misture três folhas picadas de alface em uma xícara de água fervente. Deixe um tempo em infusão, coe e consuma em seguida.

É ideal tomar durante a noite ou oferecer para a criança no lugar da água, em copinhos ou mamadeiras.

como plantar alface em garrafa pet

Pinterest

como plantar alface em horta

Pinterest

Importante: nunca adoce o chá para dormir!

Açúcar, mel, adoçante, rapadura e outros ingredientes interferem no princípio ativo da planta e podem influenciar em seus benefícios. Então, consuma o chá sempre de forma natural, apenas com água + erva, seja quente, morno ou gelado.

Fique atento às propriedades de cada erva e suas indicações. Grávidas, lactantes, pessoas com problema de pressão e com outras condições devem consultar um médico ou nutricionista antes do consumo.


Viu só como existem várias opções de chá para dormir? Escolha as melhores e tenha uma noite de sono perfeita. Tem dúvidas? Deixe um comentário! Até mais!

Você pode gostar...