Como Economizar Água? – 20 Dicas para Seguir em 2022!

Hoje o tema é sério e merece toda a atenção: como economizar água? Esse assunto vira e mexe é tema de noticiários. A questão é que muita gente acredita que sabe como poupar esse recurso natural, mas ainda peca em coisas básicas.

De modo geral, algumas atitudes fazem toda a diferença na hora de economizar. Além de ver a conta sofrer uma grande queda, você ainda contribui para o bem-estar de muitas pessoas e ajuda o planeta.

como economizar água

Então, que tal conferir 20 dicas incríveis para economizar água? Listamos as mais eficientes e simples.

1. Verifique todas as torneiras da casa

Primeiramente, você deve começar com uma varredura por toda a casa. Isso inclui verificar sempre todas as torneiras. Você sabia que uma torneira pingando o dia todo pode levar a um consumo exorbitante? Imagine isso acontecendo com várias ao mesmo tempo?

Sendo assim, é essencial ficar de olho, sempre fechar bem e ainda orientar todas as pessoas que vivem na casa. Se necessário, deixe bilhetinhos próximos, assim não tem como ninguém esquecer.

torneira pingando

2. Tome banhos rápidos

Essa dica é clássica e muita gente pode achar chata. Mas não dá para vacilar. Banhos longos geram um gasto absurdo de água, ainda mais se a sua casa tem muita gente.

Embora aquela máxima do tempo médio de dez minutos ainda seja usual, se você puder economizar no tempo será ainda melhor. Além disso, evite tomar vários banhos por dia. Uma ou duas vezes já é essencial, ainda mais agora nesses tempos em que não saímos muito de casa.

3. Escove os dentes com a torneira fechada

Outro péssimo hábito que pode ser facilmente cortado. Se for escovar os dentes, deixe a torneira fechada. Só esse tempo com água jorrando pode culminar no desperdício de litros de água.

Seja prudente, afinal, se todo mundo continuar com essa mania, adeus recursos hídricos. É uma atitude muito básica e que faz uma grande diferença.

4. Confira o hidrômetro

Segundo especialistas, a conferência frequente do hidrômetro é fundamental para verificar se há vazamentos em sua casa. Então, anote essas dicas:

  1. Desligue os aparelhos que consomem água em sua casa;
  2. Verifique o hidrômetro e anote os números registrados;
  3. Volte após uma hora e veja se os números tiveram grande alteração;
  4. Caso sim, pode ter certeza que há pontos de vazamento;
  5. Chame um técnico e faça uma verificação você mesmo para encontrar o problema.

Os vazamentos são horríveis. Eles fazem a sua conta de água chegar às alturas, além de gerar um gasto enorme de água.

hidrometro

5. Tire um dia para lavar roupa

A lavagem de roupas é essencial, mas não precisa ser feita praticamente todos os dias. Sendo assim, delimite um único dia para higienizá-las, ainda mais se usa máquina de lavar.

Aproveite toda a capacidade da máquina, evite lavar poucas peças. Se possível, lave na mão, será mais rápido e eficiente.

6. Atenção na hora de lavar louça

Do mesmo modo, o hábito de lavar louça com a torneira aberta contribui para o desperdício. Por isso, é bom sempre deixar as louças previamente de molho.

Depois, comece a ensaboá-las e lave tudo por último. É uma forma mais eficaz e prática que também evita aquele gasto desnecessário de água.

7. Lave o carro com balde

Para aprender como economizar água, essa dica é crucial. Aposente a mangueira e prefira lavar o carro com um balde. Pense que toda a água jorrando vai levar a um gasto ainda maior.

Então, siga etapas. Jogue um pouco de água com balde, ensaboe o veículo e depois enxague. É uma forma simples e que não demora nada, ao contrário do que muitos dizem.

lave carro com balde

8. Reutilize a água da máquina de lavar

Se você faz questão de lavar o quintal, aproveite a água da máquina de lavar para isso. Ao invés de eliminar, direcione para a área, varanda ou local que deseja higienizar.

Além disso, utilize uma vassoura para tirar a sujeira e finalize jogando baldes com água. Nesse caso, usar a mangueira também não é recomendado. Então, siga esse plano de sucesso.

9. Armazene água da chuva

Quem faz questão de usar água para serviços domésticos, uma dica interessante é armazenar água da chuva. Para isso, você pode instalar caixas e outros compartimentos.

Assim, pode usar toda a água para lavar quintal, carro, corredor, para molhar as plantas, enfim. Mas, nesse caso, anote uma dica fundamental: mantenha os compartimentos sempre fechados para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

armazenar agua da chuva

10. Molhar as plantas com regador

Use sempre o regador para molhar os vasos com plantas e canteiros da horta. A mangueira pode ser uma opção melhor, mas com certeza vai gastar mais água. Para melhorar, use a água armazenada da chuva.

11. Economize nas descargas

Sempre que alguém vai ao banheiro, é comum dar uma descarga. Mas esse hábito pode ser revisto a fim de evitar que todo aquele aguaceiro vá embora.

Sendo assim, use a descarga de forma consciente. Afinal, são litros e mais litros de água indo embora muitas vezes de forma desnecessária.

descargas

12. Reaproveite e reutilize

De fato, um hábito que você precisa ter em mente é: reaproveitar. Uma das melhores formas de como economizar água é reutilizar sempre que possível.

Isso vale para a água da chuva, para a água fria do chuveiro, para a água da máquina de lavar e até para a água do ar-condicionado. Use para diversas funções: lavar quintal, higienizar a casa, lavar coisas, etc.

13. Evite comprar água de garrafa – use filtros!

Você é daqueles que ama encher o carrinho de supermercado com garrafas de água? Então, acabe com essa mania imediatamente.

Além de um gasto desnecessário, ainda contribui para o consumo de mais plástico. Por isso, prefira usar os famosos filtros, principalmente as versões de barro que são perfeitas e eficientes. Além disso, ainda ajudam a economizar energia elétrica.

filtro de barro

14. Caixa d’água sempre tampada

Não economize na hora de investir em uma caixa d’água. Compre um modelo de boa qualidade. Melhor que isso, faça a instalação correta, sempre com tampa para que nunca transborde água.

Para aprender a instalar caixa d’água passo a passo, leia este conteúdo.

15. Manutenção do ar-condicionado

Acima de tudo, ar-condicionado não deve gastar mais água do que deve. Além disso, deve ser usado apenas em casos extremos, e não frequentemente.

Em todo caso, além de reaproveitar a água que pinga do aparelho, faça manutenções sempre que possível. Será ótimo para economizar água e energia.

16. Evite usar água para descongelar alimentos

Muita gente tem mania de descongelar alimentos na água, em banho maria, etc. Pois bem, para que essa água não seja gasta e eliminada depois, faça um descongelamento diretamente na geladeira ou na pia.

Deixe por um tempo antes de utilizá-los e consumi-los, será bem eficiente. O produto perde todo o gelo e fica perfeito para ser cozido.

17. Fique atento com piscinas

Se você tem piscina em casa, fique ligado em algumas dicas para economizar água:

  1. Limpe sempre quando necessário;
  2. Evite descartar grande volume de água;
  3. Se possível, aproveite a água que é descartada para lavar áreas externas;
  4. Cubra a piscina com uma lona – assim, a água não suja rapidamente;
  5. A lona também é importante para evitar que a água da piscina evapore rapidamente.

Sítio com piscina cercada por pedras mineiras

18. Compre uma boa vassoura

A vassoura será a sua melhor amiga na hora de economizar água. Pode ter certeza. Ela substitui a mangueira na hora de limpar calçada e quintal. Além disso, mantém a casa sempre limpa. Para uma limpeza mais pesada, é bom usar esporadicamente um aspirador de pó.

19. Evite encher a banheira de água

Por mais que banheiras sejam usadas de modo esporádico, sempre que colocar água, evite encher até a borda. Você pode encher até um pouco mais da metade da capacidade, assim já dá para tomar um bom banho e relaxar bastante.

banheira

20. Conscientize toda a família

Enfim, não basta você seguir tudo isso se as outras pessoas da casa fazem exatamente o contrário.

Portanto, conscientize toda a sua família, principalmente as crianças. Todos devem estar alinhados, somente assim será possível aprender como economizar água de forma eficiente.

Então, siga este tutorial e comece a colocar as dicas em prática agora. Com certeza essas pequenas atitudes serão benéficas para a sua casa e para todo o planeta. Até mais.

Você pode gostar...