Tudo sobre【RADIER】► O que é | Vantagens | Como fazer
Você já ouviu falar em radier? O termo comum na área da construção civil gera muitas dúvidas, e entender do que se trata esse termo pode facilitar a conversa em relação à construção e fundação da casa.
Para ficar por dentro do assunto, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre radier e dicas sobre essa fundação que pode ser utilizada no projeto construtivo.
O que é radier?
O radier também é conhecido como fundação em placa, e se trata de uma espécie de laje de concreto que abrange toda a área em que será feita a construção.
A estrutura é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa de concreto armado que fica em contato direto com o terreno e recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes, descarregando sobre o solo.
Em resumo, o radier é um tipo de fundação feita sobre o solo e ideal para obras de pequeno porte.
Tipos de fundação radier
A estrutura que se assemelha a uma fundação rasa pode ser definida em 4 tipos diferenciados de acordo com a estrutura.
- Fundação radier com concreto armado: esse tipo de estrutura é composta por telas ou malhas de aço que são cobertas por concreto, sendo uma proposta bastante comum em construções de pequeno porte.
- Fundação radier com concreto protendido: a estrutura é composta por uma tela com cabos de aço e coberta com concreto. Após a aplicação do concreto e antes da cura, os cabos de aço são tencionados com um macaco hidráulico. Após a secagem completa do concreto, o macaco hidráulico é removido. O processo desse tipo de fundação costuma ser utilizado em áreas maiores, como salões de festas e estacionamentos.
- Fundação radier nervurado: esse tipo de estrutura é recomendado para casas e edifiações com mais de um pavimento e de altura média, onde há necessidade de rigidez na fundação. A recomendação é de utilizar esse tipo de fundação em local de solo expansivo.
- Fundação radier estaqueado: esse tipo de fundação é uma proposta mista e composta por elementos horizontais (radier) e verticais (estacas).
Vantagens e desvantagens
Para compreender melhor sobre esse tipo de fundação, reunimos os pontos positivos e negativos, assim é possível analisar os prós e contras da estrutura.
Vantagens
- Custo: a estrutura tem como vantagem o custo menor quando comparada a outros tipos de fundações.
- Execução: o processo de nivelamento e compactação é mais simples nesse tipo de estrutura, o que gera rapidez na execução.
- Mão-de-obra: em relação a outros tipos de fundação, é necessário uma quantidade menor de não-de-obra, já que a técnica não exige grandes escavações e montagens complexas de formas e armaduras.
- Terreno: uma vantagem da técnica é a possibilidade de fazer esse tipo de fundação em terrenos argilosos.
Desvantagens:
- Adaptações: caso haja necessidade de aumentar a resistência do radier devido às cargas atuantes na laje, será preciso aumentar o volume de concreto o que pode tornar a adaptação mais difícil e mais custosa.
- Instalações: a técnica exige a necessidade de realizar instalações elétricas e sanitárias no início do projeto, e isso pode ser uma dificuldade caso essas instalações ainda não tenham sido definidas.
Como fazer fundação em radier?
Para quem quer entender a técnica de fazer esse tipo de fundação reunimos um passo a passo simples para compreender os processos durante o desenvolvimento do radier.
- Para iniciar o processo, faça uma limpeza na superfície do terreno e garanta o nivelamento e compactação;
- faça uma camada de pedra brita para proteger a armadura do radier;
- Ao redor da área definida para a fundação, coloque formas de madeira para fazer o fechamento lateral da área a ser concretada;
- Instale as tubulações hidrossanitárias e elétricas e com saídas para a fundação, evitando que sejam necessários recortes futuros na fundação já executada;
- Finalize o processo fazendo a estrutura de acordo com o tipo de radier definido e o preenchimento com concreto.
Agora que você já entendeu o que é esse tipo de fundação, já pode entender e participar das conversas com os profissionais da área da construção civil.