Tudo sobre【RADIER】► O que é | Vantagens | Como fazer

Você já ouviu falar em radier? O termo comum na área da construção civil gera muitas dúvidas, e entender do que se trata esse termo pode facilitar a conversa em relação à construção e fundação da casa.

Para ficar por dentro do assunto, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre radier e dicas sobre essa fundação que pode ser utilizada no projeto construtivo.

 

O que é radier?

O radier também é conhecido como fundação em placa, e se trata de uma espécie de laje de concreto que abrange toda a área em que será feita a construção.

1 o que e radier CarLuc Engenharia

Via: CarLuc Engenharia

A estrutura é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa de concreto armado que fica em contato direto com o terreno e recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes, descarregando sobre o solo.

Em resumo, o radier é um tipo de fundação feita sobre o solo e ideal para obras de pequeno porte.

2 como funciona radier Portal Construcao

Via: Portal Construção

Tipos de fundação radier

A estrutura que se assemelha a uma fundação rasa pode ser definida em 4 tipos diferenciados de acordo com a estrutura.

  • Fundação radier com concreto armado: esse tipo de estrutura é composta por telas ou malhas de aço que são cobertas por concreto, sendo uma proposta bastante comum em construções de pequeno porte.
3 radier com concreto armado Mapa da Obra

Via: Mapa da Obra

  • Fundação radier com concreto protendido: a estrutura é composta por uma tela com cabos de aço e coberta com concreto. Após a aplicação do concreto e antes da cura, os cabos de aço são tencionados com um macaco hidráulico. Após a secagem completa do concreto, o macaco hidráulico é removido. O processo desse tipo de fundação costuma ser utilizado em áreas maiores, como salões de festas e estacionamentos.
4 radier com concreto protendido ConstruAgil

Via: ConstruAgil

  • Fundação radier nervurado: esse tipo de estrutura é recomendado para casas e edifiações com mais de um pavimento e de altura média, onde há necessidade de rigidez na fundação. A recomendação é de utilizar esse tipo de fundação em local de solo expansivo.
  • Fundação radier estaqueado: esse tipo de fundação é uma proposta mista e composta por elementos horizontais (radier) e verticais (estacas).
5 radier estaqueado CarLuc Engenharia

Via: CarLuc Engenharia

Vantagens e desvantagens

Para compreender melhor sobre esse tipo de fundação, reunimos os pontos positivos e negativos, assim é possível analisar os prós e contras da estrutura.

Vantagens

  • Custo: a estrutura tem como vantagem o custo menor quando comparada a outros tipos de fundações.
  • Execução: o processo de nivelamento e compactação é mais simples nesse tipo de estrutura, o que gera rapidez na execução.
  • Mão-de-obra: em relação a outros tipos de fundação, é necessário uma quantidade menor de não-de-obra, já que a técnica não exige grandes escavações e montagens complexas de formas e armaduras.
  • Terreno: uma vantagem da técnica é a possibilidade de fazer esse tipo de fundação em terrenos argilosos.
6 vantagens radier AECweb

Via: AECweb

Desvantagens:

  • Adaptações: caso haja necessidade de aumentar a resistência do radier devido às cargas atuantes na laje, será preciso aumentar o volume de concreto o que pode tornar a adaptação mais difícil e mais custosa.
  • Instalações: a técnica exige a necessidade de realizar instalações elétricas e sanitárias no início do projeto, e isso pode ser uma dificuldade caso essas instalações ainda não tenham sido definidas.
7 desvantagens radier Pinterest

Foto: Pinterest

Como fazer fundação em radier?

Para quem quer entender a técnica de fazer esse tipo de fundação reunimos um passo a passo simples para compreender os processos durante o desenvolvimento do radier.

  • Para iniciar o processo, faça uma limpeza na superfície do terreno e garanta o nivelamento e compactação;
  • faça uma camada de pedra brita para proteger a armadura do radier;
  • Ao redor da área definida para a fundação, coloque formas de madeira para fazer o fechamento lateral da área a ser concretada;
  • Instale as tubulações hidrossanitárias e elétricas e com saídas para a fundação, evitando que sejam necessários recortes futuros na fundação já executada;
  • Finalize o processo fazendo a estrutura de acordo com o tipo de radier definido e o preenchimento com concreto.
8 como fazer radier Pinterest

Foto: Pinterest

 

Agora que você já entendeu o que é esse tipo de fundação, já pode entender e participar  das conversas com os profissionais da área da construção civil.

Você pode gostar...