Como assentar cerâmica? – Passo a passo fácil e rápido!

O trabalho na área da construção civil rende muitos conhecimentos e um dos processos pode ser o aprendizado de como assentar cerâmica.

O processo de assentar cerâmica é uma das etapas da obra que deve ser realizada com mais cautela para dar o acabamento adequado ao projeto.

Para ter mais conhecimento sobre como assentar cerâmica, trouxemos dicas para tornar o processo mais simples e passo a passo para aprender a colocar o revestimento com bom acabamento.

 

Dicas para assentar cerâmica

Base

Antes de iniciar o processo de assentar cerâmica, é necessário verificar se há alguma irregularidade na superfície em que será assentado o revestimento.

A superfície não pode estar irregular, com poças ou caroços, e antes de assentar o revestimento é necessário deixá-la limpa e seca, removendo qualquer tipo de tinta ou óleo.

1 dicas de como colocar ceramica ArchDaily

Via: ArchDaily

Argamassa

A definição do tipo de argamassa a ser utilizada é um dos processos que antecede o assentamento da cerâmica.

A escolha do tipo de argamassa deve levar em conta o ambiente e a preparação deve ser feita de acordo com a orientação do fabricante.

Uma boa dica é deixar a argamassa já preparada descansar pelo tempo de 10 a 15 minutos e em seguida fazer a aplicação sobre a superfície utilizando o lado liso de uma desempenadeira.

A espessura da argamassa sobre a superfície deve ser de 4 a 5 mm e antes de assentar o revestimento, a recomendação é passar o lado dentado da desempenadeira sobre a argamassa para criar sulcos paralelos e garantir que a fixação da cerâmica seja mais eficiente.

O processo deve ser feito em no máximo uma hora e meia após a preparação da argamassa.

2 dicas para assentar ceramica Tile Pro Depot

Via: Tile Pro Depot

Paginação

A paginação do revestimento deve ser definida antes de iniciar o processo de assentamento da cerâmica.

O processo ideal envolve definir previamente um ponto de saída para as placas um como será assentada cada peça, escolhendo por uma paginação que diminua cortes e evite desperdício de material.

3 dicas para assentar ceramica Bob Vila

Via: Bob Vila

Colocação

Para colocação da cerâmica, o ideal é utilizar um martelo de borracha para ajudar a posicionar o revestimento de forma cuidadosa.

O uso de espaçadores entre cada peça também é importante e ajuda a fazer o ajuste fino para que as peças fiquem encostadas corretamente no espaçador, mantendo uniforme o espaço entre uma peça e outra.

A escolha do tamanho do espaçador vai depender do tamanho da peça de cerâmica escolhida, mantendo a proporção entre a cerâmica e o espaço entre as peças.

Para a colocação de peças de cerâmica maiores que 30 x 30 cm, a recomendação é de passar a argamassa também no fundo da peça, utilizando primeiro lado liso da desempenadeira e em seguida o lado dentado, de modo a fazer os sulcos na direção contrária do criado na superfície.

4 dicas de como assentar ceramica Weldon Moving

Via: Weldon Moving

Como assentar cerâmica? – Passo a passo

Para aprender como assentar cerâmica, trouxemos um tutorial com passo a passo simples para fazer o processo e garantir bom acabamento no momento de colocar os revestimentos.

  • Inicie o processo aplicando argamassa com o lado liso da desempenadeira, de modo a deixar a superfície com uma espessura de argamassa entre 4 mm e 5 mm;
  • Em seguida, passe o lado dentado da desempenadeira sobre a argamassa para formar sulcos paralelos;
5 passo a passo para colocacao de ceramica Floor Tiles

Via: Floor Tiles

  • Posicione a cerâmica sobre a argamassa fazendo movimentos leves para deixá-la na posição correta;
6 passo a passo para colocar ceramica Checkatrade

Via: Checkatrade

  • Utilize um martelo de borracha para bater na cerâmica e garantir que ela assente completamente e seja posicionada sobre os sulcos da argamassa;
  • Coloque espaçadores entre as peças de cerâmicas e faça o ajuste adequado para garantir que o espaço entre uma peça e outra seja uniforme;
7 tutorial para colocar ceramica Flooring America

Via: Flooring America

  • Com uma espátula, retire o excesso de argamassa que sobe pelos espaços entre as peças;
  • Utilize um pano úmido para limpar a superfície da cerâmica, removendo qualquer resíduo de argamassa;
  • Repita o processo ao longo de todo o espaço a ser preenchido com a cerâmica;
  • Espere a secagem da argamassa e finalize o processo passando rejunte entre as peças.
8 como colocar ceramica Innovative Surfaces

Via: Innovative Surfaces

 

Agora que você já viu todo o processo para fazer o acabamento na obra, já pode treinar o processo todo para garantir um bom resultado no momento de colocar os revestimentos.

Você pode gostar...