Baguá – O que é? + ideias perfeitas para aplicar e decorar o lar!

O assunto deste post é bem específico e sempre gera muita curiosidade: o uso do baguá na decoração do lar. Muitas pessoas já ouviram falar nesse conceito, mas poucos sabem do que se trata.

De modo geral, é denominado por especialistas como um dos instrumentos do Feng Shui para harmonização de ambientes. Por isso, é essencial entender melhor essa filosofia antes de conhecer a técnica – e como aplicá-la em sua casa.

Se você quer saber tudo sobre baguá, acompanhe nosso conteúdo completo com informações + dicas e fotos.

Baguá octagono

Entendendo o Feng Shui

Primeiramente, o que é Feng Shui?

De modo geral, trata-se de uma arte milenar de harmonização de energia no ambiente. Surgiu na China há mais de 4 mil anos, mas é praticada em vários países orientais.

Formada por diferentes filosofias, tem como mote a crença de que cada local possui uma energia diferente, conhecida como “chi”. Essas vibrações podem ser positivas ou negativas e influenciam diretamente no corpo e mente humana – de forma benéfica ou prejudicial.

Segundo especialistas, a base do Feng Shui é a interação do homem com as forças naturais, para favorecer as boas energias e trazer prosperidade em todos os aspectos da vida. Quando aplicado em determinado local, a ideia é conservar boas influências e redirecionar energias nocivas.

decor com Baguá

Obviamente, essa é uma definição básica apenas para você ter uma noção. O Feng Shui é uma filosofia que deve ser estudada a fundo, pois é interpretada e aplicada de acordo com fatores religiosos, culturais, entre outros. Para se ter ideia, existem diversas escolas. A Escola do Chapéu Negro é a que considera o uso da baguá na decoração e todo o seu conceito/funcionalidade.

Vale destacar que o Feng Shui pode ser aplicado na harmonização de ambientes como casas, escritórios, empresas em geral e para o uso pessoal também. O objetivo principal é a atração de boas energias e, com isso, o alcance dos objetivos voltados ao relacionamento, trabalho, finanças, saúde mental, entre outros.

O que é baguá?

Agora que você já sabe mais sobre o Feng Shui, fica fácil entender o que é baguá. De acordo com especialistas, trata-se de uma espécie de mapa em formato octagonal utilizado para analisar a energia de qualquer espaço.

Apresenta oito cantos (ou trigramas), cada qual conhecido como guá, simbolizando uma área da vida:

  1. Amigos;
  2. Prosperidade;
  3. Sucesso;
  4. Carreira e Missão de Vida;
  5. Criatividade;
  6. Amor e Relacionamentos;
  7. Família e Saúde;
  8. Sabedoria e Espiritualidade

A partir da compreensão e da aplicação do baguá no ambiente, o objetivo principal é redirecionar as influências negativas e favorecer as energias que precisam ser enriquecidas e melhoradas. De modo geral, corrigir o chi negativo e aumentar o chi positivo. Assim, é possível alcançar seus propósitos de vida, as mudanças necessárias, enfim.

ideias de Baguá na decoração

A aplicação do baguá é realizada sempre por um praticante de Feng Shui, que fará a análise do mapa junto a planta baixa da casa, escritório ou qualquer edificação em geral. A partir daí, é feita a avaliação da energia do local e determinados quais são os pontos a melhorar.

Vale destacar que cada guá apresenta uma cor, forma e elemento. Assim, cada ambiente disposto no mapa deve ser corrigido de acordo com sua simbologia – considerando primeiramente a porta de entrada até alcançar o centro do baguá, que significa o equilíbrio da saúde física, psicológica e espiritual.

O objetivo é harmonizar a energia em sua casa e, a partir daí, melhorar vários aspectos de sua vida. 

Fotos e ideias de baguá na decoração

A maneira mais comum de aplicar o baguá na decoração é pendurar a peça na viga superior da entrada principal do imóvel. Além de ajudar a harmonizar as energias, ainda é considerado um símbolo de proteção. Vale destacar que o seu uso limita-se apenas à parte interna da residência.

Você pode comprar baguás com vários acabamentos em lojas de produtos esotéricos e similares. A versão espelhada é a mais procurada, embora haja versões com outros materiais e cores. Veja algumas ideias interessantes.

Porta com Baguá

Baguá na porta

Baguá na decoração

Bagua na porta de casa

Baguá

Baguá na decoração 1

Como aplicar o baguá em casa? #dicas

Se você adorou esse conceito de harmonização de ambientes com o baguá, aprenda como aplicar em casa (ou no seu escritório) passo a passo.

  1. Primeiramente, você deve ter acesso à planta baixa do imóvel;
  2. No documento, é essencial que todos os cômodos estejam à mostra;
  3. Use seu baguá personalizado ou imprima a imagem abaixo;
  4. Posicione o baguá no centro da planta da casa, com o ponto do trabalho (carreira) apontado para a porta principal do imóvel;
  5. A partir daí, você já sabe qual ponto representa cada cômodo e deve “favorecê-lo energeticamente” com as características de cada guá.

Mapa Baguá

Ou seja: se o ponto de sucesso está apontado para o seu quarto, é indicado decorá-lo com a cor, a forma e o elemento que representa: vermelho, triangular e fogo, respectivamente.

Simbologia do baguá

Conheça a simbologia de cada ponto do baguá e como afeta em sua vida:

Amigos – representa o círculo de amizades, as pessoas que estão sempre dispostas a lhe ajudar e que você pode contar sempre. Além disso, tem relação com viagens e experiências. Cores: branco, preto e cinza. Forma: redonda. Elemento: metal.

Prosperidade – refere-se a riqueza e a abundância em todas as áreas da vida, da saúde ao trabalho. Simboliza a forma como se lida com o dinheiro, ao agradecimento e a luta por objetivos para se tornar próspero. Cores: roxo. Forma: triangular. Elemento: madeira.

Sucesso – é voltado à construção da reputação, seja em contexto pessoal ou profissional, para que todos possam reconhecer seus valores e qualidades. Assim, se conquista a realização e o sucesso. Cores: vermelho. Forma: triangular. Elemento: fogo.

Carreira e Missão de Vida – é atrelado ao movimento, ao cotidiano e ao aspecto profissional da vida. A harmonia no ambiente de trabalho e o equilíbrio na rotina diária de compromissos. Cores: preto e azul escuro. Forma: sinuosa. Elemento: água.

Planta com bagua

Criatividade – refere-se aos projetos e ideias que visam um futuro próspero. Também há relação com os filhos. Cores: branco. Forma: redonda. Elemento: metal.

Amor e Relacionamentos – é o guá do casamento e de todo relacionamento em geral. Se relaciona com as emoções, além da cumplicidade, romance e sintonia entre os parceiros. Cores: rosa, vermelho e branco. Forma: quadrada. Elemento: terra.

Família e Saúde – representa os laços familiares, as origens e a preocupação com a saúde do corpo e da mente. É um dos guás mais importantes e que serve de base para a o equilíbrio de várias áreas da vida. Cores: verde. Forma: retangular. Elemento: madeira.

Sabedoria e Espiritualidade – simboliza o desenvolvimento do intelecto e o autoconhecimento. Relacionado ao crescimento interior, que também se associa às crenças de cada um. Cores: violeta, verde e azul. Forma: quadrada. Elemento: terra.

Guá do centro – conecta os oito guás e representa o equilíbrio, além da saúde física do imóvel e de seus habitantes. É simbolizado pelo elemento terra, pela forma quadrada e pelas cores marrom, laranja e amarelo.

Baguá na planta


A partir desse conceito e de seu estudo, você pode renovar a decoração da sua casa para equilibrar a energia e favorecer sempre os bons fluídos. Esse é o objetivo principal do baguá e de toda a filosofia do Feng Shui.

Esperamos que tenha gostado de conhecer melhor essa proposta e esteja animado para testá-la. Siga nossas dicas, deixe um comentário com suas dúvidas e compartilhe o post com seus amigos. Boa sorte e até mais.

Fonte de pesquisa: Personare e Astrocentro

Você pode gostar...