Sala Retrô e Vintage Moderna – 35 Decorações Incrivelmente Lindas!
Montar uma sala retrô e vintage moderna é tendência em uma diversidade de projetos. Há muitas pessoas que são apaixonadas tanto pelo estilo de outras épocas quanto por conceitos modernos.
Sendo assim, para não deixar nenhum de lado, é possível unir o padrão contemporâneo com adereços de décadas passadas, deixando seu ambiente super original, harmônico e descolado.
Para criar uma sala retrô e moderna é preciso unir bom gosto com coerência. Além disso, é sempre bom seguir boas dicas para não deixar o cenário exagerado.
Confira nosso post com as melhores ideias de sala retrô e moderna com decorações lindas e fotos de mais de 40 projetos!
Quem ama objetos antigos e se inspira com o padrão retrô pode levar todas essas referências para um dos principais cômodos da casa. Por outro lado, dá para manter elementos modernos, ligando ambos os conceitos e criando um projeto super alternativo.
Combinar o passado com o futuro é possível e para isso você pode seguir algumas tendências interessantes. Primeiramente, porém, é interessante saber o que é retrô e o que é vintage.
Enquanto o vintage refere-se às peças originais de determinada época, com o conceito fiel e sem alterações – geralmente com itens raros e de alto valor -, o retrô faz uma releitura de uma década, trazendo referências para um conceito atual.
Sendo assim, sua sala retrô pode conter muitos adereços da década de 1950, por exemplo, em meio a tendências contemporâneas, seja nas cores, texturas, móveis, acessórios e demais detalhes.
Para montar uma sala retrô junto a um padrão moderno, você precisa:
♦ Avaliar qual época é ideal para se inspirar em seu projeto. Embora não seja necessário ser totalmente específico, é sempre bom unir peças e objetos com coerência, que não sejam tão diferentes e valorizem a decoração do espaço.
♦ Pensar na praticidade e harmonia entre todos os elementos decorativos. Os projetos modernos contemplam a funcionalidade de cada item e buscam sempre referências equilibradas, em linhas retas, naquele padrão conhecido do “menos é mais”.
♦ Escolher as cores que irão compor o ambiente. Para montar uma sala retrô, é bom investir em tons mais quentes e fortes que podem ser incluídos nos detalhes – em um móvel único, como o sofá, nas almofadas e em outros acessórios decorativos.
♦ Garimpar objetos que sejam interessantes para a decoração de sua sala. Para isso, dá para visitar vários antiquários e lojas temáticas. Na internet, inclusive, há uma diversidade de opções.
♦ Além disso, você pode customizar e criar conceitos únicos com peças que já tem em casa mesmo. Além disso, é interessante personalizar o piso e a parede com essas texturas, como os tradicionais ladrilhos hidráulicos, por exemplo.
Móveis como estantes, aparadores e criado mudo são algumas opções interessantes que podem ser inspiradas em épocas passadas, contrastando com um sofá moderno, uma rack descolada, entre outras ideias originais.
♦ Reformar um móvel antigo é uma boa decisão e pode sair mais barato do que comprar em uma loja especializada. Já no caso de projetos menos ambiciosos, vale a pena apostar em quadros vintage, almofadas, luminárias, entre outros adereços.
♦ Um conceito moderno pode ser incluído dependendo da necessidade de seu projeto. Pode ser algo minimalista, rústico, industrial, enfim, dá para ligá-lo completamente com esse padrão retrô para criar um ambiente alternativo e diferente.
Investir no vintage é tendência. Escolha uma época para destacar em seu projeto e pense sempre em algo coerente, com total equilíbrio e bom gosto. Inspirações não faltam!
Fotos e Ideias de Decoração de Sala Retrô
Selecionamos muitas fotos com ideias de decoração de sala retrô e moderna. Veja alguns projetos interessantes com diversas referências para você se inspirar.
Perceba que as tendências retrô podem estar presentes nos detalhes, como nos quadros na parede, em um ou mais móveis e até no piso.
As texturas diferentes se destacam em meio a um projeto contemporâneo, por isso é possível unir o passado com o futuro em qualquer conceito.
Cores quentes e vibrantes são boas apostas e podem se destacar em uma diversidade de adereços, sobretudo nas estampas de almofadas, estofados, quadros, entre outros itens.
Para quem prefere uma tendência minimalista, é bom apostar na praticidade e no equilíbrio, com poucos itens, mas que se destaquem no cenário.
Poltronas, sofás e aparadores são exemplos de móveis que podem ser de outras épocas, seja na linha vintage ou retrô, para isso você pode reformá-los ou comprar em lojas especializadas.
Lembre-se que em projetos modernos, “menos é mais”. Portanto, evite o acúmulo de objetos, pense na praticidade e funcionalidade de cada item. Isso será ótimo até para limpar e manter o cômodo organizado.
Não deixe a parede sem algum quadro vintage que faça referência a determinada época, com certeza fará toda a diferença na decoração da sua sala retrô.
Grande parte dos móveis de outras décadas são confeccionados em materiais de qualidade, por isso a durabilidade é grande. Aproveite para combinar perfeitamente com objetos contemporâneos.
Cada detalhe faz a diferença. Seja coerente ao começar a montar um projeto incrível de sala retrô e vintage moderna. Faça boas pesquisas, inspire-se com nossas dicas e faça um bom planejamento até colocar tudo em prática.
Esperamos que o post tenha elucidado muitas dúvidas e você esteja animado para montar sua sala retrô. Conte pra gente o que achou, deixe suas dúvidas e ponderações. Boa sorte e até a próxima!