Cardápio de Bar: +20 Ideias e Como Fazer o Seu!【2021】

O modelo certo de cardápio de bar pode ser um diferencial do seu negócio, garantindo que o primeiro contato do cliente com o estabelecimento seja agradável e o convença a fazer o pedido.

E se você tem dúvidas de que o cardápio pode ser um diferencial, saiba que além de oferecer boas bebidas e comidas, o cardápio precisa ser capaz de mostrar que tudo que está ofertado é interessante, garantindo fácil leitura e entendimento por parte do cliente e o persuadindo a fazer o pedido.

Para ter um bom cardápio de bar, reunimos dicas de como montá-lo, modelos de cardápios e passo a passo para fazer o seu próprio cardápio no Canva, fazendo a edição de modo simples e fácil!

cardapio de bar

O que colocar no cardápio? #dicas

Seleção de produtos

Para a elaboração do cardápio de bar, é importante ter em mente que nesse ambiente a maior parte das vendas é de bebidas, mas isso não impede de colocar opções de comidas e aperitivos no menu.

Para um bom cardápio, é importante fazer a seleção de bebidas que estarão disponíveis aos clientes e escolher por comidas que combinem com as bebidas oferecidas, e nesse caso os aperitivos costumam ser ótimas opções.

Para fazer uma boa seleção, evite um cardápio muito extenso e que necessite de um estoque grande, o que pode dificultar a administração do negócio e fazer com que diversos produtos fiquem indisponíveis no cardápio.

A parte de comidas e aperitivos pode ser o otimizada com pratos que levem ingredientes em comum, garantindo a rotatividade de estoque e evitando a perda de alimentos por conta de um cardápio muito extenso e que pode não ser atrativo para os clientes.

dicas para montar cardapio de bar

A seleção de produtos deixa o cardápio mais enxuto e com as melhores opções

organizacao de cardapio de bar

Organização  

A organização do cardápio é uma etapa essencial para montar um bom cardápio de bar.

Nessa etapa, é importante organizar o cardápio para deixar o entendimento mais fácil, e uma das maneiras de organização é fazer a categorização dos itens.

A categorização pode criar tópicos, dividindo o cardápio em setores e facilitando a busca do cliente, como um cardápio dividido em drinks, cervejas, destilados, petiscos, entre outros.

A categorização facilita bastante o entendimento e deixa o cardápio mais organizado, mas uma dica importante é evitar que os cardápios de bebidas e alimentos sejam totalmente independentes, uma vez que unir bebidas e alimentos pode estimular o pedido de outros itens, aumentando as vendas.

Além da categorização, outro item importante para a organização do cardápio é a descrição dos produtos, como comidas e drinques, e também o preço de cada item, garantindo que o cliente tenha todas as informações necessárias ao consultar o cardápio.

dicas para fazer cardapio de bar

O cardápio organizado fica mais fácil de compreender

como organizar cardapio de bar

O cardápio pode ser categorizado

Template

Para fazer um bom cardápio de bar é importante pensar no template, garantindo um layout agradável para quem vai ler o cardápio.

A escolha de um bom layout com estímulo visual pode influenciar nas escolhas dos clientes, aumentando os pedidos e o ticket médio.

Dessa maneira, é importante escolher cores agradáveis e que combinem com o estilo do bar, mantendo a harmonia.

Além das cores, o cardápio também deve levar em conta a escolha de elementos decorativos, temática, fonte e fotos.

A temática e os elementos decorativos devem seguir o mesmo estilo do bar, mantendo a identidade do negócio.

Já escolha da fonte deve manter harmonia, evitando letras muito rebuscadas, que podem tornar o cardápio cansativo ou dificultar a leitura.

As fotos são elementos que podem valorizar bastante o cardápio, trazendo imagens que despertem o interesse em fazer o pedido. No entanto, é importante que as fotos utilizadas sejam próprias e mostre o produto que o cliente irá receber, evitando que o cliente se decepcione ao receber um produto completamente diferente da foto.

cardapio de bebidas para bar

O layout deve combinar com o estilo do bar

dicas de template para cardapio de bar

Fotos e modelos de cardápio de bar

Para exemplificar alguns modelos de cardápio de bar, reunimos inspirações e estilos diferentes, de modo a ajudar na criação do seu próprio menu de acordo com as dicas e inspirações.

modelo criativo de cardapio de bar

O cardápio é formato de caneca de chopp

modelo de cardapio para bar

O modelo é uma opção de cardápio compacto

ideias de cardapios para bar

O cardápio tem fundo preto

cardapio simples de bar

modelo simples de cardapio para bar

A opção simples é uma ideia para o cardápio de bebidas

cardapio barzinho

O modelo traz todos os produtos disponíveis

cardapio de bebidas para bar

A ideia traz um modelo de menu de bebidas

cardapio de bar com bebidas e petiscos

cardapio de bar

O modelo foi categorizado

cardapio criativo para bar

O modelo é em estilo lousa

Como criar um cardápio de bar no Canva? – Passo a passo

Para quem está pensando em fazer e editar o próprio cardápio de bar, reunimos passo a passo de como fazer esse processo no Canva, um site que oferece diferentes opções de templates e ferramentas para edição.

  • Comece o processo abrindo o Canva e escolhendo um template, que pode ser uma opção de cardápio para facilitar o processo;
passo a passo para editar cardapio de bar no canva

A primeira etapa é escolher um template

 

  • Com o template já escolhido, é hora de dar início a edição;
  • Na etapa de edição, escolha cores, fotos, fontes e elementos que farão parte do cardápio;

como fazer e editar cardapio de bar

  • Siga as dicas para organizar o cardápio de maneira que facilite a leitura do cliente e vá fazendo as edições necessárias;
  • Quando concluir toda a edição do menu, é só baixar o arquivo de acordo com o formato desejado, garantindo um cardápio personalizado para o seu negócio.

passo a passo para fazer cardapio no Canva

Para quem está planejando a abertura de um bar e ainda não tinha se dedicado ao menu, é hora de pensar em uma maneira atrativa de mostrar as opções do estabelecimento. E para quem já tem um negócio montado, mas precisa repaginar o cardápio, é hora de ficar atento às dicas do post.

Você pode gostar...