Chás para Diabetes – 10 receitas naturais e caseiras!【2024】

Muitas pessoas procuram opções de chás para diabetes para complementar o tratamento. Afinal, muitas ervas possuem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de glicose no sangue (glicemia).

Vale destacar que essas plantas não substituem remédios e a orientação de um profissional. Elas atuam como suplementos, em conjunto com o tratamento proposto pelo médico e uma rotina de boa alimentação e exercícios físicos.

Embora não exista nenhum chá milagroso para os sintomas de diabetes, muitas opções são aliadas para combater os efeitos da doença. Você pode encontrar esses complementos naturais em lojas de produto desse nicho, em supermercados e na própria natureza.

11 receita de cha verde com canela

Pinterest

A diabetes é uma condição crônica que afeta o modo como o corpo processa a glicose (açúcar). Segundo especialistas, é caracterizada por níveis elevados de açúcar no sangue.

De modo geral, a glicose é uma fonte importante de energia para as células do corpo. Sua absorção é controlada pela insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas.

Infelizmente, a doença afeta diversas pessoas e pode ser diagnosticada em crianças, jovens e adultos. Possui três níveis: diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional.

A diabetes que mais atinge as pessoas acontece quando o corpo não produz insulina suficiente ou não a utiliza de maneira eficaz. Sendo assim, deve ser controlada com dieta, exercícios, medicamentos e complementos, como chás.

Assim, é possível viver com diabetes e ter uma boa qualidade de vida. Você deve ter o apoio de um médico e seguir um tratamento adequado e personalizado para evitar complicações.

10 receita de cha verde com hibisco

Pinterest

Melhores opções de chás para diabetes

Para ajudar você, selecionamos as melhores opções de chás para diabetes, todas naturais e fáceis de preparar. 

Carqueja

A carqueja lidera a lista dos melhores chás para diabetes. Planta tipicamente brasileira, possui propriedades terapêuticas incríveis.

Segundo estudos comprovados cientificamente, a carqueja pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, é rica em flavonoides que possuem efeito antioxidante e reduzem a absorção de açúcar pelo sangue.

Uma erva muito popular, a carqueja ainda possui outros benefícios: ajuda na digestão, protege o fígado, é diurética e anti-inflamatória.

carqueja planta

Pinterest

o que e carqueja

Pinterest

carqueja

Pinterest

Pata-de-Vaca

Outra planta muito comum no Brasil é a pata-de-vaca. Trata-se de uma árvore que possui folhas em formato de uma pata de vaca, por isso o nome peculiar.

De modo geral, essa espécie é conhecida por ajudar a reduzir os níveis de glicose no sangue. Ela contém compostos, como flavonoides e taninos, que reduzem e melhoram a sensibilidade à insulina, além de auxiliar no controle do açúcar no sangue.

Com um sabor suave, a pata-de-vaca ainda tem ação hipoglicemiante, o que pode ajudar a reduzir a glicose no sangue ao longo do dia. Especialistas garantem ainda que as propriedades dessa erva estimulam a produção de insulina pelo pâncreas, o que é crucial para o metabolismo da glicose.

Para completar, essa erva é diurética, antioxidante, anti-inflamatória, além de melhorar a circulação do sangue. Ou seja, uma ótima opção para consumir frequentemente.

11 Cha de pata de vaca

Pinterest

Pinterest

pata de vaca

Pinterest

Canela

Além de ser um dos melhores temperos, a canela também é um ótimo chá para diabetes, principalmente o tipo 2.

De acordo com várias pesquisas, a canela pode auxiliar na regulação dos níveis de glicose no sangue. Assim, melhora a sensibilidade e diminui a resistência à insulina, por isso é indicada para pessoas com diabetes.

Pouca gente sabe, mas essa famosa especiaria possui outros benefícios: é rica em antioxidantes, tem ação antimicrobiana, melhora a função cerebral e ajuda até a aliviar dores musculares e articulares.

cha preto com canela

Pinterest

8 cha de canela para a saude

Pinterest

6 dicas e informacoes sobre cha de canela

Pinterest

Camomila

A camomila dispensa apresentações. Essa erva conhecidíssima possui diversas propriedades e também auxilia no controle da diabetes.

Além de ter um sabor suave e adocicado, o chá de camomila pode ser usado como complemento aos remédios e tratamento contra a doença.

Da mesma forma, é um dos melhores chás para acabar com a insônia, pois é calmante e relaxante. Também tem efeito anti-inflamatório, sedativo, antiséptico, antioxidante e cicatrizante. Uma opção que não pode ficar fora da sua despensa.

11 especie de planta medicinal Camomila Pixabay

Via: Pixabay

cha de camomila

Pinterest

camomila ideias

Pinterest

Ginseng

O chá de ginseng é muito popular no Oriente e tem um gosto forte. A parte da planta usada é a raiz, que se destaca por grandes propriedades medicinais.

Além do ginseng asiático há também o ginseng americano, ambos com ótima indicação para o controle da diabetes.

Segundo especialistas, essa planta pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, benéfico para pessoas com diabetes ou pré-diabetes.

Como complemento, também é um adaptógeno, ou seja, ajuda o corpo a se adaptar a estresses físicos, mentais e ambientais, promovendo o equilíbrio e a resistência do organismo.

E não para por aí! O ginseng é uma erva perfeita para dar energia e revigorar, estimular o sistema imunológico, melhorar a função cardiovascular, estimular o sistema nervoso central e até aumentar o libido e a fertilidade.

raiz ginseng

Pinterest

planta ginseng

Pinterest

ginseng

Adobe

Sálvia

Além de ser um ótimo tempero, a sálvia também pode ser usada como chá. Suas folhas possuem um aroma forte e um gosto bem característico.

Comum na culinária e com grandes propriedades medicinais, a sálvia contêm compostos bioativos com ótimas propriedades.

Em relação à diabetes, é indicada para regular a glicemia, deixando os níveis de açúcar em normalidade. Por isso, você pode tomar diariamente em complemento ao tratamento.

Outra grande função da sálvia é antioxidante: ajuda a combater os radicais livres, protegendo as células e reduzindo o estresse oxidativo no organismo.

Também é anti-inflamatória, estimula a digestão, alivia os sintomas da menstruação e da menopausa, é cicatrizante, relaxante muscular e ainda melhora a memória e a concentração.

salvia

Pinterest

o que e salvia

Pinterest

planta salvia

Pinterest

Chá Verde

Chá verde é uma erva tão sagrada que possui uma série de benefícios, como ajudar no tratamento contra a diabetes. Suas propriedades ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue.

As principais responsáveis são as catequinas, um tipo de polifenol presente no chá verde que melhora a sensibilidade à insulina e ajuda a controlar a glicemia.

Além disso, os antioxidantes presentes no chá verde reduzem o estresse oxidativo associado ao diabetes. Assim, ajudam a prevenir complicações a longo prazo, como danos aos nervos e aos vasos sanguíneos.

Um grande aliado contra o diabetes, o chá verde ainda ajuda a perder peso, reduzindo os níveis de gordura, o que é ótimo para pessoas que podem desenvolver a doença. Portanto, consuma cerca de três xícaras ao dia e evite tomar à noite, pois essa erva acelera e deixa o metabolismo mais agitado.

5 beneficios do cha verde para pele e cabelo

Pinterest

6 beneficios do cha verde

Pinterest

2 maleficios do cha verde

Pinterest

Quebra-Pedra

A quebra-pedra é uma erva considerada um verdadeiro remédio natural, essencial para tratar problemas hepáticos e renais. Além disso, pesquisas e estudos preliminares indicam que a erva pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

O chá de quebra-pedra é fundamental para proteger o fígado, importante para pessoas que descobiram ou estão desenvolvimento a doença.

Além disso, a planta possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos oxidativos e inflamação.

Para completar, quebra-pedra, que tem um cheiro e sabor fortes e característicos, é frequentemente indicada para problemas do trato urinário e renais em geral.

5 receita de cha de quebra pedra Today

Via: Today

6 receita de cha de quebra pedra com folha de abacate Pinterest

Pinterest

quebra pedra

Pinterest

Melão-de-São-Caetano

A planta conhecida como melão-de-São-Caetano também pode ser chamada de melão-amargo, melãozinho, ou erva-de-São-Caetano.

É uma erva típica da Índia e muito cultivada no Brasil. De acordo com especialistas, a planta é conhecida por suas propriedades antidiabéticas. Ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue, pois contém substâncias que imitam a ação da insulina, auxiliando no controle da glicemia.

Da mesma forma, é anti-inflamatória, aliviando inflamações no corpo, antioxidante, antiviral e antifúngica. Também protege o fígado e tem ação digestiva.

A parte da planta para fazer o chá é a folha. Além disso, o melão-de-São-Caetano possui um fruto amarelado que é amplamente utilizado na culinária.

melao de Sao Caetano

Pinterest

melao de Sao Caetano ideias

Pinterest

o que e melao de Sao Caetano

Pinterest

Moringa

Por fim, entre os chás para diabetes está a moringa. Essa planta de nome peculiar é originária da Índia e possui uma série de benefícios para a saúde.

Para se ter ideia, pesquisas sugerem que as propriedades da moringa regulam os níveis de açúcar no sangue. Além disso, também ajuda no emagrecimento.

Essa planta tem alto valor nutricional, é antioxidante e anti-inflamatória. Também melhora a saúde cardiovascular e estimula a digestão. Desintoxica o corpo e fortalece os ossos. Ou seja, uma erva essencial para fazer chás e consumir com frequência.

moringa erva

Pinterest

linda moringa

Pinterest

moringa

Pinterest

Como fazer chás para diabetes? – Dicas e receitas

Como fazer chás para diabetes? As receitas são simples e servem para todos os tipos de ervas. 

  1. Primeiro, ferva a água: cerca de 200 a 300 ml;
  2. Adicione a erva escolhida, em torno de uma colher de sopa;
  3. Deixe em infusão por cerca de cinco minutos;
  4. Coe e consuma quente, morno ou gelado.

De modo geral, a parte utilizada da planta pode ser a folha ou a raiz. Segundo especialistas, é indicado consumir duas a três xícaras/copos por dia.

Se a erva tiver propriedades energéticas, como o chá verde, evite tomar a noite, ainda mais se você sofre com insônia.

Importante: consuma o chá puro, sem adição de açúcar, mel ou outro ingrediente, para que a erva não perca as suas propriedades.

4 cha verde gelado com hortela The Midwest Kitchen Blog

Via: The Midwest Kitchen Blog

Vale destacar que os chás para diabetes não substituem o tratamento médico. Em todo caso, é essencial seguir a recomendação de um especialista, em relação aos remédios, dieta e demais orientações.

Por fim, algumas ervas não podem ser consumidos junto com alguns tipos de medicamentos, por grávidas, lactantes, pessoas com outras doenças e outros grupos. Sendo assim, é fundamental consultar um médico antes do consumo.


Enfim, gostou do conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe! Até mais!

Você pode gostar...