Chá de Alface – Benefícios, Contraindicações e Receitas!

Está pesquisando sobre o chá de alface? Então você está no lugar certo. Esta hortaliça folhosa é uma das mais consumidas no Brasil, sobretudo na composição de saladas. 

Além disso, o preparo do chá é bem simples, podendo inclusive ser ingerido com a inclusão de frutas e especiarias para deixá-lo ainda mais saboroso. 

chá de alface

Fonte – Pinterest

Trata-se de uma bebida bastante nutritiva, com vitaminas (A, C, E e K), fonte de minerais como ferro, zinco, potássio e magnésio. Ademais, o chá de alface também possui propriedades calmantes. 

Se você quer saber tudo sobre o chá de alface, quais os principais benefícios, para que serve e como ficar por dentro de algumas dicas? Acompanhe o restante do post e saiba mais! 

chá de alface

Fonte – Pinterest

Dúvidas frequentes – FAQ

O alface é uma hortaliça muito utilizada na composição de saladas no mundo todo. E por isso muitas pessoas têm dúvidas quando o assunto é a sua utilização na composição do chá. 

Abaixo, separamos alguns pontos importantes sobre o chá de alface e seus benefícios. Acompanhe! 

chá de alface

Fonte – Pinterest

Chá de alface dá sono?

Muitas pessoas querem saber se o chá de alface dá sono. De fato, a hortaliça quando usada em infusão ajuda pessoas a dormirem melhor por causa do efeito relaxante. 

A saber, atualmente o chá de alface é uma das opções de bebida natural para pessoas que sofrem com ansiedade e estresse. 

Fonte Pinterest 4 50

Fonte – Pinterest

Para se ter uma ideia, o talo do alface possui uma substância leitosa conhecida como lactucina. Nela são encontradas propriedades uem auxiliam no relaxamento, diminuindo a ansiedade e corroborando para uma noite de sono mais calma. 

Por isso, uma xícara de chá de alface antes de dormir, pode ser de grande valia para quem sofre com insônia. 

Fonte Pinterest 5 49

Fonte – Pinterest

Já para quem sofre com ansiedade, vale a pena consumir cerca de 3 xícaras por dia para ajudar na diminuição do nervosismo. 

No entanto, antes de começar a consumir o chá de alface, consulte um profissional gabaritado, para que ele indique a quantidade segura para o seu consumo no dia a dia.

Fonte Pinterest 6 48

Fonte – Pinterest

Pode dar chá de alface para bebê?

Muitas mamães e papais querem saber se os bebês podem tomar chá e com a bebida feita com alface não é diferente. 

No entanto, é preciso deixar claro que não é indicado o consumo de qualquer tipo de chá antes dos 6 meses e o único alimento que o bebê deve receber é o leite materno ou a fórmula indicada pela pediatra. 

Fonte Pinterest 7 45

Fonte – Pinterest

Além disso, mesmo após os seis meses, não dê o chá de alface para o bebê, pois os efeitos calmantes podem desencadear no organismo do pequeno uma sedação excessiva e prejudicar os sentidos, podendo inclusive causar náuseas e vômitos.

Por isso, não dê para a sua criança nenhum tipo de chá antes de conversar com o seu pediatra de confiança. 

Fonte Pinterest 8 38

Fonte – Pinterest

Chá de alface abaixa a pressão?

O chá de alface é um grande aliado para quem sofre com pressão alta, pois ele baixa a pressão, sendo uma ótima opção para quem deseja cuidar da saúde do coração. 

Para se ter uma ideia, ele auxilia na redução da pressão arterial, por ser uma planta rica em potássio, eliminando o excesso de sódio e líquidos retidos no organismo. 

chá de alface

Fonte – Pinterest

No entanto, é importante destacar que a bebida não deve substituir o medicamento da pressão. 

Por isso, antes de tomar o chá converse com seu médico para que ele indique a quantidade ideal para a sua dieta. 

Chá de alface é bom para o estômago?

Por se tratar de uma hortaliça alcalina o alface não irrita o estômago sendo uma opção de bebida para quem sofre com gastrite, por exemplo. Além disso, a ingestão da bebida pode ajudar no controle da acidez do órgão. 

Todavia, antes de consumir a bebida converse com o médico para saber se você pode consumi-la e quais as quantidades seguras.

Fonte Pinterest 13 12

Fonte – Pinterest

Existem contraindicações?

Assim como qualquer alimento, o chá de alface quando consumido em excesso pode trazer malefícios para a saúde. Por isso, busque o consumo consciente da bebida. 

Entretanto, segundo especialistas a bebida consumida em grandes quantidades pode corroborar para uma intoxicação alimentar, por conta das substâncias presentes no alface, inclusive podendo causar náuseas e vômitos. 

Além disso, a alta concentração de magnésio pode fazer mal para quem sofre por problemas na tireoide, quando o chá de alface é ingerido em excesso. 

Por isso, antes de incluir o chá de alface na sua dieta alimentar, converse com o seu médico para que ele indique uma quantidade segura para o consumo. 

chá de alface

Fonte – Pinterest

Para que serve? – Benefícios do chá de alface

O chá de alface é uma bebida que embora não seja tão comum em alguns lugares, possui alguns benefícios para a saúde. Abaixo selecionamos alguns deles. Acompanhe! 

  • Propriedades calmantes: o chá de alface é considerado por muitos um remédio natural relaxante auxiliando no controle da ansiedade. Por conta da presença de compostos de lactucina e lactupicrina, substâncias conhecidas por suas propriedades calmantes. 
  • Melhora do sono: devido às suas propriedades calmantes, o chá de alface ajuda muitas pessoas a dormirem melhor, corroborando para a melhora do sono, sobretudo quando a bebida é consumida antes de dormir. 
  • Alívio de dores leves: por conta das suas propriedades relaxantes, analgésicas e anti-inflamatórias leves, o chá de alface pode ajudar no combate a dores suaves. 
  • Digestão: o alface é uma hortaliça alcalina e por isso é uma grande aliada do sistema digestivo, ajudando no combate a indigestão e corroborando o trato gastrointestinal. 
  • Redução da pressão arterial: o extrato do alface possui um efeito hipotensivo, reduzindo a pressão arterial. Além disso, a bebida é rica em água e potássio, eliminando o excesso de sódio e líquidos. 
  • Rico em nutrientes: O chá de alface contém uma grande variedade de nutrientes, como as vitaminas A, C, E e K. Além de minerais como o ferro, cálcio e potássio. 
  • Hidratação: assim como outros tipos de chás, a infusão feita com alface é uma maneira para se manter hidratado, ajudando na saúde de maneira geral. 

 

chá de alface

Fonte – Pinterest

Como fazer chá de alface? – Dicas e receitas

Aprender como fazer chá de alface pode fazer a diferença no seu dia a dia. Por isso, abaixo selecionamos algumas dicas e receitas para você saborear esta deliciosa bebida. Acompanhe!

Chá de alface tradicional 

O chá de alface tradicional é uma bebida simples e de rápido preparo. Abaixo selecionamos a receita do site: Receitas Globo. Veja! 

Ingredientes 

  • 3 folhas de alface
  • 350 ml de água

Modo de preparo 

  1. Em uma panela, coloque a água e as folhas de alface picadas.
  2. Leve ao fogo médio até ferver e depois espere dois minutos.
  3. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e reserve por mais 10 minutos. Depois é só coar e beber.

Fonte: Receitas Globo 

Chá de alface com maçã 

Abaixo selecionamos uma receita de chá de alface com maçã. Acompanhe! 

Ingredientes 

  • 500 ml de água;
  • 2 folhas de alface;
  • 1 maçã 

Modo de preparo 

  1. Ferva a água;
  2. Adicione as folhas de alface;
  3. Corte a maçã com casca em alguns pedaços e acrescente na água;
  4. Deixe fervendo por 5 minutos;
  5. Desligue o fogo;
  6. Sirva morno.

Chá de alface com camomila 

Para quem deseja uma bebida ainda mais calmante e relaxante, vale utilizar a receita do chá de alface com camomila. Veja! 

Ingredientes 

  • 500ml de água;
  • 2 folhas de alface;
  • Camomila a granel

Modo de preparo 

  1. Ferva a água;
  2. Adicione as duas folhas de alface;
  3. Adicione uma colher de camomila a granel;
  4. Deixe fervendo por 10 minutos;
  5. Desligue o fogo;
  6. Coe;
  7. Sirva morno.

Chá de alface com erva cidreira

Uma combinação muito utilizada é o alface com erva cidreira para formar uma bebida única. Confira abaixo uma receita simples e rápida. 

Ingredientes 

  • 500ml de água;
  • 2 folhas de alface;
  • Erva cidreira a granel

Modo de preparo 

  1. Ferva a água;
  2. Adicione as duas folhas de alface;
  3. Adicione uma colher de erva cidreira a granel;
  4. Deixe fervendo por 10 minutos;
  5. Desligue o fogo;
  6. Coe;
  7. Sirva morno.

E então, gostou de conhecer dicas e receitas de chá de alface? Compartilhe com quem precisa saber disso e deixe um comentário!

Não deixe de ler também – Chá para Refluxo – 7 opções eficazes e receitas fáceis!

Você pode gostar...