Palmeira-imperial – Como cultivar, preço e inspirações lindas!

A palmeira-imperial é uma variação que se destaca pelo grande porte. Aliás, não é grande, é enorme, não é à toa que possui esse nome tão categórico.

Provavelmente você já viu muitos tipos de palmeira-imperial em diferentes cenários: praias, entradas de chácaras e fazendas, em parques e até em residências.

Por isso, é bacana conhecer melhor suas características, como cultivar, onde comprar + diversas fotos incríveis e inspiradoras. Saiba tudo sobre essa espécie neste guia completo e surpreenda-se.

paisagem com palmeira imperial

Tudo sobre palmeira-imperial em um guia completo!

Características da palmeira-imperial

A palmeira-imperial, chamada também de palmeira-real, é originária das Antilhas e considerada a mais alta do mundo. Chama atenção pelo porte robusto, atingindo até 40 metros de altura quando adulta. Já as folhas chegam a 5 metros, tornando a árvore ainda mais imponente.

Comum em regiões tropicais, esse tipo de palmeira chegou ao Brasil no período colonial, na qual o primeiro exemplar foi plantado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Por isso, tornou-se um dos símbolos do local e de vários parques, além de se destacar em entradas de fazendas e no litoral.

palmeira real

Características gerais

Nome científico: Roystonea Oleracea

Família: Arecaceae

Origem: Américas

Altura: de 18 a 40 metros

Clima: Tropical, mediterrâneo, subtropical

Ciclo de vida: Perene

Tronco cinza claro, liso e cilíndrico

Folhas pinadas que atingem de 3 a 5 metros

Floresce na primavera e gera frutos no verão

palmeira imperial

Como cuidar e cultivar a planta?

A palmeira-imperial deve ser cultivada em solo fértil rico em matéria orgânica. É uma planta que gosta bastante de adubação, que precisa ser própria para palmeiras. Além do adubo natural, é indicada a versão NPK fórmula 10-10-10.

Quanto a irrigação, a muda da palmeira gosta bastante de água, por isso vale regar com frequência. Já o local de plantio pode ser sob sol pleno, pois a planta aprecia o calor e a umidade e não tolera o frio. Também resiste aos ventos fortes típicos de regiões litorâneas.

A multiplicação da palmeira-imperial é por sementes, que germinam facilmente em substrato arenoso. O processo de germinação dura cerca de 70 dias.

palmeira real altura

Como possui um porte majestoso, como definem os especialistas, a palmeira-imperial é uma espécie perfeita para valorizar o paisagismo de avenidas, chácaras, fachadas e parques em geral.

A principal indicação é cultivá-la em duplas ou grupos, pois de modo solo ou em jardins pequenos fica um pouco desproporcional. Sendo assim, é interessante valorizar a palmeira-real no cenário, considerando toda a sua altura e seu crescimento.

Vale destacar também que as folhas podem soltar, assim como os frutos, principalmente no período do verão. Logo, é preciso se atentar à limpeza da área, sobretudo se for gramada.

Onde comprar? #preço

Felizmente, você encontra mudas de palmeira-imperial em lojas de paisagismo e jardinagem, no ponto certo para o plantio. O preço varia bastante conforme a região. Uma muda custa cerca de 50/60 reais. Já um pacote com três sementes tem valor médio de 5 reais.

Você pode pesquisar e realizar orçamentos em lojas físicas e online. Algumas opções: Palmeiras do Vale, Mercado Livre, Sítio da Mata, Vivo Plantas.

palmeira imperial na praia

Fotos e inspirações de palmeira-imperial

A palmeira-imperial se destaca em diversos projetos de paisagismo, por isso pensar em um conceito para realizar o plantio dessa espécie, principalmente em grupos. Para isso, vale contar também com o auxílio de um especialista.

Em entradas de chácaras, caminhos de fazendas e parques, a palmeira ajuda a valorizar a fachada. Trata-se de um estilo comum no período colonial e que perdura até hoje, criando uma linda área sombreada.

Hoje em dia, essa tendência também é utilizada em condomínios e áreas urbanas planejadas. Em muitos casos, o tronco da palmeira é pintado de branco para demarcar o local e deixá-la mais charmosa.

área com Palmeira imperial

caminho com Palmeira imperial

Muitos parques brasileiros também seguem esse estilo, conforme mostram as imagens. As palmeiras ficam perfeitas quando estruturadas em fileiras.

caminhos com Palmeira imperial

estrada com Palmeira imperial

Não precisa de um grande espaço para o plantio de uma palmeira para outra. São espécies que se desenvolvem plenamente juntas, por isso você deve comprar mudas da mesma altura para que cresçam de modo regular.

fachada com Palmeira imperial

fachadas com Palmeira imperial

Uma ideia bacana é ornamentar o tronco da palmeira com outras plantas, de acordo com a imagem acima. Assim, é possível valorizar ainda mais o paisagismo do seu jardim.

fotos de Palmeira imperial

medidas da Palmeira imperial

paisagem com Palmeira imperial

As palmeiras-imperiais ficam perfeitas em áreas gramadas, por isso se adaptam a entradas de chácaras e na ornamentação de parques. Em grandes locais, é indicado complementar com luminárias para manter uma boa iluminação durante a noite.

Palmeira imperial cuidados

Palmeira imperial em calçadas

Palmeira imperial em entradas

Na época da primavera e do verão, as palmeiras ficam floridas e dão frutos, um charme a mais à espécie que adora o clima quente.

Palmeira imperial em fazenda

Palmeira imperial em fazendas

Palmeira imperial em parque

Quando adultas, as palmeiras se destacam e impressionam pelo porte majestoso.

Palmeira imperial estrada

Em áreas litorâneas, é possível ver palmeiras-imperiais próximas à praia e na beira de estradas. De fato, elas modificam totalmente a paisagem, sobretudo quando adultas, rendendo lindas fotos ao pôr-do-sol.

fachada projetada com Palmeira imperial

foto com Palmeira imperial 1

mudas de Palmeira imperial

Palmeira imperial como plantar

Palmeira imperial em praia

Muitos países caribenhos possuem palmeiras em meio à paisagem urbana, na entrada de condomínios, em hotéis ou à beira da praia.

Palmeira imperial em rodovias

Palmeira imperial em ruas

Palmeira imperial enorme

Palmeira imperial grande

Palmeira Imperial ideias

Palmeira imperial mudas

Também é comum encontrar a palmeira-real em áreas urbanas, na fachada de casas na zona rural ou na ornamentação do jardim de residências. Em ambos casos, a espécie pode ser combinada com outros tipos de palmeiras e demais espécies.

fachada linda com Palmeira imperial

foto de Palmeira imperial 1

Palmeira imperial adulta como é

Palmeira imperial adulta

Embora o tronco seja fino, é muito resistente, sobretudo ao sol e aos ventos fortes.

Palmeira imperial como cuidar

Palmeira imperial cuidados gerais

Outra ideia bacana é cultivar a palmeira-real à beira de lagos, para criar um espaço relaxante e com muita sombra, conforme mostram as imagens.

Palmeira imperial das antilhas

Palmeira imperial e real

Essa espécie é perfeita para atrair pássaros e outros animais assim que começa a dar frutos.

Palmeira imperial em area urbana

Palmeira imperial em chacara

Palmeira imperial em fazendas antigas

Palmeira imperial em fazendas 1

Palmeira imperial em jardim

Em áreas de piscinas, as palmeiras ajudam a criar um ambiente fresco e perfeito para relaxar durante os dias mais quentes.

Palmeira imperial na beira da piscina

Palmeira imperial na entrada da fazenda

Palmeira imperial unica

Quando atinge uma certa altura, a palmeira-imperial não exige maiores cuidados. Você só se precisa atentar à limpeza da área assim que começam a cair as folhas e os frutos.

terreno com Palmeira imperial


De fato, cultivar palmeira-imperial não é tão complexo quanto parece. Inspire-se com as dicas do post e crie um lindo conceito de paisagismo em seu jardim, na fachada de sua casa ou estabelecimento. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, boa sorte e até mais.

Você pode gostar...